Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2019

Fátima: “Sois mensageiros de Deus”

O Card. Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, presidiu a peregrinação internacional dedicada aos migrantes e refugiados no início da semana, no Santuário de Fátima . Domingos Pinto – Lisboa
O prefeito da Congregação para os Bispos presidiu este ano à peregrinação internacional aniversária de agosto ao santuário de Fátima, inserida na 47.ª Semana Nacional das Migrações sob o tema ‘‘Não são apenas migrantes”. Na sua homilia do dia 13, de encerramento desta peregrinação, o prelado canadiano disse que “a mensagem de Fátima permanece mais atual do que nunca, porque nuvens carregadas pairam sobre o planeta e nós não sabemos o que nos reserva o amanhã”. “Ainda que o Santo Padre venha multiplicando as iniciativas e assumindo a defesa dos mais vulneráveis na causa da paz, nomeadamente através da promoção de uma ecologia humana integral, muitos são os líderes políticos que se fecham cada vez mais ao diálogo, à compaixão e à paz”, alertou D. Marc Ouellet. O cardeal canadiano exp…

A poesia que conversa com a vida e com o testemunho

Conhecido por sua prosa e suas memórias sobre o Holocausto, o escritor Primo Levi confronta a catástrofe e a o horror em poemas reunidos na coletânea 'Mil sóis'. Primo Levi, sobrevivente do horror nazista, tem antologia bilíngue de poemas lançada no Brasil. (Leemage/AFP)
Por Jacques Fux*
Em 7 de junho de 1961, ao prestar o seu testemunho durante o julgamento de Eichmann, o escritor Ka. Tzetnik – Yehiel Dinur, sobrevivente de Auschwitz, protagonizou uma cena-chave nesse penoso processo. Visivelmente transtornado ao relembrar o que chamou das “crônicas de outro planeta”, Dinur desmaiou e teve que ser carregado para fora do tribunal. Anos mais tarde, em entrevista concedida ao programa 60 minutos, o escritor argumentou que o mais pavoroso durante seu testemunho foi compreender que ele próprio (ou todo ser humano) teria sido capaz de fazer o que os nazistas – na figura do temível e banal Eichmann – empreenderam: “Eu fiquei com medo de mim mesmo... Eu vi que era capaz de fazer isso.…