Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 1, 2016

Site e aplicativo permitem conferir local de votação

Não tem certeza de onde vai votar nas Eleições Municipais 2016 no domingo, 2? A Justiça Eleitoral disponibiliza opções online —inclusive, para smartphones — para essa checagem. As opções também permitem consultar a validade do título de eleitor. O site do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE/CE) permite consultar o local de votação, bastando digitar o nome do eleitor, data de nascimento e nome da mãe ou o número do título de eleitor. O site ainda gera a zona e a seção em que o eleitor vota. Para smartphones, a Justiça Eleitoral disponibiliza o aplicativo Onde votar ou justificar, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Também é possível checar zona e a seção de votação. Já quem prefere opções offlines tem a opção de ligar para o Disque Eleitor, através do número 148. O preço é de uma ligação para telefone local. "O TRE/CE contratou 72 operadores de telemarketing, que atenderão às ligações até 2 de outubro (data da eleição no 1º turno) das 7 às 19 horas. O ser…

Universidade promove curso básico em cervejas na Capital

Para quem gosta de tomar uma boa cerveja, fique atento a essa dica. O curso de Engenharia de Alimento da Universidade Federal do Ceará (UFC) está promovendo um curso básico em cervejas junto com a Escola Cervejeira. Lá, o apreciador da bebida alcoólica vai poder aprender a diferenciar os tipos de cervejas, como degustá-la, conhecer a matéria-prima entre outros assuntos.
A formação vai ser ministrada por um sommelier de cervejas, Urllan Brito, e está aberto para todo tipo de público. O único pré-requisito é gostar de cerveja. As aulas irão ocorrer no Departamento de Engenharia de Alimentos nos dias 17 a 21 de outubro de 18h às 22h. No fim do curso, o participante vai receber um certificado de 20h.
Quem tiver interessado em conhecer os detalhes dessa bebida tão apreciada, basta realizar sua inscrição no Departamento de Engenharia de Alimentos de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Para validar a inscrição, o interessado deve pagar uma taxa de 80 reais. As vagas são limitadas.
Curso Bási…

Pegada gigante de dinossauro é descoberta

Uma pegada de dinossauro de mais de um metro de extensão, uma das maiores já registradas, foi descoberta no Deserto de Gobi por uma equipe de pesquisadores mongóis e japoneses, revelou a Universidade de Ciências de Okayama. A pegada, deixada por um titanossauro, mede 106 cm de extensão e 77 cm de largura e foi descoberta em agosto, em uma camada geológica formada entre 70 e 90 milhões de anos. O titanossauro é um dinossauro de pescoço longo, que pode ter medido mais de 30 metros de comprimento e 20 metros de altura, segundo os pesquisadores. A pegada deixada pelo animal no barro foi moldada naturalmente quando de encheu de areia. "É uma descoberta muito rara, uma pegada fossilizada e bem conservada, que mede um metro de extensão e tem as marcas das garras", assinala o comunicado da Universidade de Okayama, que trabalha em conjunto com a Academia de Ciências da Mongólia.
AFP

Qualidade de 'melhor amigo do homem' dos cães pode ser genética

Se você pensa que os cães são atraídos por sua personalidade, então, pense outra vez. Tal afinidade pode ser genética, de acordo com um estudo divulgado nessa quinta-feira (29), que aponta genes ligados a amizade interespécies. Fornecer comida e brincar de pegar a bolinha, é claro, ajudam a criar laços fortes. Mas experimentos envolvendo centenas de cães, e uma análise abrangente de seus genomas, revelaram algumas variantes genéticas claramente ligadas ao fato de os caninos serem amigáveis com os seres humanos. Resulta que esses genes são os mesmos que ajudam a regular a sociabilidade na nossa espécie e estão implicados em problemas neurológicos como autismo, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). "Nossas descobertas sugerem que pode haver uma base genética subjacente comum para o comportamento social em cães e humanos", disse à AFP o autor sênior do estudo Pers Jensen, professor de Etologia na Universidade de Linkoping, na Suécia. Os primeiros cães d…

Religiosos criam rede contra o tráfico de pessoas

Cidade do México – A rede Talitha Kum (Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas) ganhou mais um parceiro na luta contra o tráfico de pessoas. Neste mês de setembro, a Conferência dos Religiosos do México criou a “Red Rahamim”, que em hebraico significa “Entranhas da Misericórdia”. O México é um país de origem, trânsito e destino de vítimas do tráfico, sendo a ponte entre a América Latina e os Estados Unidos. “Diante da arrogância da violência, as religiosas responderam com a força generativa do bem, da misericórdia, que celebramos de modo especial neste Ano jubilar. O nome da rede ‘entranhas da misericórdia’ é uma resposta concreta e corajosa à violência criminal e à insegurança provocada por toda forma de violação dos direitos humanos, que estão certamente entre as principais causas do tráfico de pessoas no México.” A rede nasceu depois de um curso de formação para religiosos, realizado de 18 a 24 de setembro. Este foi coordenado, entre outros, pela Ir. Eurid…