Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 7, 2020

Podcast: Coragem, não tenhais medo!

Por Pe. Geovane Saraiva

SP também prepara sua candidatura para Capital Mundial do Livro 2022

Inscrições para o reconhecimento concedido pela Unesco vão até 14/08 São Paulo | © Pixabay / Wiki Commons Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) adiou o prazo de inscrições para a Capital Mundial do Livro. As cidades interessadas têm agora até a próxima sexta-feira (14) para realizar suas inscrições. Na edição da última quinta (06), noticiamos que Guadalajaraoficializou sua intenção de ser a capital escolhida para o ano de 2022, no entanto, São Paulo também estará na disputa. Desde março um comitê prepara a candidatura da cidade para o reconhecimento concedido pela Unesco. Dentre os argumentos apresentados pelo comitê estão o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB); o fato de São Paulo ser membro das redes Cidades de Aprendizagem - (Learning Cities) e da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE); e a atuação do município na promoção da educação, leitura e aprendizag…

Vereadora gaúcha quer que instituto de leitura seja declarado de utilidade pública

Vereadora Denise Pessoa, de Caxias do Sul, apresentou projeto de lei que visa declarar o Instituto de Leitura Quindim como de utilidade pública Instituto de Leitura Quindim | © Pati Produções Criado no final de 2018, por Volnei Canônica e Roger Mello, o Instituto de Leitura Quindim nasceu de um desejo idealista de formatar um espaço onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à Literatura Infantil, Juvenil e a conteúdos teóricos de qualidade. Todos os meses o espaço realiza cursos, palestras, oficinas e intensa programação que envolve diversos profissionais da área.  Por conta desse trabalho social, a vereadora Denise Pessoa, de Caxias do Sul (RS), protocolou no final de junho um projeto de lei que visa declarar de utilidade pública o Instituto de Leitura Quindim. “Um lugar para pensar o ‘ecossistema do leitor’, tendo o leitor, em especial o público infantil e juvenil, como núcleo central desse processo que ajuda a humanizar o dia a dia e a história de diferentes populações”,…

União familiar

A Sagrada Família representa um exemplo para nós, mediante os sentimentos da fé, da humildade, da esperança, enfim, da solidariedade humana. É difícil viver fora do ambiente familiar. Na medida em que tenhamos uma família bem constituída, com certeza, as dificuldades e os problemas da vida cotidiana serão ultrapassados com mais facilidade e menos sofrimento. Dentro desta linha de pensamento, é básico reconhecermos a importância dos valores espirituais sobre os materiais. Aqueles são duradouros e nos conduzirão, sem dúvida, à vida eterna. Estes são efêmeros e, nem sempre, nos proporcionam, apesar do conforto, a alegria permanente. Os bons pais sabem a oportunidade de aconselhar, perdoar, compreender, a importância da paciência e da sinceridade, os momentos de repreensão- sem denegrir a imagem dos filhos -, a prudência nos julgamentos, bem como a liberdade com responsabilidade. Os ensinamentos e os exemplos paternos são fundamentais para uma educação saudável. A união familiar é import…