Pular para o conteúdo principal

Livro «Colocar-se em jogo. Pensamentos sobre o desporto» do Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 29 ago 2020 (Ecclesia) – O livro ‘Colocar-se em jogo’, publicado pela ‘Libreria Editrice Vaticana’, com reflexões do Papa Francisco, de discursos a atletas, vai ser apresentado às 11h30 (menos uma hora em Lisboa), de 7 de setembro, no estádio ‘Nando Martellini’, em Roma.
O sítio online ‘Vatican News’ que a nova publicação reúne pensamentos do Papa Francisco dos seus discursos “mais significativos” a atletas e as citações selecionadas por Lucio Coco “são a base para um treino espiritual e uma verdadeira bússola para todos os que querem se orientar na busca das motivações mais autênticas de sua própria paixão”.
O prefácio de ‘Colocar-se em jogo. Pensamentos sobre o desporto’ é da autoria do futebolista italiano Francesco Totti, que jogou no A.S. Roma e na seleção italiana, da campeã de maratona queniana Tegla Loroupe, responsável pela equipa de refugiados do Comité Olímpico Internacional, e o campeão paraolímpico italiano Alex Zanardi, que enviou antes do seu grave acidente a 19 de junho.
Na apresentação do novo livro , com os atletas, vão estar o presidente do Comité Olímpico Nacional Italiano, Giovanni Malagò, o presidente do Comité Paraolímpico Italiano, Luca Pancalli, e o subsecretário do Conselho Pontifício da Cultura, monsenhor Melchor Sánchez de Toca, que foi o chefe da delegação da Santa Sé aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul, em 2018, que se realizaram na Coreia do Sul, entre outros protagonistas do desporto.
O encontro que vai ser moderado pelo vice-diretor editorial do Dicastério para a Comunicação, Alessandro Gisotti, começa às 11h30 (menos uma hora em Lisboa) de 7 de setembro, às 11h30, no estádio ‘Nando Martellini’, em Roma, entre a das Termas de Caracalla e a da sede da FAO, informa o ‘Vatican News’.
O Vaticano publicou o documento inédito ‘Dar o melhor de si’ sobre o desporto, numa reflexão que alerta para questões como a corrupção, doping, apostas e a falta de respeito pelos limites físicos dos atletas, no dia 1 de junho de 2018.
Da responsabilidade do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé), ao longo de cinco capítulos abordam-se a evolução do desporto na história, a relação da Igreja Católica com esta realidade ou uma análise “antropológica” do fenómeno.
CB

Comentários