Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 26, 2018

Ideal democrático

Gonzaga Mota*
Ética e governabilidade devem caminhar juntas, buscando uma sociedade politicamente aberta, soberana, de economia forte e socialmente justa. Estas questões estão também associadas ao fenômeno da globalização, que é importante, porém sem explorados e exploradores, sem discriminação, vinculada a um debate amplo sobre tecnologia, pobreza, crescimento, meio ambiente e políticas sociais. A globalização deve ser observada não apenas do ponto de vista econômico, mas também político e cultural. Por sua vez, a política é mutável ou dinâmica, já a moral é permanente. O importante é compatibilizar a política e a moral dentro de bases éticas que respeitem a liberdade, a democracia, a estrutura legal e a justiça social. Ademais, ressalte-se, alcançaremos a verdadeira governabilidade mediante o atendimento das reais necessidades e carências do povo e não fazendo concessões e acordos que possam prejudicá-lo. A rigor, é difícil imaginar soluções para os problemas de uma sociedade. Enqua…

No aniversário de 72 anos de Belchior, lembramos sua relação com o Ceará

No aniversário de 72 anos de Belchior, lembramos sua relação com o Ceará, onde sempre aproveitava as passagens para desenvolver projetos e cultivar parcerias artísticas Um ano e meio após a morte do bardo cearense, outro aniversário sem sua presença ainda mexe com a memória coletiva - em especial sobre o fim "inusitado" de sua vida e carreira. Antônio Carlos Belchior nasceu em Sobral (CE), no dia 26 de outubro de 1946. Um dos ícones da geração do Pessoal do Ceará (ao lado de Fagner, Ednardo, Fausto Nilo, Amelinha e outros nomes), o sobralense faleceu após um longo período de reclusão, sem agenda regular de projetos ou contato com a família. Dentre as últimas passagens de Belchior pelo Ceará, o produtor e parceiro artístico Antonio Severiano Batista, o "Tota", recorda que o compositor se movimentava pelo Estado natal, realizando shows programados e improvisados; além de garimpar obras artísticas por onde estivesse. Autor do clássico álbum da MPB, "Alucinação&q…

Comemoração do dia nacional do livro será nesta sexta, dia 26

Dia Nacional do Livro foi criado para ressaltar a importância da leitura no Brasil e desse objeto que é instrumento de comunicação, ensino, e conhecimento, além de ter papel fundamental na difusão da literatura. A programação da Biblioteca Pública do Ceará Espaço Estação terá início com um bate-papo sobre o “Cordel no Ceará”, com Otávio Menezes, cordelista e xilógrafo cearense, também diretor do Arquivo Público Intermediário do Ceará. Na sequência, acontecem declamações de cordéis feitas pelas cordelistas Mariana de Lima e Ivonete Morais e pelo cordelista Cícero Modesto. Em parceria com o Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência – CEPID a Biblioteca Pública do Ceará Espaço Estação, através do seu setor Braille, transcreverá os cordéis declamados para o Braille. Todo o evento também contará com um interprete de libras, em uma parceria com a Central de Interpretação de Libras do Ceará – CIL. Serviço Dia Nacional do Livro na Biblioteca Pública do Ceará Espaço …

Fortaleza recebe programação gratuita para celebrar o Dia Mundial da Filosofia

Palestras e apresentações artísticas fazem parte da programação que pretende discutir a filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas. Foto: Divulgação / Evento Fortaleza é uma das cidades que recebe a programação em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia. Promovido pela Unesco e a Organização internacional Nova Acrópole, o evento acontece em 50 países com o objetivo de debater questões que permeiam a sociedade e valorização da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas. Em Fortaleza, a comemoração tem início no dia 25 de outubro com a palestra da professora e escritora Lúcia Helena Galvão. Em seu canal no youtube, Lúcia tem mais de 200 palestras de sucesso com mais de 15 milhões de visualizações. Para os fortalezenses ela discutirá “O que precisamos saber sobre a Felicidade?”. A programação ainda incluirá apresentação da peça “Quantos anos tenho”, da atriz Juliana Limeira e a apresentação de ballet “Liber…

Enem: para se proteger de fake news, aluno deve usar fontes oficiais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (25) uma série de informações para que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se protejam de notícias falsas, as fake news. O Enem será aplicado a 5,5 milhões de candidatos em todo o país nos dias 4 e 11 de novembro. O Inep orienta os participantes a buscar informações apenas nos canais do Inep ou do Ministério da Educação (MEC), únicas fontes oficiais de informação sobre o Enem. A autarquia ressalta ainda que todo o conteúdo oficial do Enem é identificado com os logotipos do Inep e/ou MEC. E-mails cadastrados pelos participantes durante a inscrição e o número de celular são usados apenas para enviar mensagens de caráter urgente ou de alerta por mensagem eletrônica ou SMS. O Inep é sempre identificado como remetente. Confira as fontes de informação oficiais sobre o Enem: Site do Enem: O enem.inep.gov.br é um site inteiramente dedicado ao exame. Tudo o que o participante pre…