Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 22, 2018

Poeta cuiabano é convidado de Festival de Literatura organizado pela Sorbonne em Paris

O poeta cuiabano Matheus Guménin Barreto participa, no próximo mês de março, de um festival de literatura que acontece em Paris, França, o ‘Printemps Littéraire Brésilien’ (Primavera Literária Brasileira). O autor foi convidado para o evento, que é organizado pela Universidade Sorbonne e será levado, ainda, à Bélgica, à Alemanha, a Luxemburgo e aos Estudos Unidos.

Matheus mora atualmente em São Paulo, onde cursa pós-graduação em tradução do alemão na USP. Ele já publicou o livro de poemas A máquina de carregar nadas (Editora 7Letras) em alguns estados brasileiros, e o lançamento em Cuiabá aconteceu no espaço cultural Metade Cheio onde o livro ainda pode ser adquirido pelo público cuiabano.

O Printemps Littéraire Brésilien começa no dia 14 de março, quarta-feira, e tem por objetivo levar às universidades europeias autores brasileiros considerados representativos da literatura contemporânea. Nele, haverá debates, mesas de conversa, lançamentos, oficinas e leituras públicas.

O evento, organ…

Pantera Negra: força e tradição da música black na sétima arte

por Antonio Laudenir - Repórter A bem sucedida trajetória de "Pantera Negra" nos cinemas do mundo reúne uma série de fatores decisivos. Além de se projetar como uma peça cinematográfica dotada de subtexto político, o filme guiado pelo norte-americano Ryan Coogler tem conquistado outro relevante espaço midiático. A trilha sonora que reveste a ascensão do príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) ao trono de Wakanda assumiu a dianteira nas paradas de sucesso da indústria musical. Todo o valor simbólico atribuído a "Pantera Negra" revela a força de um super-herói africano, ancorado por um elenco de maioria negra e com uma história que celebra a visão de um reino altamente avançado, autossuficiente e livre do colonialismo. "Black Panther: The Album - Music From And Inspired By" investe nesse mesmo espírito crítico e expande a relevância do longa-metragem na atual cultura pop. Depois de quatro álbuns de estúdio e muitos outros lançamentos, Kendrick Lamar cruza …

Indígena e aluno de escola pública, faxineiro é aprovado com a filha para cursar Engenharia na UFC

Após 34 anos fora da sala de aula, o então desempregado João Monte Rodrigues decidiu voltar a estudar. Ele então concluiu o ensino médio junto da filha, Ester Ferreira Rodrigues, de 17 anos, e juntos foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudarem na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele no curso de Engenharia de Petróleo e ela, Engenharia Ambiental. Pai e filha foram alunos de escolas públicas, em Caucaia (Foto: Arquivo pessoal) A família vive em comunidade indígena dos Tapeba, no bairro Capuan, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Hoje, aos 52 anos, o serviços gerais de uma repartição pública comemora a aprovação da universidade e projeta a carreira de engenheiro. “Eu nem pensava em faculdade. Sempre tive o desejo, mas era quase impossível. Queria o ensino médio para entrar no mercado de trabalho, porque é o que as empresas pedem”, lembra João. Na infância, ele diz que as oportunidades foram limitadas, pelo que oferecia a rede pública de ensino …

Documentário sobre 'impeachment' de Dilma no Festival de Cinema de Berlim

Longa de Maria Augusta mostra como a equipe que defendeu Dilma preparou sua estratégia e lutou até o final, apesar de que a destituição, apoiada pela oposição, seria inevitável. "Faço filmes para entender a realidade" e "o que estava acontecendo no Brasil me preocupava muito", afirmou Maria Augusta (Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Em abril de 2016, a cineasta Maria Augusta Ramos decidiu filmar por duas semanas os momentos de turbulência política vivida pela então presidente Dilma Rousseff. Não imaginava que acabaria fazendo um documentário exclusivo sobre o 'impeachment' de Dilma, tal como viveu sua defesa.
"O processo" foi apresentado nesta quarta-feira no Festival de Cinema de Berlim, no mesmo lugar onde, no ano passado, vários cineastas brasileiros alertaram para a ameaça que representava para a cultura o governo conservador de Michel Temer, que, como vice de Dilma, assumiu a presidência após sua destituição.
Cerca de 300 personalidades da sé…

Exposição inédita sobre o fotojornalista cearense Luciano Carneiro abre hoje em Fortaleza

Notabilizado como uma das mais expressivas produções fotojornalíticas do Brasil, o trabalho do cearense Luciano Carneiro vem a Fortaleza numa exposição inédita sob curadoria de Sergio Burgi, com abertura prevista para 22 de fevereiro, no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A parceria entre o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Instituto Moreira Salles (IMS) permitiu que a mostra, intitulada "Luciano Carneiro: o olho e o mundo", chegasse a Capital com acervo de aproximadamente 300 fotografias registradas entre o fim da década de 1940 e ao longo da década de 1950, período em que o fotojornalista trabalhou na revista O Cruzeiro. A mostra pretende difundir a visão de um talento ainda pouco conhecido da história da fotografia brasileira e permite a exibição de um recorte do início do moderno fotojornalismo no País. A visitação será aberta ao público e se estende até 13 de maio.  Trajetória Luciano Carneiro foi um dos jornalistas mais atuantes de se…