Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 22, 2018

Poeta cuiabano é convidado de Festival de Literatura organizado pela Sorbonne em Paris

Imagem
O poeta cuiabano Matheus Guménin Barreto participa, no próximo mês de março, de um festival de literatura que acontece em Paris, França, o ‘Printemps Littéraire Brésilien’ (Primavera Literária Brasileira). O autor foi convidado para o evento, que é organizado pela Universidade Sorbonne e será levado, ainda, à Bélgica, à Alemanha, a Luxemburgo e aos Estudos Unidos.

Matheus mora atualmente em São Paulo, onde cursa pós-graduação em tradução do alemão na USP. Ele já publicou o livro de poemas A máquina de carregar nadas (Editora 7Letras) em alguns estados brasileiros, e o lançamento em Cuiabá aconteceu no espaço cultural Metade Cheio onde o livro ainda pode ser adquirido pelo público cuiabano.

O Printemps Littéraire Brésilien começa no dia 14 de março, quarta-feira, e tem por objetivo levar às universidades europeias autores brasileiros considerados representativos da literatura contemporânea. Nele, haverá debates, mesas de conversa, lançamentos, oficinas e leituras públicas.

O evento, organ…

Pantera Negra: força e tradição da música black na sétima arte

Imagem
por Antonio Laudenir - Repórter A bem sucedida trajetória de "Pantera Negra" nos cinemas do mundo reúne uma série de fatores decisivos. Além de se projetar como uma peça cinematográfica dotada de subtexto político, o filme guiado pelo norte-americano Ryan Coogler tem conquistado outro relevante espaço midiático. A trilha sonora que reveste a ascensão do príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) ao trono de Wakanda assumiu a dianteira nas paradas de sucesso da indústria musical. Todo o valor simbólico atribuído a "Pantera Negra" revela a força de um super-herói africano, ancorado por um elenco de maioria negra e com uma história que celebra a visão de um reino altamente avançado, autossuficiente e livre do colonialismo. "Black Panther: The Album - Music From And Inspired By" investe nesse mesmo espírito crítico e expande a relevância do longa-metragem na atual cultura pop. Depois de quatro álbuns de estúdio e muitos outros lançamentos, Kendrick Lamar cruza …

Indígena e aluno de escola pública, faxineiro é aprovado com a filha para cursar Engenharia na UFC

Imagem
Após 34 anos fora da sala de aula, o então desempregado João Monte Rodrigues decidiu voltar a estudar. Ele então concluiu o ensino médio junto da filha, Ester Ferreira Rodrigues, de 17 anos, e juntos foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudarem na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele no curso de Engenharia de Petróleo e ela, Engenharia Ambiental. Pai e filha foram alunos de escolas públicas, em Caucaia (Foto: Arquivo pessoal) A família vive em comunidade indígena dos Tapeba, no bairro Capuan, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Hoje, aos 52 anos, o serviços gerais de uma repartição pública comemora a aprovação da universidade e projeta a carreira de engenheiro. “Eu nem pensava em faculdade. Sempre tive o desejo, mas era quase impossível. Queria o ensino médio para entrar no mercado de trabalho, porque é o que as empresas pedem”, lembra João. Na infância, ele diz que as oportunidades foram limitadas, pelo que oferecia a rede pública de ensino …

Documentário sobre 'impeachment' de Dilma no Festival de Cinema de Berlim

Imagem
Longa de Maria Augusta mostra como a equipe que defendeu Dilma preparou sua estratégia e lutou até o final, apesar de que a destituição, apoiada pela oposição, seria inevitável. "Faço filmes para entender a realidade" e "o que estava acontecendo no Brasil me preocupava muito", afirmou Maria Augusta (Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Em abril de 2016, a cineasta Maria Augusta Ramos decidiu filmar por duas semanas os momentos de turbulência política vivida pela então presidente Dilma Rousseff. Não imaginava que acabaria fazendo um documentário exclusivo sobre o 'impeachment' de Dilma, tal como viveu sua defesa.
"O processo" foi apresentado nesta quarta-feira no Festival de Cinema de Berlim, no mesmo lugar onde, no ano passado, vários cineastas brasileiros alertaram para a ameaça que representava para a cultura o governo conservador de Michel Temer, que, como vice de Dilma, assumiu a presidência após sua destituição.
Cerca de 300 personalidades da sé…

Exposição inédita sobre o fotojornalista cearense Luciano Carneiro abre hoje em Fortaleza

Imagem
Notabilizado como uma das mais expressivas produções fotojornalíticas do Brasil, o trabalho do cearense Luciano Carneiro vem a Fortaleza numa exposição inédita sob curadoria de Sergio Burgi, com abertura prevista para 22 de fevereiro, no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A parceria entre o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Instituto Moreira Salles (IMS) permitiu que a mostra, intitulada "Luciano Carneiro: o olho e o mundo", chegasse a Capital com acervo de aproximadamente 300 fotografias registradas entre o fim da década de 1940 e ao longo da década de 1950, período em que o fotojornalista trabalhou na revista O Cruzeiro. A mostra pretende difundir a visão de um talento ainda pouco conhecido da história da fotografia brasileira e permite a exibição de um recorte do início do moderno fotojornalismo no País. A visitação será aberta ao público e se estende até 13 de maio.  Trajetória Luciano Carneiro foi um dos jornalistas mais atuantes de se…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira