Postagens

Mostrando postagens de Março 1, 2014

Que mundo é este?

Imagem
Pe. Manfredo Araújo Oliveira*
O filósofo francês A. Badiou tentando articular uma imagem do nosso mundo, nos põe em contato com algumas cifras fundamentais: 1) Há hoje na Europa 500.000 pessoas infectadas pela Aids. Através das novas terapias desenvolvidas a mortalidade está em queda livre: a grande maioria destas pessoas viverá à custa destes tratamentos. Na África, porém, são 22 milhões de pessoas infectadas. Aqui não existem praticamente medicamentos assim que a esmagadora maioria destas pessoas morrerá.
Sabe-se muito bem que a distribuição de medicamentos a todos estes doentes é perfeitamente possível, basta que os países detentores de meios industriais para sua produção decidam produzir genéricos e entregar a estas populações com um esforço financeiro mínimo, muito inferior aos custos das expedições militares “humanitárias”; 2) As três pessoas mais ricas do mundo possuem fortuna superior ao PIB total dos 48 países mais pobres do mundo; 3) Suponhamos que se queira dar à toda a popu…

MEDICINA E ESPIRITUALIDADE

Imagem

Papa Francisco visitará o Colégio Pio Brasileiro

Imagem
O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, informou em entrevista à Radio Vaticano que o papa Francisco visitará o Colégio Pio Brasileiro em Roma. A instituição comemora 80 anos no dia 3 de abril O Colégio Pio Brasileiro nasceu a partir do Pontifício Colégio Pio Latino-americano, uma instituição eclesiástica, criada em 1858 para a formação do clero da América Latina, em Roma. O número de alunos do Pio Latino, como era conhecido, cresceu durante os anos e os responsáveis pensavam no desmembramento da instituição, atendendo ao anseio de bispos brasileiros de ter um colégio eclesiástico próprio, na cidade romana. Na época, o papa Pio XI e as lideranças da Companhia de Jesus apoiaram a ideia. Após campanha nacional para arrecadar recursos para a obra do colégio, em 1927, a construção iniciou dois anos depois. Em 3 de abril de 1934 o Colégio Pio Brasileiro foi inaugurado. A primeira turma teve 34 alunos,…

Francisco à Pontifícia Comissão para a América Latina: dar novamente esperança aos jovens desencantados

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - Educar não é somente transmitir conhecimento. A transmissão da fé, feita unicamente através do ensinamento de conteúdos, será superficial ou ideológica. Foi o que disse o Papa Francisco dirigindo nesta sexta-feira um longo e articulado discurso espontâneo – ou seja, sem texto – aos membros da Pontifícia Comissão para a América Latina. A transmissão da fé – disse o Santo Padre – não terá raízes se não for acompanhada de comportamentos e de valores.

Para poder transmitir a fé, além da divulgação de conteúdos, é necessário criar o hábito de uma conduta, favorecer a recepção de valores que a preparem e a façam crescer. A transmissão da fé – disse o Papa – se baseia em três pilares: utopia, memória e discernimento.

O primeiro, importante para as crianças e, sobretudo, para os jovens, "é a boa gestão da utopia". Na América Latina – recordou o Pontífice – "uma gestão não totalmente equilibrada da utopia", como no caso da Argentina, levou jovens da …

Reflexão para o VIII Domingo do Tempo Comum – ano A

Imagem

Uma oração pela família

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) –  RealAudioMP3 No próximo mês de outubro se realizará no Vaticano a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para discutir o tema “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. Efetivamente, hoje, a Igreja é chamada a anunciar o Evangelho, enfrentando também as novas urgências pastorais que dizem respeito à família. Nos dias passados, o Papa Francisco escreveu uma Carta às famílias de todo o mundo pedindo para que elas rezem pelos trabalhos sinodais.

Mas quais são esses desafios que tanto incidem sobre a “célula da sociedade e da Igreja”? Basta olhar ao nosso redor e ver que a família, seja ela cristã ou de outra religião, enfrenta no seu cotidiano situações que são verdadeiros desafios para a sua integridade. Desafios principalmente neste nosso tempo em que vivemos uma rápida mudança social nos costumes, nos hábitos, condicionados muitas vezes pelos meios de comunicação que, ao invés de ajudarem a pessoa a cresce…

Rio de Janeiro comemora 449 anos

Imagem
domtotal.comAniversário da cidade coincide, este ano, com o carnaval e recebe milhares de visitantes.Os cariocas que quiserem festejar podem escolher entre dezenas de blocos de rua, em todas as regiões do município. O Rio de Janeiro comemora, hoje, 449 anos e ganha de presente o feriado de carnaval. Cerca de 1,2 milhão de turistas devem visitar a cidade e movimentar R$ 1,1 bilhão nos cinco dias de festa, segundo dados do MInistério do Turismo. 
O Sambódromo do Rio completa 30 anos e será palco dos desfiles mais esperados do ano. Além do samba, a programação da cidade conta com apresentações de outros estilos musicais, como a Orquestra Popular Céu na Terra, Rio Maracatu, Cordão de Boitatá, Toca Rauuul, entre outros. 
O clima despretensioso do litoral deixa o turista à vontade para aproveitar o ritmo da cidade. Aqueles que pretendem visitar os pontos turísticos, não podem deixar de visitar o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a praia de Copacabana e o bairro da Lapa. Se preferir programa…

Racismo e escravidão na disputa do Oscar

Imagem
domtotal.comDois filmes ficaram empatados na premiação do Sindicato dos Produtores.Para historiadora '12 Anos de Escravidão' é um trabalho de mestre. Por Mary Milliken
Para a historiadora Brenda Stevenson, especialista sobre a escravatura nos Estados Unidos, "12 Anos de Escravidão" é um trabalho de mestre, mais importante do que qualquer outro filme sobre o tema, tão marcante que ela planeja exibi-lo para seus alunos na universidade. É esse tipo de elogio que "12 Anos de Escravidão" está recebendo de especialistas, de críticos, do público e da indústria de cinema há seis meses. Mesmo assim, o aclamado drama talvez fracasse no seu teste final e não leve o principal dos prêmios cinematográficos do mundo, o Oscar de melhor filme. O longa do diretor britânico Steve McQueen parece ser o favorito para a maior honra do cinema na cerimônia de domingo, mas tem pelo menos três fatores conspirando contra ele: outra produção marcante de ótima qualidade, "Gravidade&…

Derretimento deve continuar por décadas

Imagem
domtotal.comCientistas chegaram a essa conclusão ao analisarem rochas expostas pelo degelo.A conclusão fornece um modelo importante para desvendar o comportamento do glaciar no futuro Por Fernanda B. Müller
Geólogos do Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha concluíram em um estudo publicado nessa semana na revista Science que o maior contribuinte individual para o aumento do nível do mar ao redor do globo, o glaciar de Pine Island, no oeste da Antártica, continuará a sofrer com o degelo nas próximas décadas. 
Eles chegaram a essa conclusão ao analisarem rochas expostas pelo degelo e descobrirem que o glaciar, que está perdendo massa aceleradamente, já apresentou esse comportamento no período Holoceno, há cerca de oito mil anos.
Na época, a causa do degelo de cerca de um metro por ano (similar às taxas atuais), durando de décadas a séculos, provavelmente foi uma alteração climática natural que aqueceu o oceano, coloca o artigo.
“Os dados geológicos nos mostram melhor do que nunca a hist…

O essencial, uma questão de confiança

Imagem
domtotal.comSomos convidados a escolher entre a escravidão do dinheiro e a liberdade que Deus nos dá.Pássaros em movimento migratório: No fundo, se Deus se ocupa de alimentar os pássaros, como pode não fazer ainda mais pelos seus filhos? Por Raymond Gravel*
Ao ler o Evangelho desse oitavo Domingo do Tempo Comum, comecei a cantarolar a música de Robert Lebel: "Buscai primeiro o Reino e a justiça de Deus... Buscai primeiro o Reino, o resto vos será dado". Na música, pode parecer fácil, mas no dia a dia, isso é tão claro? Eu não estou certo, tanto mais que estudos recentes demonstram claramente que, para os pássaros migratórios, pelo menos sua sobrevivência não é garantida tão facilmente. Cientistas afirmam que a maioria deles jamais chega ao seu destino, por causa do cansaço da viagem e da falta de alimentos. E no que diz respeito às flores, sua fragilidade é diretamente proporcional à sua curta duração. O que Mateus quer dizer à sua comunidade por meio deste relato? Devemos faz…

Mais Visitadas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade