Postagens

Mostrando postagens de Abril 10, 2018

Bode Iôiô, em exposição no Museu do Ceará, será tema de escola de samba Tuiuti

Imagem
E o nosso conhecido Bode Iôiô ganha o mundo com sua história e ousadia. Em exposição no Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, ele será tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti em 2019. O animal, figura importante no nossa história, ganhou fama que acabou sendo eleito vereador nas eleições de 1922, em um ato protesto da população. A Tuiuti pegará esse gancho e trará um desfile sobre a importância do voto consciente. A escola de samba fará o anúncio oficial do enredo, ainda sem nome, nesta sexta-feira, 6. A proposta é manter a essência crítica na temática, como foi neste ano com alas que retratavam a escravidão e faziam fortes críticas à política brasileira e à reforma trabalhista.
"Chegado à capital pelas mãos de flagelados da seca de 1915 – aquela eternizada por Rachel de Queiroz –, o personagem desta história fora comprado provavelmente por caridade pelo dono de uma das muitas firmas de importação e exportação que se espalhavam pela …

'Severina' fala sobre amor e mistério em universo de paixão pela literatura

Imagem
Thales de Menezes SÃO PAULO
“Severina”, que estreia nos cinemas nesta quinta (12), é uma declaração de amor aos livros. Carla Quevedo, atriz argentina que interpreta Ana, principal personagem feminina, concorda. Seu conterrâneo e também protagonista, Javier Drolas, acredita que o filme é uma visão muito particular do gênero da comédia romântica. O brasileiro Felipe Hirsch, que rodou no Uruguai essa adaptação do romance do escritor guatemalteco Rodrigo Rey Rosa, pensou muito sobre a singularidade de fazer um filme aparentemente não político num momento de sua trajetória no teatro e no cinema totalmente imerso em questões sociopolíticas da América Latina. “Fiz um filme só sobre o amor. Bem, como se falar só sobre o amor fosse pouca coisa”, diz Hirsch à Folha. “A ideia desse filme ficou muito tempo comigo, até que percebi que gostaria de fazer um filme fora do Zeitgeist.” Severina

Evento dedicado à literatura e ao cinema policial, Porto Alegre Noir ocorre na Cinemateca Capitólio

Imagem
A literatura policial é um dos gêneros que mais movimenta o mercado editorial pelo mundo. No RS não é diferente. Escritores como Tailor DinizTabajara Ruas e Carina Luft são ativos em suas incursões ficcionais pelo mundo do crime e do mistério. No entanto, só agora a Capital ganha um evento dedicado ao tema: Porto Alegre Noir terá sua primeira edição de sexta-feira a domingo, naCinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1.085).

Confira 5 poemas que todo vestibulando precisa conhecer

Imagem
A poesia é um tipo de texto literário muito presente no vestibular e tem uma linguagem diferente dos textos em prosa, o que causa uma certa preocupação nos alunos. Para tornar a vida do vestibulando mais fácil neste aspecto, o Stoodi, cursinho online à distância, separou cinco poemas que todo vestibulando precisa conhecer. Geralmente, estes poemas são cobrados nas provas de Literatura de cada vestibular, mas também existe a possibilidade de fazerem parte dos textos motivadores das propostas de redação. A professora Marina Sestito, coordenadora de Redação do Stoodi, explica que o uso dos poemas, no Enem e nos vestibulares, ocorre geralmente para retratar um problema social que será discutido pelo aluno na redação. “É importante fazer uma interpretação cuidadosa dos poemas para aprender a situação retratada pelo texto”, explica. De uma forma geral, seja no texto de apoio da redação ou nas questões de literatura, a dica para ter um bom desempenho em questões envolvendo poesia é o aluno …

Livro narra a história do transplante cardíaco no CE

Imagem
A noite de ontem (9), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi marcada por uma série de comemorações voltadas às realizações de transplantes cardíacos a nível estadual, nacional e mundial. A solenidade marcou ainda o lançamento do livro "Transplante do Coração - Um Caminho Para a Vida". Ao passo que o evento celebrou o cinquentenário do primeiro transplante cardíaco em terras brasileiras - realizado em São Paulo, em maio de 1968 -, também foram lembrados os 50 anos do primeiro procedimento cirúrgico no mundo, na África do Sul. No Ceará, o momento foi de enaltecer os 20 anos do primeiro transplante cardíaco pediátrico feito no Estado, no Hospital Antônio Prudente. Os autores do livro em questão fazem parte do atual corpo médico do Ceará e atuam no Hospital Doutor Carlos Alberto Studart, popularmente conhecido como Hospital do Coração de Messejana. Juan Mejia, Waldester Cavalcante, Klébia Castello Branco e João David de Souza foram os responsáveis por unir o trabalho…

Balão Mágico oficializa retorno com apresentação no “Fantástico”

Imagem
Depois de 32 anos que o grupo deixou os palcos, os integrantes do Balão Mágico se reuniram em entrevista exibida pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, exibido na noite desse domingo, 8, e anunciaram o retorno com direito a um “pocket show”. Simony, Mike e Tob voltarão aos palcos em um show na Arena Anhembi, em São Paulo, no próximo dia 2 de junho. “A gente resolveu se encontrar e fazer praticamente um ano de show. É um projeto. Um projeto que a gente tem no nosso coração”, disse Simony. Sobre os mais sumidos do trio, Mike contou que está bem longe do que fazia antes. “Eu estou morando em Londres há 19 anos, sou professor de programação neurolinguística e tenho um fundo de investimentos florestais. Então, moro na Inglaterra e trabalho no Brasil no meio do mato, fico nessa ponte aérea”, contou Mike. Já Tob explicou que trabalhou como ator e que agora tem investindo na pintura. Jairzinho, que não está no projeto, participou do “Fantástico” em vídeo e disse: “Torcendo por vocês. Infel…

Prazo para pedido de isenção do Enem 2018 é ampliado

Imagem
Antes, os candidatos tinha até o dia 11 para fazer o pedido. A ampliação do prazo também vale para os que precisam justificar a ausência na edição de 2017. (Reprodução)
O prazo para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi ampliado até o dia 15 de abril. Antes, os candidatos tinha até o dia 11 para fazer o pedido.
A ampliação do prazo também vale para os que precisam justificar a ausência na edição de 2017, o que é obrigatório para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2018.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), responsável pela prova, a ampliação tem como objetivo dar mais tempo para que os participantes possam se adequar as novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame.
Para o Enem 2018 tem direito à isenção o participante que:
- …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil