Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 16, 2018

União familiar

Gonzaga Mota*
A Sagrada Família representa um exemplo para nós, mediante os sentimentos do amor, da humildade, da esperança, enfim, da solidariedade humana. É difícil viver fora do ambiente familiar. Na medida em que tenhamos uma família bem constituída, com certeza, as dificuldades e os problemas da vida cotidiana serão ultrapassados com mais facilidade e menos sofrimento. Dentro desta linha de pensamento, é básico reconhecermos a importância dos valores espirituais sobre os materiais. Aqueles são duradouros e nos conduzirão, sem dúvida, à vida eterna. Estes são efêmeros e, nem sempre, nos proporcionam, apesar do conforto, a alegria permanente. Os bons pais sabem a oportunidade de aconselhar, perdoar, compreender, a importância da paciência e da sinceridade, os momentos de repreensão - sem denegrir a imagem dos filhos, a prudência nos julgamentos, bem como a liberdade com responsabilidade. Os ensinamentos e os exemplos paternos são fundamentais para uma educação saudável. Quando ress…

Livro analisa legado da atuação dos jesuítas na cultura

Um dos mais belos exemplos da arquitetura colonial, o prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, ainda hoje tira o fôlego de quem se permite um momento de contemplação deste monumento com suas dezenas de janelas. Fundado pelo padre Manoel da Nóbrega, o local abrigou, de 1553 a 1759, o Colégio da Companhia de Jesus, mais importante instituição educacional do Brasil-colônia. É um pouco desta história que está presente no livro Arte Jesuíta no Brasil Colonial – Os reais colégios da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, que A TARDE teve acesso com exclusividade. Organizado pela historiadora Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho, a edição é vencedora do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares e será lançada em Salvado no próximo dia 13, em cerimônia para convidados, no Instituto Feminino da Bahia. O livro traz uma análise destas edificações como parte de uma estratégia maior de ocupação planejada pelos jesuítas e que correspondia as preten…

Autor da série de livros 'Maze Runner' é acusado de assédio sexual

Após Jay Asher, autor do livro 13 Reasons Why, ser acusado de assédio sexual, agora outro autor se vê envolvido nos escândalos que vêm abalando Hollywood: James Dashner, autor da popular série de livros Maze Runner (que deu origem a uma trilogia de filmes), foi acusado de assediar jovens autoras que pedem ajuda e ele. As acusações vieram à tona em um fórum de discussões sobre literatura adolescente, onde várias usuárias denunciaram assédios cometidos por Dashner. "Uma das histórias contadas no tópico me lembrou a minha. Meu assediador foi James Dashner, ele fica em cima de escritoras novatas. Cuidado", escreveu uma das mulheres que o acusam. Outras seguiram o exemplo e também acusaram o autor de se utilizar da sua posição de escritor consagrado para cometer abusos. O empresário de Dashner, Michael W. Bourret, pediu demissão após as acusações surgirem. "Eu não poderia continuar trabalhando com James nessas circunstâncias, então pedi demissão", disse o empresário pa…

Professora vai mediar estudo de literatura feminina em Dourados

Incentivar a prática a leitura, acesso rápido e dinâmico a obras literárias dos mais diversos temas, porém, com uma particularidade: escritas apenas por mulheres. Essa é a ideia principal do projeto "Leia Mulheres" que, no Brasil, teve início em 2015. Único no Estado, em Dourados grupo teve a primeira reunião no dia 20 de janeiro, no quiosque do Parque do Lago e reuniu 15 participantes. Os encontros serão realizados todos os últimos sábados de cada mês, em locais e horários a serem definidos. Com temáticas fortes, o intuito é, inclusive,quebrar tabus e desmistificar assuntos que teoricamente geram algum tipo de pré-conceito na sociedade, além de abranger temas de todos os tipos, adaptando-os para a atual realidade. Na cidade, o grupo de discussão é mediado pelas professoras Andréia de Oliveira Iguma e Grazielli Alves de Lima, ambas graduadas na área da linguagem. De acordo com a professora Andréia, o mercado editorial ainda é bastante restrito a obras escritas por mulheres …

Poesia fora da caixinha

Luiza Romão mostra como a oralidade tem aproximado a poesia de diferentes realidades sociaisHarlen Félix Sérgio Silva/Divulgação
A poeta, atriz e diretora Luiza Romão, de São Paulo, realiza oficina e apresenta intervenção no Sesc Rio Preto, tendo como base a poesia oral O trabalho da poeta, atriz e diretora de teatro Luiza Romão, de São Paulo, tira a poesia do 'panteão acadêmico' e a coloca em contato direto com a realidade, demonstrando como a oralidade tem transformado e popularizado um gênero literário historicamente elitista. A artista é uma das protagonistas de um movimento cultural que só cresce no Brasil, o poetry slam ('batida da poesia', em tradução literal do inglês), como é chamada a prática em torno da palavra que envolve poesia e performance em apresentações limitadas a três minutos, geralmente avaliadas pelo público ou por um júri, que pontua cada uma delas com notas de 0 a 10. Em um slam, cuja dinâmica é semelhante a de um sarau, não há padronização de …

Estudantes do IFCE apresentam espetáculo

Eugène Ionesco é um dos grandes representantes do teatro do absurdo e sua peça teatral "A Cantora Careca", um clássico do gênero, considerada a primeira obra dessa corrente. Escrita em 1949, a peça estreou pela primeira vez em 11 de maio de 1950 e tem cerca de 477 versões cênicas conhecidas. Agora, a obra escrita pelo dramaturgo romeno será interpretada em Fortaleza pelos alunos da 25º turma do curso de licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE), nesta sexta-feira (16) e sábado (17), encerrando a temporada nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Escola Porto Iracema Sob direção da aluna Vitória Mota e orientação do professor Danilo Pinho, o espetáculo se trata de um processo pedagógico e o projeto tende acabar com o final do semestre, por isso as apresentações serão únicas, com entrada franca. O elenco é composto pelos alunos Catarina Viana, Gislene Furtado, Xaday Moreira, Felipe Hélder, Wendel Generoso, Rafaelle Santhiago, Vitória Mota e Kleberson Alberto. O esp…

Pesquisa detecta vírus da febre amarela em novo tipo de mosquito

Helena Martins - Repórter da Agência Brasil O Instituto Evandro Chagas apresentou nesta quinta-feira (15), durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde, pesquisa que aponta que o mosquito Aedes albopictus, conhecido como Tigre Asiático, está suscetível ao vírus da febre amarela em ambiente silvestre ou rural. Mosquitos infectados foram capturados, no ano passado, em áreas rurais próximas aos municípios de Itueta e Alvarenga, em Minas Gerais. O instituto é vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
Diretor do Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos explicou que, se houver transporte do inseto para áreas urbanas, o mosquito pode vir a servir de vetor de ligação entre os dois ciclos possíveis da doença no Brasil: o ciclo urbano, que não tem sido mais registrado no país desde a década de 40, e o silvestre, que é o responsável pelas transmissões atuais. Essa possibilidade, no entanto, ainda não está confirmada.
“Em princípio, é uma evidência. A gente não p…