Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 6, 2019

Livro sobre felicidade perdida vence o Goncourt

O escritor francês Jean-Paul Dubois é o vencedor da edição 2019 do prêmio de maior prestígio da literatura da França
O escritor francês Jean-Paul Dubois é o vencedor da edição 2019 do prêmio Goncourt, o de maior prestígio da literatura francófona, por um romance sobre a felicidade perdida em um mundo em declínio. “É adorável”, celebrou o escritor, de 69 anos, após o anúncio do prêmio para “Tous les hommes n’habitent pas le monde de la même façon” (Nem todos os homens vivem da mesma maneira no mundo). “Se as obras de Dubois fosse traduzidas para o inglês, ele teria na França um status comparável ao de John Irving ou William Boyd”, disse Bernard Pivot, presidente da Academia Goncourt. O 22º romance de Dubois narra a história de Paul Hansen, que está há dois anos em uma prisão de Quebec. Em primeira pessoa, Hansen explica como dividiu a cela com um integrante do grupo Hells Angel, um personagem assustador e comovente ao mesmo tempo, que sonha em “dividir em dois” aqueles que o contradiz…

Mulheres debatem a presença feminina no mercado literário

No dia 7, evento na USP terá a presença de Lola Aronovich, criadora de um dos maiores blogs feministas do País
A presença das mulheres na literatura brasileira é marcada pela sensibilidade, reflexão e criatividade. Nas últimas décadas, Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Cora Coralina, Hilda Hilst – entre outras – vêm atraindo cada vez mais leitores. Porém, a inserção das mulheres no mercado literário brasileiro e internacional tem uma história marcada por muitos desafios. Esse questionamento é o tema do debate Compósito M: Diálogos Literários e Mulheres. Promovido pela Editora Com-Arte, a editora-laboratório do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o evento será realizado nesta quinta-feira, dia 7, das 18h às 20 horas, na ECA. A coordenação é da professora Marisa Midori, daquele departamento. “O objetivo do debate é promover a conversa com e entre mulheres sobre suas produções literárias”, ex…

Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa divulga finalistas

Foi divulgada a lista de obras semifinalistas da edição de 2019 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. São 54 livros de diferentes gêneros literários, produzidos por autores de três países – Angola, Brasil e Portugal – e selecionados entre 1.467 trabalhos inscritos. As obras foram indicadas por um júri composto de 72 profissionais. Até novembro, nove desses jurados vão reavaliar os trabalhos e eleger os dez finalistas. Realizado desde 2015, o Oceanos contempla escritores de todos os países de língua portuguesa e avalia os trabalhos sem distinção de gênero ou forma – da prosa à poesia, do romance e do conto à crônica e à dramaturgia. Clique aqui para saber mais sobre o prêmio e conhecer as obras semifinalistas. Itau cultural