Postagens

Mostrando postagens de Setembro 27, 2018

Cemitério dos fracassos

Imagem
Carlos Delano Rebouças*

Lá, enterrei meus sonhos não realizados; sepultei meus desejos jamais preteridos; encovei minhas tentativas que me pareceram em vão, em minúsculo sepulcro, em campa de um descanso eterno, do tipo que se entrega ao mato e ao sol e à chuva. No cemitério dos fracassos, parece que há espaço para muitos.
Vivemos em plena cultura da aparência, na qual ninguém perde ou sofre desilusões, nem mesmo coleciona insucessos. Tudo significa uma alegria com sorriso breve, interrompido por um choro sem lagrimas, que não se vê, mas pode se imaginar.
Grita-se: Não chore! Não sofra! A vida é bela e boa para se viver! 
Que mentira...! Que grande verdade! Quantos dizem e desdizem essas frases curtinhas como suas certezas e exclamações, quando cabem bem mais interrogações? Como poucos creem que pode somente ser uma situação passageira, daquelas que mudam repentinamente, com um piscar de olhos?
Na maternidade dos sonhos, nasce, a todo instante, o sucesso em cada projeto que se desenv…

Danilo Ferraz lança livro 'Forma Faixa Preta'

Imagem
Depois de protagonizar "Mesa para Dois" (2017), curta-metragem de terror, e roteirizar "Job", curta de ação, com o diretor Adriano Ferreira, de Catanduva, responsável por filmes como "Nem Por Trinta Moedas" e "Meia-Lua", o ator e escritor Danilo Ferraz lança em Rio Preto o livro "Forma Faixa Preta - Princípios das artes marciais para redefinir seu corpo, sua mente e sua vida", pela editora Pandorga. A noite de autógrafos será realizada nesta quarta-feira, 26, a partir das 19h, no Riopreto Shopping. O evento também é beneficente. Parte da renda da venda dos livros será revertida para os programas de incentivo ao esporte do Instituto As Valquírias. Ferraz traz orientações comprovadas e mostra como ele reuniu ciência, artes marciais, filosofia e modo de vida em um livro indicado para quem deseja alcançar bem-estar. "Nada transformou mais a minha vida do que as técnicas de treino, estratégias de nutrição e princípios filosóficos que …

Festa Literária da Caixa acontece de 4 a 7 de outubro em Fortaleza

Imagem
A literatura será destaque entre os dias 4 e 7 de outubro em Fortaleza. É o segundo ano consecutivo da Festa Literária da Caixa (FliCaixa), que acontece na Caixa Cultural Fortaleza, levando 18 nomes da cena literária local e nacional. A programação é gratuita e composta por mesas temáticas sobre cordel, composição musical, resistência do livro, literatura de Fortaleza, histórias ficcionais e a conexão delas com a “verdade”. Entre os nomes confirmados, estão Cristovão Tezza, Marília Lovatel, Fausto Nilo,  Klévisson Vianna, Anna K. Lima, Naiana Gomes, Regina Ribeiro, Marina Solon e Marcos Sampaio. Os quatro dias de evento serão divididos em mesas e debates com início às 15h30min da quinta-feira, 4, e na sexta-feira, 5. Os dois últimos dias terão a agenda permeada por atrações, show musical e autores voltados para o público infantil, começando a partir das 15 horas. Confira a programação completa: Quinta-feira, 4 de outubro Mesa 01 – Cordel Imorredouro Horário: 15:30 | Duração: 1h30 Partici…

Editora Fernanda Diamant é a nova curadora da Flip

Imagem
por Guilherme Sobota - Folhapress Fernanda Diamant é a nova curadora da Festa Literária Internacional de Paraty. A editora sucede a jornalista Joselia Aguiar no cargo. A próxima edição da Flip ocorre entre os dias 10 e 14 de julho de 2019, no litoral fluminense. O escritor ou escritora homenageado será anunciado ainda este ano, e os convidados, no primeiro semestre do próximo ano. Editora com passagens pela Publifolha (onde foi assistente de Arthur Nestrovski) e Editora 34, formada em filosofia, Diamant também é sócia da Quatro Cinco Um, revista mensal de resenhas e ensaios que começou a circular em maio de 2017. Ela aponta duas diretrizes iniciais que devem dirigir seu trabalho com a Flip daqui para a frente: aumentar a presença da não ficção na programação principal e também buscar formas de variar os formatos das mesas. "Desde debate sobre urbanismo, história, política, ciência, memórias até jornalismo e reportagens", explica a nova curadora. "Esses debates sempre ex…

Em 38 anos de funcionamento, Plantão Gramatical registra mais de 690 mil atendimentos

Imagem
Há 38 anos, a Prefeitura de Fortaleza criava o Plantão Gramatical. O serviço, que funciona, desde então, de forma ininterrupta no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), nasceu com o objetivo de auxiliar a comunidade sobre o uso correto da língua portuguesa. Nesse período, o Plantão Gramatical registrou mais de 690 mil atendimentos. Atualmente, o serviço conta com uma média de mil atendimentos mensais tirando dúvidas sobre ortografia, morfologia, sintaxe, semântica e demais assuntos da língua portuguesa. Neste ano, contabilizou, até agosto, 7.661 consultas. Marino Neto, mestre em linguística e especialista no ensino da língua portuguesa, completa, neste ano, 25 anos como professor do Plantão Gramatical. Para ele “a data expressa, claramente, a importância do serviço, que tem auxiliado milhares de consulentes no complexo uso da nossa língua, nestas quase quatro décadas”, afirma o docente. Ao longo de sua existência, o Plantão Gramatical atendeu usuários de…

Ziraldo sofre AVC e está internado em estado grave no Rio

Imagem
O cartunista e escritor Ziraldo, 85 anos, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico nesta quarta-feira (26) e está internado em estado grave no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio. O hospital informou, em nota, que o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto deu entrada na instituição no início da tarde com quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O paciente encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e seu estado de saúde é grave. O cartunista Ziraldo foi internado nesta tarde - Fernando Frazão/Agência Brasil Carreira Ziraldo é cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro. Ele é o criador do personagem de quadrinhos infantil Menino Maluquinho. Foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, que fez muito sucesso com suas entrevistas e humor crítico durante o regime militar. O cartunista nasceu em Caratinga, Minas Gerais, no dia 24 de outubro de 1932. Seu nome vem da combinação dos n…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599