Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 15, 2016

Autoridade vaticana pede rezar pela Venezuela: Há grande sofrimento na população

Cardeal Pietro Parolin / Foto: Flickr do UK in Holy See (CC-BY-NC-2.0)
VATICANO, 15 Ago. 16 / 08:00 pm (ACI).- O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, pediu no sábado, 13, rezar para que a Venezuela encontre soluções pacíficas para a atual crise, pois o país sul-americano “atravessa por graves dificuldades sociais, políticas e econômicas, que estão causando grande sofrimento à população”.
O Purpurado fez este apelo durante a Missa por ocasião do 36ª Tendópole dos Jovens no Santuário de São Gabriel, na localidade italiana de Áquila, e organizado durante o Ano Santo da Misericórdia, com o tema “A misericórdia se fez tenda”. Centenas de jovens provenientes da Itália, Venezuela e Colômbia participaram do evento.
Segundo informações da Rádio Vaticano, em sua homilia, o Cardeal Parolin transmitiu a bênção e as saudações do Papa Francisco e recordou os anos transcorridos na Venezuela como Núncio Apostólico. “Sabemos que a Venezuela atravessa por graves dificuldades sociais,…

Falta de professores impede alunos de aprender na África

Município angolano precisa de mais professores para que um maior número de crianças possa frequentar a escola e também para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem

Para que seja possível diminuir o número de crianças fora do ensino público de educação e melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, são necessários 157 professores no município de Icolo e Bengo, em Luanda (Angola). 
Segundo Avelina Nassegunda, responsável da Repartição de Ensino, Tecnologia e Inovação da região, «o aumento de professores vai possibilitar que o horário dos docentes seja melhor distribuído». A responsável indica que mais professores levam a que «sejam constituídas mais turmas», fazendo com que menos crianças estejam fora da escola e «reforçando um sistema educacional para todos». 
No entanto, um outro problema trava este objetivo: a falta de transportes escolares, que diminui significativamente o acompanhamento das aulas e a assiduidade do pessoal efetivo, assim como o devido auxílio p…

Hoje é celebrada a Solenidade da Assunção da Santíssima Virgem Maria

(ACI).- “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta emMunificentissimus Deus este dogma que é celebrado solenemente neste dia 15 de agosto – a Assunção da Santíssima Virgem Maria. A Igreja no Brasil celebrará essa solenidade no domingo seguinte, neste ano, dia 21 de agosto. corpo e alma à glória celestial”. Assim definiu, o Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica
O dogma da Assunção se refere a que a Mãe de Deus, ao cabo de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial. Na celebração desta solenidade, em 2010, o Papa Bento XVI destacou a importância dessa data. “Nesta solenidade da Assunção, contemplamos Maria: ela nos enche de esperança a um futuro repleto de alegria e nos ensina o caminho para alcançá-lo: acolher na fé o Seu Filho; nunca perder a amizade com Ele, deixando-nos iluminar e guiar pela Sua Palavra; segui-lo cada dia, inclusive naqueles momentos nos quais sentimos que nossas cruzes fi…

Maria da Penha: atendimento a vítimas precisa chegar a cidades do interior

Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil Um dos maiores desafios para garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, que acaba de completar dez anos, é levar as estruturas especializadas no atendimento às vítimas de violência para cidades do interior, segundo a biofarmacêutica cearense que dá nome à lei, Maria da Penha Maia Fernandes, que recebeu hoje (15) a medalha de Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Segundo Maria da Penha, apesar de avanços em dez anos, como a criação de núcleos especializados em órgãos da rede de atendimento à mulher, essas estruturas têm ficado restritas às capitais. “A mulher, na maioria dos pequenos municípios, ou médios, não tem ao menos um centro de referência que possa orientá-la em uma situação de violência. Isso é muito grave.” Maria da Penha é homenageada com a medalha do Mérito Judiciário pelo presidente do TJPE, Leopoldo RaposoDivulgação TJPE/Alesson Freitas 



















Sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 7/2016, que pretende…

Centro já realizou mais de 2 mil internações involuntárias de dependentes em SP

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil O governo paulista investiu R$ 736 mil no centro, que permite atendimento inicial a pacientes com problemas de drogasRovena Rosa/Agência Brasil




















O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), que funciona na Luz, região central da capital paulista, encaminhou mais de 14 mil dependentes químicos para internação desde janeiro de 2013. Desses, 2.172 foram internados de forma involuntária, ou seja, contra a própria vontade, mas com o consentimento da família. Outros 22 foram levados para tratamento de forma compulsória, a partir de decisão judicial. Os dados foram divulgados hoje (15) durante a inauguração das obras de ampliação do Cratod. Também foram renovados os convênios com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, que fazem a avaliação dos pacientes para determinar a necessidade de internação contra a vontade. Foram investidos no centro, que faz o atendimento inicial aos pacie…

Câmera com mais de 100 kg cai e fere sete pessoas no Parque Olímpico

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil* Uma câmera pesando mais de 100 quilos (kg), presa a um cabo de aço, despencou agora à tarde, pouco antes das 15h, de uma altura de mais de 20 metros entre as Arenas Carioca 1 e 2 no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Com a queda da câmera, o suporte do equipamento acabou ferindo sete pessoas, sem gravidade. Três das vítimas foram encaminhados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge. A câmera que caiu estava presa a um cabo de açoIssei Kato/Reuters/Direitos Reservados A área já estava isolada por uma fita amarela, pois o Cômite Organizador foi informado que havia problemas no cabo que sustentava o equipamento e técnicos foram chamados para resolver a situação. Se a área não estivesse cercada, o acidente poderia fazer um número muito maior de vítimas, porque o local é passagem do público, equipes de competidores e técnicos das seleções que participam das competições olímpicas. Ventania Na hora da queda, fortes ventos atingira…

Cartórios passam a autenticar documentos para uso em 112 países

Com a mudança, processo passa a ser feito em cartório na cidade de origem do interessado e em apenas 10 minutosAgência Brasil Os cartórios brasileiros começam a autenticar documentos emitidos no Brasil para serem reconhecidos nos 112 países signatários da Convenção da Haia. A novidade foi tema de solenidade nesta segunda-feira, 15, no 17º Tabelião de Notas, em São Paulo. “Essa adesão à convenção representa um passo importante para diminuirmos o custo Brasil. Vamos aumentar a nossa competitividade, vamos nos inserir, definitivamente, nesse mundo globalizado, com rapidez e eficiência. Vamos aumentar também o intercâmbio cultural e educacional”, disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. Legalizações Entre os documentos a serem autenticados estão certidões de nascimento, diplomas, certificados, procurações e escrituras. Dados do Ministério das Relações Exteriores apontam que o total de legalizações de documentos desse tipo por ano no país e na red…

Relatório sobre violações de direitos da população indígena no Sul é apresentado no CNDH

O documento apresenta violações nos direitos humanos ocorridas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Por Assessoria de Comunicação do Cimi Fotos: Tiago Miotto Na manhã de sexta-feira (12), em reunião do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), foi apresentado e aprovado o relatório do Grupo de Trabalho (GT) sobre os Direitos dos Povos Indígenas e das Comunidades Quilombolas da Região Sul, produzido a partir da missão que investigou violações de direitos sofridas pelos povos indígenas desta região. O documento foi feito após as diligências do GT estabelecido em dezembro de 2015, coordenado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e relatado pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), pelo Coletivo Nacional da Juventude Negra (Enegrecer) e pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos (Dhesca). Cristian Teófilo, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), apresentou o relatório. “Esse GT visa acolher a solicitação das comunidades e organizações i…

Desinformação impede que homens solteiros adotem crianças, afirmam juízes da Vara da Infância

Não existem dados específicos sobre adoção de crianças por homens solteiros. No entanto, magistrados da Vara da Infância consultados pelo Conselho Nacional de Justiça confirmam que o número ainda é muito pequeno e aquém do que poderia ser. Com a alteração do Código Civil, todas as pessoas com mais de 18 anos podem adotar uma criança ou adolescente.Foto: Reprodução / Internet Atualmente, dos mais de 37 mil pretendentes inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, gerido pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 5.019 são pessoas solteiras. Em média, elas representam cerca de 15% do total de crianças adotadas em todo o País. Não existem dados específicos sobre adoção de crianças por homens solteiros. No entanto, magistrados da Vara da Infância consultados pelo CNJ confirmam que o número ainda é muito pequeno e aquém do que poderia ser.
“Culturalmente eles tendem a achar que não levam jeito. Só que para adotar uma criança não precisa ter jeito, mas…

Projeto Visão nas Mãos estimula desenvolvimento inclusivo para pessoas com deficiência

A ação conta com 43 massoterapeutas portadores de deficiência visual.  Até 31 de agosto, os profissionais oferecerão serviços de massoterapia em diversos espaços da Capital.Foto: Divulgação / SDEO projeto “Visão nas Mãos” é pioneiro em Fortaleza na perspectiva do empreendedorismo Com o objetivo de estimular o desenvolvimento inclusivo e oferecer oportunidade de trabalho e renda para as pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), desenvolve o projeto “Visão nas Mãos”. A ação conta com 43 massoterapeutas portadores de deficiência visual, disponibilizando espaços públicos, além de equipamentos, materiais de consumo e capacitação gerencial, contribuindo para a melhoria da renda desses profissionais.

O massoterapeuta Luciano Araújo está inscrito no projeto e comemora o incentivo profissional. “É muito bom, pois oferece um retorno positivo tanto pra pessoa que recebe a massagem como também me dá a oportunidade de ajudar minha família financeiramente”,…