Postagens

Mostrando postagens de Maio 6, 2019

Bazar de Livros da Editora Dummar ocorre de terça a sábado

Imagem
| ACESSO GRATUITO | Oficinas, palestras e minicursos são destaque no Bazar de Livros da Editora Dummar, que tem início nesta terça-feira, 7, e segue com programação até sábado, 11
O Espaço O POVO de Cultura & Arte recebe, a partir de amanhã, 7, até sábado, 11, o Bazar de Livros da Editora Dummar. Serão cinco dias de intensa programação gratuita, com diversas atividades, oficinas, palestras e minicursos, além de descontos nos livros da Editora Dummar. "Durante a realização do Bazar, todos os livros catalogados terão descontos de até 85%", informa Regina Ribeiro, editora-executiva da Fundação Demócrito Rocha (FDR). Com temas diversificados e participação de nomes da literatura cearense atual, os participantes das oficinas e minicursos receberão certificado de participação da FDR. Os convidados para as atrações discutirão o mercado e as formações literárias atuais, além de exercitarem o relacionamento da literatura com as outras formas artísticas. O evento inicia amanhã, à…

Menores de idade só poderão viajar sozinhos a partir dos 16 anos

Imagem
Crianças e adolescentes que ainda não completaram 16 anos só poderão viajar sozinhos se tiverem autorização judicial, exigência que se aplicava aos menores de 12 anos. Não existe a necessidade de autorização para o menor de 16 anos que tenha como destino uma cidade vizinha à qual reside ou até mesmo dentro de uma região metropolitana. (Pixabay)
Agora, os adolescentes com menos de 16 anos não poderão viajar dentro do Brasil sem acompanhamento de um maior de idade. A Lei 13 812/2019 lançou a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, alterou um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e determinou que crianças e adolescentes de até 16 anos precisam estar acompanhados pelos pais, responsáveis ou familiares (mediante documentação que comprove parentesco de, no máximo, terceiro grau), durante viagem nacional.  Nesse sentido, as crianças e adolescentes que ainda não completaram 16 anos só poderão viajar sozinhos mediante apresentação de autorização judicial. Até então,…

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Imagem
Há algum tempo, a Reforma da Previdência é o assunto da vez. O fato é que a temática é indigesta, mal explicada e por isso mesmo provoca tantas dúvidas e temores. Aqui não pretendo discutir sobre a necessidade ou não desta pretendida Reforma, de seus aspectos legais e constitucionais, mas tecer algumas considerações que gravitam em seu entorno. Primeiramente, a falta de transparência é um ponto crucial e assustador. Por que manter dados em sigilo se o assunto interessa a todos os brasileiros? O que há de tão terrível e grave que não pode ser mostrado? Tanto mistério é indicativo de algo está errado. Outra coisa que levanta certa suspeita é o interesse dos investidores nacionais e internacionais de que esta Reforma passe, sob pena de não investirem no país, uma espécie de quase chantagem, e a cada notícia, a bolsa de valores e o dólar sobem ou descem em seus índices. Afora isso, a imprensa, notadamente alguns meios de comunicação, fazem uma campanha ferrenha a favor da Reforma da Prev…

ATÉ TU, BRUTO?

Imagem
Shakespeare foi um gênio da dramaturgia. Passados séculos desde a publicação de suas obras, ainda hoje, nos encantamos com seus textos, trágicos ou cômicos, notadamente quando encenados no teatro ou vistos nos telões do cinema. Relendo Júlio César, não há como não se deleitar com a beleza de uma obra tão maravilhosa que, mesmo já conhecendo o enredo e todos os spoilers, ainda somos tomados pela ansiedade de concluir a leitura. Shakespeare tem o poder de despertar nossa curiosidade para um texto em que o personagem principal é assassinado logo no início! Em Júlio César, o ditador romano que sofria do “mal da queda”, é vítima de uma conspiração arquitetada por Cássio e que conta com a colaboração de vários aristocratas, em especial, daquele a quem devotava grande estima: Bruto. “Temei os Idos de março”, alertava um vidente a Júlio César. No dia previsto para o assassinato, sua esposa Calpúrnia insistiu para que não saísse de casa, pressentindo uma desgraça, mas Júlio César foi habilmen…

Inscrições para o Enem 2019 começam hoje; saiba como participar

Imagem
Começam hoje (6), às 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O processo será feito exclusivamente pela internet, até o próximo dia 17, por meio da Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame. O participante terá até o dia 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após esse prazo, não serão mais permitidas mudanças.  O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil