Postagens

Mostrando postagens de Setembro 16, 2014

Tragédia - Totó

Imagem
Gonzaga Mota*  Ricardo, 23 anos, era um rapaz de classe média alta, sarado - passava a manhã na academia de ginástica -, vivia às custas dos pais e não estudava. Neca, assim era chamada, moça de 20 anos, universitária dedicada, bonita - por dentro e por fora -, trabalhava durante o dia e à noite frequentava a faculdade. Certo dia se encontraram, por acaso, na praça de alimentação do "shopping" onde ele fazia ginástica e ela exercia a digna profissão de comerciária. 
Sentaram na mesma mesa e, apesar de não se conhecerem, trocaram algumas palavras sobre o filme que estava em cartaz. Despediram-se com um "tchau". Ricardo ficou apaixonado por Neca, acompanhou a moça tentando convencê-la a jantar num restaurante famoso da cidade. Recebeu um rotundo não. Nos dias seguintes, inconveniente, insistia em conquistar Neca. Não faltavam palavras e promessas para convencê-la. Conseguiu. Passaram a namorar e ele ficou perdidamente gamado pela simpática moça.
Diariamente se encont…

Candidata do PSB pode ter atingido teto

Imagem
OPINIÃO DO ESPECIALISTA Rui Martinho* A Marina cresceu inicialmente, nem tanto por conta do impacto da morte de Eduardo Campos, mas em uma faixa do eleitorado que deu a ela 20% dos votos na eleição passada. Não me parece que tenha crescido pela comoção, mas simplesmente porque a candidatura foi posta. Muitas pessoas não sabiam que ela era candidata e, na medida em que tomaram conhecimento, declararam voto a ela. Além disso, o PSB não disse de bate-pronto que ela seria a postulante. Então, cresceu com o eleitorado dela, mas essa parcela tem um teto e Marina está chegando a esse teto. A queda mais recente da candidata do PSB está dentro da margem de erro, o que mostra que tem um eleitorado com voto consolidado. A Dilma cresceu porque herdou alguns votos do Aécio. Parte do eleitor dele se desiludiu das possibilidades de vitória tucana e optou por Dilma, em relação à Marina. A Dilma cresceu também porque o PT reagiu e passou a atuar mais fortemente junto a prefeitos, governadores, cabos ele…

Superior geral dos Paulinos morre aos 65 anos

Imagem
AtualidadesMundoNotícias
O superior geral da Sociedade de São Paulo (Paulinos), padre Sílvio Fausto Sassi, faleceu na manhã do dia 14, na Casa Generalícia de Roma. Segundo a congregação, o motivo da morte foi uma parada respiratória. Aos 65 anos de idade, padre Sílvio fazia parte do carisma paulino há 54. Tinha 37 anos de sacerdócio. O superior geral era italiano, de Régio Emília, e tinha mestrado em Teologia, especialização em Ciências da Comunicação e doutorado sobre Semiologia. O padre atuou como docente e diretor do Estudo Paulino Internacional da Comunicação Social (SPICS), de 1983 a 1998. Também lecionou Ética e Comunicação no Instituto Superior de Teologia Moral-Acadêmica Alfonsiana de Roma. De 1986 a 1984, foi conselheiro da província paulina na Itália. Posteriormente, de 1999 a 2004, atuou como diretor geral da província paulina no país. Os irmãos de congregação do padre Sílvio Fausto Sassi relatam “especial atenção ao carisma paulono”, com cartas anuais, escritos e seminá…

Meu livro é Jesus crucificado (Francisco de Assis)

Imagem
"Todos os irmãos, onde quer que estejam, recordem-se que se doaram e entregaram seus corpos ao Senhor Jesus Cristo. E por seu amor devem expor-se aos inimigos, visíveis e invisíveis; pois, diz o Senhor: Quem perder sua alma por causa de Mim, salva-la-á para a vida eterna. Felizes os que padecem perseguição por causa da justiça por que deles é o Reino dos Céus." (RNB 16, 10-12)
  São Francisco de Assis na Regra Não Bulada convida todos os seus confrades a sempre retomarem o chamado vocacional como experiência de entrega de si mesmos a Deus. Essa entrega se realiza de diversos modos: na fraternidade, na oração, no trabalho, nos estudos, nas comunidades e no mundo.

  Como sinal do compromisso de Francisco com a Palavra de Deus e com a experiência de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, toma o hábito franciscano em forma de cruz com uma corda na cintura, sinal de compromisso e mudança de vida. Mudar de veste significa mudar a rota, a direção para onde se orientava. O novo ca…

Uma mulher, brasileira, no 'top' do Vaticano. Mas nada de indicar bispos

Imagem
O PapaFrancisconomeou ontem, 13-09-2014, novos membros da Congregação para a Evangelização dos Povos. Entre os nomeados estão cardeais, bispos, alguns religiosos e uma irmã religiosa, a superiora das Missionárias Combonianas, a brasileiraLuzia Premoli(foto).E isto é uma novidade. É desta maneira que a notícia foi acolhida pelo jornal Avvenire, explicando que é uma prática deste dicastério ter entre os seus membros também superiores gerais das ordens religiosas, mas é a primeira vez que é nomeada a superiora de um instituto feminino. Assim, com Papa Francisco, pela primeira vez uma mulher torna-se membro de um ministério de primeira linha da cúria romana, isto é, de uma congregação. O comentário é de Sandro Magister, publicado no seu blog, Settimo Cielo, 14-09-2014. A tradução é da IHU On-Line. Nem a Congregação para os Religiosos, que tem entre seus membros os superiores religiosos, nunca teve entre seus membros uma mulher, mas sempre somente superiores de ordens exclusivamente mascul…

Antônio Bandeira, o gênio da arte abstrata

Imagem
Patrimônio do povo cearense e brasileiro, que deixou um legado artístico e cultural incomensurável,no campo da arte abstrata... Antônio Bandeira nasceu em 26 de maio de 1922, teria 92 anos de vida se não tivesse falecido aos 45 anos de idade em um hospital francês, por problemas na anestesia durante uma cirurgia. Deixou um legado artístico e cultural para todos os admiradores da arte abstrata. Também como escritor, contendo um livro inédito que logo faremos um lançamento em nível nacional e possivelmente internacional. Um dos pioneiros no Brasil no abstracionismo. Antônio Bandeira, reconhecido no Brasil, em Fortaleza, sua Terra Natal, e no Mundo. Teria feito muito mais se Deus não o tivesse levado para quem sabe abrilhantar o Céu com a sua arte. Nilson Bandeira.


A alegria do encontro na missão e na vida

Imagem
Padre Geovane Saraiva* A aspersão da água pelos ministros, por ocasião das celebrações eucarísticas e nas mais diversificadas ocasiões de bênçãos, simboliza a manifestação da graça, do perdão e da alegria, tendo Jesus Cristo como água viva, a deixar as pessoas compungidas e purificadas das suas mazelas diárias. Da parte dos ministros, como é indispensável uma disposição e alegria interior, a causar nas pessoas um reconhecimento da ação de Deus em suas próprias vidas, proporcionando-lhes um não indiferentismo e uma profunda alegria. A respeito dessa alegria interior dos ministros é oportuno relembrarmos as palavras do Papa Francisco: "Não se pode anunciar a Jesus Cristo com cara de cemitério".
Jesus é o Messias, o Filho do Deus que devia vir ao mundo, na declaração tão solícita e publicamente anunciada por Marta, irmã de Lázaro, em um profundo gesto de quem muito o amava (cf. Jo 11, 19-27), dando-nos sempre mais a certeza de que o amor é o mandamento que o Senhor nos deixou, aq…

Belos e maravilhosos, os filhos do mar!

Imagem

Nova Edição do Informativo das POM destaca Campanha Missionária 2014

Imagem
Pontifícias Obras MissionáriasNova Edição do Informativo das POM destaca Campanha Missionária 2014 A Edição de julho-setembro (2014), do Serviço de Informação Missionária (SIM), Boletim das Pontifícias Obras Missionárias (POM) destaca a Campanha Missionária 2014, realizada no mês de outubro. A edição apresenta os subsídios que animam a Campanha, este ano com o tema “Missão para Libertar”.
O Informativo traz ainda, testemunhos e reflexões sobre a missão ad gentes, bem como, um relato sobre o Encontro Nacional das Santas Missões Populares (SMP). Para animar ainda mais a Missão da nossa Igreja, a Publicação mostra as atividades de animação e formação dos grupos de Infância, Adolescência, Juventude e Famílias Missionárias. A formação missionária de seminaristas e presbíteros também ganha espaço. As Pontifícias Obras Missionárias trabalham por uma Igreja “em saída” a serviço da Missão universal.
O Informativo é enviado para todas as dioceses do Brasil. Interessados em receber o SIM podem f…

Dom Aloísio Lorscheider, 90 anos (1924-2014), 4º Arcebispo de Fortaleza

Imagem
Cardeal Presbítero do Título de São Pedro “in Montório”. Dom Aloísio Lorscheider, Cardeal, é filho de Jose Aloysio Lorscheider e  de Verônica Gerhard Lorscheider. Nasceu em Linha Geraldo, município de Estrela, no Estado do rio Grande do Sul, aos 08 de outubro de 1924. Seu nome de batismo: Leo Arlindo Lorscheider. Foi ordenado sacerdote em 22 de agosto de 1948. ...Ver mais

Francisco: se você não está próximo às pessoas e não dá esperança as pregações são vaidades

Imagem
Igreja > 2014-09-16 11:05:42




Cidade do Vaticano (RV) – Podem-se fazer belas pregações, mas se você não está próximo às pessoas, se você não sofre com as pessoas e não dá esperança, essas pregações não servem, elas são vaidades: foi o que disse o Papa durante a sua homilia nesta manhã de terça-feira na Casa Santa Marta, dia em que a Igreja recorda o papa São Cornélio, e o bispo São Cipriano, mártires.

O Evangelho do dia fala de Jesus que se aproxima de um cortejo fúnebre: uma viúva de Naim perdeu seu único filho. O Senhor realiza o milagre de trazer à vida o jovem - afirma o Papa -, mas faz muito mais: ele está próximo. “Deus – dizem as pessoas - visitou o seu povo”. Quando Deus visita “há algo a mais, há algo de novo”, “quer dizer que a sua presença está especialmente ali”. Jesus está próximo:

“Estava próximo do povo. Deus está próximo e é capaz de entender o coração das pessoas, o coração do seu povo. Então o Senhor vê aquele cortejo, e se aproxima. Deus visita o seu povo, em meio a …

Porto: Diocese assinalou 150 anos do Seminário Maior

Imagem
Diocese do Porto
Autoridades religiosas e políticas destacaram «extraordinário serviço» que a instituição tem prestado à Igreja Católica e à região
Porto, 16 set 2014 (Ecclesia) – A Diocese do Porto assinalou esta segunda-feira os 150 anos do Seminário Maior da Senhora da Conceição, com um programa festivo que congregou autoridades religiosas e políticas, bem como antigos e atuais alunos da instituição. Em declarações à Agência ECCLESIA, o bispo do Porto, que presidiu à eucaristia integrada nas comemorações, destacou o “extraordinário serviço” que aquela casa tem prestado à Igreja Católica e à região, ao longo dos anos. D. António Francisco dos Santos classificou as celebrações como um gesto de “gratidão” para com as pessoas que ali trabalharam e as que atualmente servem o Seminário, desde o reitor aos formadores, passando pelos funcionários. Sediado no antigo colégio de São Lourenço, o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição acolheu ao longo da sua história não só os alunos do P…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”