Postagens

Mostrando postagens de Março 14, 2019

Carolina Maria de Jesus é homenageada com o Doodle do Google

Imagem
Dia 14 de março de 2019 celebra os 105 anos do nascimento da escritora, autora de 'Quarto de Despejo' e outras obrasRedação, O Estado de S. Paulo
O Doodle (imagem inicial do Google) homenageia nesta quinta-feira, 14, a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Completam-se nesta data os 105 anos de nascimento da autora de Quarto de Despejo (1960), Casa de Alvenaria e Provérbios(1962) e outros livros publicados postumamente. O Doodle de Carolina Maria de Jesus Foto: Google Nascida em Sacramento (MG), Carolina viveu parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, onde sustentou sozinha os seus três filhos, trabalhando como catadora de lixo. Em 1960, publicou Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. Após o lançamento, a obra teve mais três edições, com um total de 100 mil exemplares vendidos e tradução para 15 idiomas.  O acervo da escritora está no Instituto Moreira Salles desde 2006: são dois cadernos manuscritos – Um Brasil para os Brasileiros: Conto…

STJ proíbe cobrança de taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet

Imagem
Foto: Divulgação A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou ilegal a cobrança de taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet. A decisão da Corte vale para todo o território nacional e determina que as empresas restituam os compradores pelas cobranças nos últimos cinco anos.
Os ministros do STJ entenderam que a taxa não poderia ser cobrada dos consumidores pela mera disponibilização de ingressos em meio virtual, constatando que a prática configura venda casada e transferência indevida do risco da atividade comercial do fornecedor ao consumidor, pois o custo operacional da venda pela internet é ônus do fornecedor. 
"A venda do ingresso para um determinado espetáculo cultural é parte típica e essencial do negócio, risco da própria atividade empresarial que visa o lucro e integrante do investimento do fornecedor, compondo, portanto, o custo embutido no preço", disse a relatora Nancy Andrighi.

Bahia Notícias

Bullycídio e as previsões no ordenamento jurídico

Imagem
Ofensas e humilhações causam danos de natureza moral e ainda podem resultar no trágico fim da vítima. A faixa etária mais afetada pelo bullying é justamente aquela que passa por transformações e ainda está fase de formação, a das crianças e adolescentes. (Pixabay)
Por Renato Campos Andrade* Tema bastante sensível e que volta e meia insere o Direito Penal nas manchetes policiais é o bullycídio. Trata-se do termo utilizado para a prática do suicídio cometido por quem sofreu o bullying. Significa dizer que as ofensas e humilhações não só causaram danos de natureza moral como resultaram no trágico fim da vítima. A internet criou diversas oportunidades e facilidades, mas possui também um lado extremamente negativo. A velocidade de propagação e abrangência de divulgação são capazes de elevar pessoas e empresas ao sucesso, mas também de agravar exponencialmente a prática do bullying. É o chamado cyberbullying. Seja por meio da internet ou de forma presencial, o bullying é uma realidade. A fai…

Sesc leva a todo o país a terceira edição do Projeto Arte da Palavra

Imagem
O Serviço Social do Comércio (Sesc) promove, em todo o país, a terceira edição do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leitura. Pesquisa feita pelo Ibope mostrou que 44% da população brasileira não têm o hábito de ler e 30% nunca compraram um livro, . O projeto do Sesc foi iniciado esta semana e vai percorrer, até dezembro deste ano, 93 municípios, reunindo 84 artistas, entre escritores, poetas, rappers (discurso rítmico com rimas e poesia), contadores de histórias, que vão dialogar com o público durante bate-papos, oficinas e apresentações poéticas. Todas as atividades são abertas à população e gratuitas. Lançado em 2017, o Arte da Palavra tem uma curadoria coletiva, feita por especialistas do Sesc de todo o país, que seleciona escritores nacionais para participarem do circuito. No ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram beneficiadas diretamente. Com a finalidade de destacar a literatura nacional, o Arte da Palavra se divide em três circuitos. O primeiro envolve os autores e é …

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA