Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 21, 2019

Grecianny Cordeiro é a nova imortal da Academia Cearense de Letras

Imagem
A Academia Cearense de Letras (ACL) elegeu a escritora e promotora Grecianny Carvalho Cordeiro como um de seus imortais. Ela, que já participava da Academia Fortalezense de Letras recebe agora o reconhecimento dos acadêmicos da Academia Mãe (1894). “Acabo de receber a notícia de que fui eleita para a Academia Cearense de Letras, para ocupar a cadeira no 8, deixada pelo poeta Horácio Dídimo. Para uma escritora cearense, não poderia haver alegria maior, fazer parte da mais antiga academia literária do país”, afirmou. Grecianny disse, ainda, que está realizando um sonho que acalenta desde o momento em que decidiu ser escritora. “Quero agradecer a cada um dos acadêmicos que compõe a ACL, por me distinguirem com tamanha honraria. Quero agradecer os demais concorrentes, Luciano Dídimo e José Maria Chaves, por fazerem uma campanha marcada por enorme respeito e distinção. Cada passo meu será dado no sentido de engrandecer, cada vez mais, a Academia Cearense de Letras”, declarou. O Estado

Obra de Monteiro Lobato cai em domínio público e é adaptada ao século 21

Imagem
Ubiratan Brasil, O Estado de S. Paulo
Desde o dia 1.º de janeiro, a obra deMonteiro Lobatoestá em domínio público, ou seja, os direitos autorais não mais pertencem exclusivamente aos descendentes. Isso acontece porque a proteção aos direitos é válida por 70 anos e termina a partir do primeiro dia do ano seguinte – como Lobato morreu em 1948, aos 66 anos, os direitos terminaram agora. Assim, é permitida a publicação da obra por qualquer editora, o que já resultou em um plano diversificado de edições (veja no quadro). Dentre todos os projetos, o mais ambicioso foi assumido pelo também escritorPedro Bandeira, exímio conhecedor da obra lobatiana e que está ambientando para o século 21 as brincadeiras e ensinamentos da turma do Sítio do Picapau Amarelo. “Minha adaptação protege o talento de Lobato”, assegura. “Autores geniais como Perrault, Andersen, Dumas ou Shakespeare têm sido adaptados sem parar. No caso de Lobato, quase toda sua linguagem e humor devem ser preservados e foi o que fiz. …

O sucesso editorial de Michelle Obama

Imagem
Michelle Obama deixou a Casa Branca há exatos dois anos, mas continua no topo. Eleita pelos americanos a mulher mais admirada do país, a ex-primeira-dama lançou em novembro sua autobiografia, Becoming (Minha História, Editora Objetiva). Um mês depois, o livro atingia a marca de 3 milhões de cópias vendidas. Agora, quebrou recorde ao ocupar o 1º lugar de livro mais vendido da Amazon. Até então, o recordista era Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James, publicado em 2012. No Brasil, é o 2º livro mais vendido de não ficção, atrás de Aprendizados, da top model Gisele Bündchen. Logo no prefácio, dá para entender o porquê do sucesso. De forma simples, ela descreve seu primeiro momento de solidão logo que deixou a Casa Branca. "Éramos só eu, nossos dois cachorros e uma casa silenciosa... E eu estava com fome. Na cozinha, abri a geladeira. Achei um saco de pão, peguei duas fatias e coloquei no forno elétrico. Abri o armário e peguei um prato. Sei que é esquisito, mas esse momento - de ti…

Homem mais velho do mundo morre aos 113 anos

Imagem
O homem mais velho do mundo, Masazo Nonaka, nascido no início do século passado, faleceu neste domingo (20), aos 113 anos - anunciou a imprensa japonesa. Nonaka nasceu em julho de 1905, segundo o livro Guinness dos Recordes, dois anos depois de os irmãos Wright fazerem o primeiro voo a motor e poucos meses antes de Albert Einstein publicar sua Teoria da Relatividade. O livro Guinness reconheceu Nonaka como o homem mais velho do planeta, após o falecimento do espanhol Francisco Núñez Olivera no ano passado. A pessoa que mais anos viveu foi a francesa Jeanne Louise Calment, falecida em 1997 aos 122 anos, de acordo com o Guinness.
AFP

21 de janeiro: Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Brasil

Imagem
O Dia Mundial da Religião é comemorado anualmente em 21 de janeiro. A data, cujo objetivo é promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade, foi criada em dezembro de 1949, através de uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, uma religião monoteísta fundada pelo líder Bahá’u’lláh, em meados do século XIX, na Pérsia. A ideia é incentivar a convivência pacífica entre todas as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, evitando a intolerância religiosa. Isso porque as questões religiosas sempre foram motivo para as piores guerras e conflitos que a humanidade já presenciou. Assim, nesta mesma data, o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, como um reforço ao objetivo proposto pelo Dia Mundial da Religião. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é instituído pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007. A data rememora o dia do falecimento da Iyalorixá …

Médico cearense Dayan Siebra lança livro sobre saúde, qualidade de vida e paixão

Imagem
No seu primeiro livro, o também Youtuber mostra como podemos dar mais atenção ao nosso corpo, às nossas intimidades, tornando-nos capazes de assumir o controle da nossa qualidade de vida. Foto: Divulgação / Evento O evento de lançamento do tão esperado livro acontece dia 25 de janeiro, na Livraria Leitura do Shopping Rio Mar Fortaleza, às 19h. Os seguidores do médico na internet e conferências poderão aprofundar esta fascinante rota de manutenção do equilíbrio corporal e da libido, desvendando nosso sistema celular básico, um mundo invisível que dirige nossos resultados em relação à nossa saúde, ações e sentimentos, tanto bons quanto maus, a cada momento de nossa vida. “Todas as pessoas possuem desejos internos gigantescos, que se não forem ativados podem permanecer adormecidos por toda a existência. Tenho 20 anos de formado e vi muitos pacientes em toda essa caminhada atravessarem tanto os limites do prazer como da dor. E posso garantir para você uma coisa, nada é mais determinante na…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”