Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 30, 2019

Governabilidade

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
A governabilidade pode ser entendida pela qualidade intrínseca do governante, significando a importância da tranquilidade política e socioeconômica para que um governo possa desempenhar suas atividades básicas. Em todos os tempos e sob qualquer regime, a governabilidade só alcançou sucesso na medida em que se apoiou em princípios éticos. "O fim justifica os meios", conforme Maquiavel, não é uma atitude estratégica, mas uma conduta incorreta que não leva uma sociedade a uma situação de justiça, nem se baseia na essência da democracia. Nos dias atuais existem muitos países ditos democráticos; elegem seus governantes, todavia, não apresentam uma sincera e clara harmonia entre os aspectos éticos e de governabilidade. Esses países são subdesenvolvidos, estão em fase de desenvolvimento ou, até mesmo, podem ser considerados desenvolvidos. Acreditamos que eles fazem parte de um contexto que é a nova versão do colonialismo primitivo e do…

FESTIVAL DE INIQUIDADES

Acompanhando os noticiários, a sensação que se tem é de que vivemos um constante e diuturno festival de iniquidades. Nunca se falou tanta bobagem e nunca se ouviu tanta idiotice.
É certo que o politicamente correto criou um número sem fim de hipócritas, os quais resolveram se manifestar acerca de um determinado assunto ou se portar diante de uma determinada ocasião da forma mais conveniente e mais aprazível, embora não representasse seu real pensamento ou sentimento. 
É também certo que o politicamente incorreto vem criando um número infindável de inconsequentes, os quais resolvem dar suas opiniões acerca de tudo e de todos como se fossem os verdadeiros donos a verdade, passando por cima das pessoas como um trator, não se importando o quanto ou quem machucam, ferem e angustiam.
Vamos aos fatos.
Num país como o Brasil, que conheceu a exploração colonial, a desumana escravização dos negros, o extermínio e a aculturação dos indígenas; que adotou o republicanismo após muita resistência, …