Postagens

Mostrando postagens de Março 15, 2017

Nove aperitivos poéticos dos principais movimentos literários do país

Imagem
do BOL Em 14 de março, comemora-se o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao nascimento do poeta Castro Alves. Relembre alguns dos mais importantes movimentos literários do país em trechos escritos por seus destacados representantes. Reprodução/Wikipedia 1 Quinhentismo "Depois de tudo criado por conto, peso e medida, disse Deus: 'Seja formado o homem, como treslado de nossa imagem subida'. E criou a Adão, a quem dotou da semelhança divina. Mas foi tal sua morfina, que mui depressa borrou aquela imagem tão divina"
Carta da Companhia José de Anchieta (1534-1597) Reprodução/Templo Cultural Delfos 2 Barroco "Se Pica-flor me chamais  Pica-flor aceito ser mas resta agora saber  se no nome que me dais  meteis a flor que guardais  no passarinho melhor.  Se me dais este favor  sendo só de mim o Pica  e o mais vosso, claro fica  que fico então Pica-flor" 
A uma que lhe chamou pica-flor Gregório de Matos (1636-1696) Reprodução/Poesia do Brasil 3 Arcadismo "Eu, Maríli…

Comida caseira e TV desligada durante as refeições pode ajudar a manter o peso

Imagem
Adultos que nunca assistem à televisão durante as refeições e que geralmente consomem comida feita em casa têm menos risco de serem obesos, de acordo com estudo publicado no periódico "Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics".
Pesquisas anteriores sugeriam que refeições em família mais frequentes eram ligadas a um menor risco de obesidade. Mas o estudo recente, que avaliou mais de 12 mil moradores do estado de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que comer em casa, em vez de comer fora, e com a televisão desligada são hábitos ligados a um risco menor de obesidade, independentemente da presença da família durante a refeição. "Os hábitos de refeições familiares variam, e podem estar associados com a obesidade em adultos", diz a principal autora da pesquisa, Rachel Tumin, do Centro de Recursos Governamentais das Faculdades de Medicina de Ohio, em Columbus. "Adultos podem comer mais quando estão assistindo à televisão, e refeições que não são feitas em cas…

Professoras cearenses são homenageadas com prêmio Gente de Bem

Imagem
As professoras cearenses Dáulia Bringel e Suzana Dias Ribeiro receberam do shopping Benfica, na noite desta terça-feira, 14, o prêmio Gente de Bem pelas ações realizadas em prol do desenvolvimento do Estado e do bem comum. As duas se destacaram pelo trabalho ligado à educação. Dáulia inspira a fundação do Colégio cearense homônimo; já Suzana é uma das fundadoras da Academia Fortalezense de Letras e integra as Amigas do Livro. Redação O POVO Online

Acervo de Rachel de Queiroz passa por restauração e catalogação

Imagem
Desde janeiro passado em terras cearenses, o acervo de Rachel de Queiroz que foi doado pelo Instituto Moreira Salles (IMS) para a Universidade de Fortaleza (Unifor) está em processo de restauração. O POVO visitou o setor de higienização da instituição cearense e acompanhou parte do processo de limpeza e restauro da coleção, prevista para ser aberta ao público em maio próximo. São mais de três mil itens recém-chegados do Rio de Janeiro e que ficarão disponíveis para visitação na Biblioteca Central da Unifor. “A coleção é muito grande. Alguns livros estavam sendo bem manuseados, mas outros não estavam sendo bem cuidados e estão sem o dorso ou destruídos por insetos”, explica o restaurador Francisco Gomes do Nascimento. Apesar dos desgastes, Gomes destaca que a “maioria dos livros está numa condição boa”, revelando o cuidado que Rachel tinha pelas obras e que foi mantido pelo IMS. Mesmo assim, ele diz, todos os títulos – até os mais novos, de 2003 – estão passando por inspeção. “Eu pego…

Fiscalização em vias de Fortaleza passa a ser feita com câmeras

Imagem
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza começou a fiscalizar infrações em vias da Capital com uso de câmeras de videomonitoramento. Segundo o superintendente do órgão, Arcelino Lima, a tecnologia ajudará a flagrar infrações no trânsito.  O foco, porém, é monitorar o tráfego em tempo real para flagrar possíveis colisões, existência de veículos em pane, pontos de alagamento, se há semáforos com problema e todo tipo de atividade que prejudique a fluidez no trânsito. As ações para solucionar os casos devem acontecer imediatamente, com o reboque de veículos ou acionamento de agentes da AMC.  Arcelino diz ainda que, com as câmeras, vai ser verificada, entre as infrações, se há veículos estacionados em local proibido, sobre a faixa de pedestre ou trafegando nas ciclofaixas, além da ocorrência de avanços de semáforos e demais situações irregulares ou que gerem transtorno.  As multas por infrações flagradas em videomonitoramento estão regulamentadas para vias urbanas …

Homens bonitos vão ao cinema

Imagem
Romance de Marco Lacerda vai para as telas com produção internacional dirigida por Renato Falcão. Renato Falcão e Marco Lacerda, diretor e autor de Clube dos Homens Bonitos (Beto Novaes/EM)
Por Charles Mascarenhas*
“Uma noite, pouco antes do fechamento do clube, Bruno entrou no escritório de Fred e Betsy equilibrando-se com desenvoltura nas alturas de um salto7. Vestia o longo penhoar de cetim preto e usava o colar de pérolas, as duas recordações da mãe que trouxera do Brasil. Dorothy o maquiara sem excesso, procurando ressaltar com batom carmim seus lábios rasgados. Enquanto as colegas usavam perucas, ele tinha cabelos naturalmente anelados caindo sobre os ombros com displicência.”

Este é Bruno Fraga, personagem central do romance Clube dos Homens Bonitos, um dos livros do jornalista mineiro Marco Lacerda escrito na década de 90. Os outros são Favela High-Tech e As Flores do Jardim da Nossa Casa.
O romance é a história real de um jovem brasileiro, de Belo Horizonte, de família rica e …

Rede de centros de acolhimento na Argentina estende-se para prevenir o trabalho infantil

Imagem
Um novo centro de acolhimento para menores (CCI) abriu em Puerto Gaboto, na Argentina, e deverá acolher mais de 30 crianças até aos quatro anos de idade, «filhas de pais pescadores informais», no âmbito do programa «Trabalho não é assunto de criança», informa a agência Fides.
O CCI de Puerto Gaboto junta-se agora à rede dos mais de 30 centros de acolhimento existentes na região, criados com o objetivo de prevenir o trabalho infantil doméstico ou perigoso em âmbitos urbanos e rurais. Nestes espaços, os menores recebem cuidados médicos, educação, praticam uma alimentação saudável e brincam, enquanto os seus pais trabalham.
Fátima Missionária

TST derruba liminar que suspendia publicação da "lista suja" do trabalho escravo

Imagem
Ivan Richard Esposito - Repórter da Agência Brasil O ministro Alberto Bresciani, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), derrubou hoje (14) a liminar concedida, na última terça-feira (7), pelo presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, que suspendeu, por pelo menos 120 dias, a decisão que obrigava a União a publicar o cadastro de empresas autuadas pelo governo por submeter seus empregados a condições análogas à escravidão, a chamada "lista suja do trabalho escravo". Com a nova liminar, concedida agora, em favor de mandado de segurança protocolado ontem (13) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), fica reestabelecida a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, que havia determinado a imediata publicação da lista suja. No entanto, como a decisão do TRT ordenava a publicação do cadastro até a última terça-feira, ainda não há uma definição se será concedido novo prazo para que o Ministério do Trabalho dê publicidade à lista. Em sua decisão, Brescian…

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Tudo começa com o caderno de caligrafia

14 etnias não têm seu idioma original preservado no Estado do Ceará

Adjetivando a vida

Intolerância: arma dos preconceituosos