Postagens

Mostrando postagens de Abril 14, 2017

Inscrições abertas para o Prêmio SP de Literatura

Imagem
Até o próximo dia 20 de abril, escritores do país inteiro podem se inscrever para concorrer à premiação da 10ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura. Uma das premiações mais conceituadas do gênero literário no Brasil, o concurso é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os autores podem se inscrever em duas categorias, a de "Melhor Livro do Ano" e "Melhor Livro do Ano - Autor Estreante". Esta última se divide em duas modalidades: "Autores com mais de 40 anos de idade" e "Autores com menos de 40 anos de idade". Os interessados podem consultar o regulamento completo nos sites da premiação (premiosaopaulodeliteratura.Org.Br) e da Secretaria da Cultura de São Paulo (cultura.Sp.Gov.Br). Para participar, o escritor deve ter publicado sua obra, em primeira edição, no ano passado, no gênero romance. Ou seja, tratam-se de obras de ficção. A premiação é individual e vai contemplar o(a) vencedor(a) com R$ 200 mil para o melhor livr…

EUA: 40% dos cânceres estão relacionados com o tabaco

Imagem
De 2009 a 2013, cerca de 660.000 pessoas por ano foram diagnosticas com câncer nos Estados Unidos. Há mais de 36 milhões de fumantes atualmente nos Estados Unidos. (Divulgação)
Até 40% dos cânceres diagnosticados nos Estados Unidos podem estar relacionados com o uso do tabaco, segundo um estudo federal. O fumo está em descenso entre os adultos dos Estados Unidos há décadas, mas continua sendo a principal causa evitável de câncer, de acordo com o relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
De 2009 a 2013, cerca de 660.000 pessoas por ano foram diagnosticas com câncer nos Estados Unidos, segundo o estudo. E durante este período, 343.000 mortes por ano foram resultado de um tumor maligno vinculado ao tabagismo.
"Há mais de 36 milhões de fumantes atualmente nos Estados Unidos", detalha o diretor dos CDC, Tom Frieden.
"Infelizmente, cerca da metade pode morrer prematuramente por doenças relacionadas ao tabaco, e cerca de seis milhões devido a um câncer se os p…

A esperança vem da cruz, diz Papa

Reformas

Imagem
GONZAGA MOTA*
Há algum tempo, no Brasil, estamos falando, debatendo e examinado a possibilidade da realização de algumas reformas. Vivemos em uma época de reformismo crônico. Existe uma expectativa generalizada espalhada em todo o País. Por isso, impõe-se que se reflita atenciosamente. É preciso um correto diagnóstico dos problemas, para que se possa avaliar se realmente necessitamos reformar nosso direito positivo. Assim sendo, duas vertentes de análise devem ser observadas. Numa, precisamos saber se as reformas propostas são para ajustes de caixa circunstanciais ou para promoverem o crescimento econômico e a inclusão social e, noutra, se são objetivos de Governo, ou então de Estado. Os Governos passam, já o Estado permanece com seus objetivos estruturantes e duradouros. Não obstante sucintas, as reflexões aqui apresentadas servem para estimular, pelo menos, debates sobre o assunto. No entanto, gostaríamos de salientar que as reformas verdadeiras só ocorrerão quando sairmos do Estado …

Acima de todo nome

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
Jesus não quis o sofrimento, nem para si nem para ninguém. Ao contrário, lutou generosamente para combater os males, as doenças, as injustiças da humanidade marginalizada. Busca uma única coisa: o reino de Deus e sua justiça. Vemo-lo identificado com a perseguição e também com o martírio, mas em fidelidade ao projeto do bom Deus. Por isso mesmo, vive num clima desfavorável, pela insegurança, conflitos e ameaças, sem jamais se distanciar ou se afastar da morte.
O belíssimo hino do apóstolo Paulo, na sua carta aos Filipenses, exorta-nos, em tônica expressiva, forte e ao mesmo tempo sintética, sobre a vida e a missão de Jesus de Nazaré: “Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da Sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte, e morte de cruz” (cf. Fl 2, 6-7).
Como é bom parar diante da liturgia da Quinta-Feira…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA