Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 5, 2016

LOAS DE AMOR, JUSTIÇA E PAZ

Padre Geovane Saraiva*
Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), ao lutar com obstinação pelo projeto de Deus-Pai, investiu no essencial, naquilo que não só humaniza, mas que leva as pessoas à realização, já aqui neste mundo, do compromisso com Jesus de Nazaré, aquele que desceu do céu cheio de estrelas – tu scendi dalle stelle.

A lei do amor que o Filho de Deus implantou foi amplamente difundida por essa grande e exemplar figura humana, guardando-a como algo concreto em sua vida: “Aquele que me ama será amado por meu Pai; nós viremos a ele e faremos nele nossa morada” (Jo 14, 23).
Sincera confiança e persistência absoluta em um Deus enlouquecido de amor, naquela pobre criança da estribaria, exposta à sujeira, ao vento e ao frio, fazem-nos pensar como o santo napolitano carregou consigo, na mente e no coração, a cidade santa, a Jerusalém Celeste, a qual deve ser a utopia maior de todo cristão, na alegoria bíblica da alta incomparável cidade, que prescinde de iluminação; uma vez que a…

SE FALEI MAL, DÁ TESTEMUNHO DO MAL; E, SE BEM, POR QUE ME FERES?

domtotal.com
Muitas vezes agimos procurando nos outros respostas para nossas dúvidas e questões. Por Fabrício Veliq* “E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.
Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.
Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito.
E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote?
Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?”
João 18:23 Interessante esse texto. Jesus está respondendo à pergunta do sumo sacerdote a respeito de seu ensinamento no povo judeu. Jesus, ao responder dizendo que já havia falado abertamente ao povo, pede para que o sumo sacerdote interrogue o povo. Frente a isso, é agredido e responde com esse versículo que col…

CIDADES MORTAS DE UM PAÍS ZUMBI

domtotal.com Monteiro Lobato se mostrou inovador, pois não concordava com a imposição das regras. Ironia pressupõe inteligência, logo, ser irônico no Brasil sempre foi e é coisa muito perigosa. Por Walter Navarro* O comportamento vexatório, penoso, desagradável, ridículo, histérico e desesperado dos deputados, senadores petistas e aliados deste III Reich genérico e tupiniquim que o PT tentou ser; lembra uma anedota do meu pai advogado. Advogados criminalistas são engraçados com suas histórias e folclore. Valha-me São José Maria Alkimim. Quando eu e meus irmãos insistíamos num assunto já descartado e encerrado, meu pai contava o "causo" do vagabundo que é preso e tenta se explicar ao delegado, com fraudulenta ladainha. Como um José Eduardo “Rolando Lero” Cardozo. O delegado ouvia tudo pacientemente, aquiescendo, para no final decretar: "O senhor tá certo, mas vai preso assim mesmo...". Hoje, o doutor delegado ainda poderia ser mais irônico e completar: "Ôoooo sold…

[VÍDEO] LEICESTER CITY: A “MARAVILHOSA HISTÓRIA” DO CAMPEÃO DA PREMIER LEAGUE

LONDRES, 04 Mai. 16 / 07:30 pm (ACI).- O Bispo de Nottingham na Inglaterra, Dom Patrick McKinney, expressou sua alegria pela vitória na Premier League do Leicester City, uma equipe formada por diversos jogadores provenientes da segunda e terceira divisão, que quase foram rebaixados na última temporada e depois superou as equipes milionárias como o Manchester City ou Chelsea.
Com 77 pontos e a dois jogos antes da finalização da liga, o Leicester City se tornou campeão depois de empatar por 1 a 1 com o Manchester United no fim de semana e logo após o empate da equipe que estava em segundo, o Tottenham, em 2 a 2 com o Chelsea.
Em declarações à Rádio Vaticano, o Prelado inglês que governa a diocese onde está Leicester City disse que esta “é uma história maravilhosa de um pequeno clube com pouco dinheiro e jogadores que foram rechaçados e chegaram das divisões inferiores, que se uniram para ser uma equipe fantástica que venceu as equipes mais poderosas e ricas da Premier League”.
“É uma …

O AMOR EM FAMÍLIA GERA ALEGRIA

domtotal.com A vida familiar bem vivida é caminho de santificação, na oração entre os cônjuges e filhos. Vamos viver o amor nas nossas famílias e gerar alegria para toda a sociedade. Por Dom Anuar Battisti* A carta do papa Francisco às famílias, Amoris Laetitia, é um belo itinerário para viver a alegria do amor no lar das famílias do mundo inteiro. O próprio papa faz um resumo: “No desenvolvimento do texto, começarei por uma abertura inspirada na Sagrada Escritura, que lhe dê o tom adequado. A partir disso, considerarei a situação atual das famílias, para manter os pés no chão. Depois lembrarei alguns elementos essenciais da doutrina da Igreja sobre o matrimônio e a família, seguindo-se os dois capítulos centrais, dedicados ao amor. Em seguida destacarei alguns caminhos pastorais que nos levem a construir famílias sólidas e fecundas segundo o plano de Deus, e dedicarei um capítulo à educação dos filhos. Depois deter-me-ei em um convite à misericórdia e ao discernimento pastoral perante s…

IGREJA/SOCIEDADE: ENCONTRO NACIONAL DE LEIGOS VAI ALERTAR PARA «VÍTIMAS DO ABORTO»

Agência Ecclesia 04 de Maio de 2016, às 17:14     DR Temática estará inserida no painel «Reconciliação e Perdão», este sábado em Évora
Lisboa, 04 mai 2016 (Ecclesia) – Um dos painéis do 3.º Encontro Nacional de Leigos, este sábado em Évora, vai olhar para as pessoas que atualmente sofrem com a realidade do aborto, por terem-no praticado ou sido cúmplices na sua prática.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, Pedro Gil, que vai moderar o debate intitulado “Reconciliação e Perdão”, realça que existem hoje pessoas que são “vítimas do aborto”, cujas “feridas é urgente curar”.
“A ideia da reconciliação e perdão”, realça o diretor do gabinete de imprensa do Opus Dei, “tem a ver não só com a pacificação entre pessoas desavindas, mas também com aquele processo de cura interior pela qual elas se libertam do peso das coisas que fizeram erradamente”.
A prática do aborto, a par de outras questões ligadas ao direito à vida, como a eutanásia e a procriação medicamente assistida, continuam hoje em debat…

PAPA: APRENDER COM AS CRIANÇAS O DESAFIO DO DIÁLOGO

2016-05-05 Rádio Vaticana

Antes da Audiência Geral desta quarta-feira dia 4 de maio, o Papa Francisco recebeu na Sala Paulo VI os participantes de um colóquio com o Instituto Real para Estudos Interconfessionais de Amã, na Jordânia – um evento promovido pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.
Nas palavras que dirigiu aos participantes, o Pontífice recordou a visita que fez à Jordânia e enalteceu o trabalho “de construção” do Instituto Real. “Nós vivemos um período em que estamos muito acostumados com a destruição que as guerras provocam. E o trabalho de diálogo, de aproximação sempre nos ajuda a construir.”
A primeira etapa de um caminho – recordou – é o diálogo, que nos faz sair de nós mesmos com a palavra para encontrar o pensamento do outro. “Depois deste encontro da palavra, os corações se encontram e tem início um diálogo de amizade que acaba com um aperto de mãos. Palavra, coração e mãos. É simples!” – disse o Papa. “Até uma criança é capaz... Por que nós não po…

TERREMOTO NO EQUADOR: RELIGIOSA FALECIDA INSPIRA CATÓLICOS DA IRLANDA

Irmã Claire Crockett / Foto: Facebook Hogar de la Madre
DUBLIN, 04 Mai. 16 / 08:00 pm (ACI).- Claire Crockett foi uma religiosa irlandesa que morreu no terremoto no dia 16 de abril no Equador da mesma forma que viveu: ajudando aos outros. Este testemunho deixou um legado importante que serve de inspiração para sua família e os católicos de sua pátria.
Emmet Doyle, primo de Claire, disse ao National Catholic Register que o testemunho da religiosa serviu de consolo à sua família, que sofreu muitíssimo com a notícia de seu falecimento durante o terremoto de 7,8 graus na escala de Richter. “Ela morreu como viveu: ajudando os outros”, disse.
Doyle também indicou que seus parentes a consideravam “uma superestrela” e que “todos a amavam”.
A irmã Claire Crockett vivia junto com outras nove religiosas na comunidade das ‘Siervas del Hogar de la Madre’, localizada em Playa Prieta, a 200 quilômetros de Guayaquil. Todas moravam no segundo andar de um colégio que administravam.
Depois do terremoto…

MERCÚRIO PASSARÁ DIANTE DO SOL

domtotal.com Os interessados poderão seguir a trajetória do planeta. Planeta Mercúrio Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, passará na próxima segunda-feira entre a Terra e o Sol, um fenômeno raro, que poderá ser observado na parte do mundo em que for dia no momento, principalmente no oeste da Europa.
Durante várias horas, os interessados poderão seguir a trajetória de Mercúrio, que aparecerá como um pequeno disco preto se deslocando à frente do astro. Para poder ver este espetáculo será preciso contar com instrumentos astronômicos.
O fenômeno começará às 11h12 GMT (08h12 de Brasília) e terminará às 18h42 GMT (15h42 de Brasília). A hora poderá variar levemente dependendo do local.
Visualmente, "Mercúrio dará a impressão de morder uma das bordas do Sol, depois o atravessará muito lentamente, antes de sair pelo outro lado", explicou à AFP Pascal Descamps, um astrônomo do Observatório de Paris.
Este fenômeno, que durará sete horas e meia, é "raro porque exige um al…