Postagens

Mostrando postagens de Março 3, 2018

Iniciativas culturais celebram o Dia da Mulher na Capital

Imagem
por Iracema Sales - Repórter As reminiscências históricas da música cearense são anteriores aos registros em partituras ou fonográficos, como demonstra a pesquisa, iniciada em 2002, materializada no livro "Pérolas - o feminino no cancioneiro cearense 1900-2017 histórias e relatos de vida", do cantor e compositor, Pingo de Fortaleza. A obra, acompanhada por 3 CD's, integra o projeto "Solo Feminino", cujo lançamento acontecerá neste sábado (3), às 19h, no Cineteatro São Luiz, durante show com mais de 20 cantoras, que escreveram diferentes capítulos dessa história em aberto. Ayla Maria, Téti, Mona Gadelha, Izaíra Silvino e Nayra Costa figuram entre as 20 cantoras que relatam sobre suas vidas no livro. As trajetórias representam alguns momentos da participação feminina na música cearense, desde as primeiras décadas do século XX, ou antes, resgatando as heranças indígena e negra. Sem deixar de lado a época de ouro do Rádio, que, no Ceará, começa no fim da década de …

Torquato Neto: livro celebra 45 anos de sua morte

Imagem
por Iracema Sales - Repórter Torquato Neto em uma das imagens do livro "Essência": coletânea descortina diferentes facetas do poeta a partir de sua produção Artífice da palavra e um dos idealizadores da Tropicália, o poeta, jornalista, ator, cineasta, produtor e agitador cultural Torquato Neto (1944-1972) traçou sua trajetória de vida à luz da arte, com um olhar especial para a poesia, que funcionava como válvula de escape, pela qual exacerbava seu inconformismo diante do mundo. O poema "Cogito", que parece anunciar sua saída do palco da vida - no aniversário de 28 anos, por vontade própria, em novembro de 1972 - expressa numa escrita precisa e sensível a incompatibilidade entre vida real e poesia. "Eu sou como sou/pronome pessoal intransferível/ do homem que iniciei/ na medida do impossível/ eu sou como eu sou/ vidente/ e vivo tranquilamente/ todas as horas do fim", avisou o autor de "Geleia Geral", considerado o hino da Tropicália, movimento cu…

Carlus Campos abre exposição "Impressões Digitais" na Kaleidoscope

Imagem
Celebrando as possibilidades criativas da gravura, o artista plástico Carlus Campos, ilustrador do O POVO com 30 anos de carreira, inaugura a mostra “Impressões Digitais”. A abertura será nesta quinta-feira, 1º de março, na Kaleidoscope Galeria, no Centro de Fortaleza. Tratando sobre as experimentações com a linguagem e o fascínio do artista pela forma de se fazer a gravura, a exposição ficará disponível até o dia cinco de maio, com horários de visitação de 10 às 19 horas de segunda a sexta e aos sábados das 10 às 17 horas. Os trabalhos da mostra fazem um contraponto entre as tecnologias digitais do mundo contemporâneo e as formas analógias de fazer ilustração. Na mostra, Carlus Campos leva seu trabalho e seu contato que perpassa a madeira e o papel, formando imagens com texturas únicas, que se diferenciam do que pode ser feito em computador. O resultado é uma coletânea de fragmentos e recortes que mostram a potência criativa desta linguagem. Carlus Campos completou três décadas de c…

Filme de espionagem com Jennifer Lawrence é destaque nos cinemas

Imagem
Um acidente no palco corta a carreira da promissora bailarina. Seu tio, então, a convence a integrar também o serviço secreto. A ex-bailarina entra para uma escola de espionagem onde, curiosamente, o treinamento enfatiza muito mais táticas sexuais do que armas ou lutas. (Divulgação)
Por Neusa Barbosa e Alysson Oliveira
São Paulo - Veja um resumo dos principais filmes em cartaz nas salas de cinema do país:
"OPERAÇÃO RED SPARROW"
- Dirigido pelo austríaco Francis Lawrence ("Jogos Vorazes"), o thriller de espionagem "Operação Red Sparrow" sofre de uma grande dispersão de energia em muitos focos narrativos, além de uma notável falta de sutileza em todos eles.
A história começa em Moscou, onde reina no Bolshoi a primeira bailarina Dominika Egorova (Jennifer Lawrence). Talentosa a moça é, mas sua boa posição também depende da influência do tio Vanya (Matthias Schoenaerts), ligado ao serviço secreto russo.
Um acidente no palco corta a carreira da promissora bailar…

Quaresma

Imagem
Geovane Saraiva*
Jesus, depois de ser batizado por João Batista no Rio Jordão, retirou-se para o deserto da Judeia e, durante 40 dias, jejuou, a fim de preparar-se para a missão de anunciar o reino de Deus. Convém aqui recordar Moisés, que jejuou por 40 dias no Horeb, o monte de Deus. Já o profeta Elias caminhou por 40 dias, até chegar à montanha de Deus. Somos a Igreja de Deus em busca do referido monte, vivendo, em cada ano, o espírito da Campanha da Fraternidade que, em 2018, está com o tema: "Fraternidade e superação da violência". Que esta campanha abra a mente e o coração dos seguidores de Jesus de Nazaré, a viver a vida de filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Envolvidos pelo que existe de mais sagrado, gravemos na mente e no coração a sua extraordinária força simbólica, como um tempo favorável na caminhada do povo de Deus. Quaresma, na verdade, expressa um tempo santo e abençoado (dias, noites e anos), em que Deus quer se revelar e se manifestar em toda a sua pleni…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil