Postagens

Mostrando postagens de Maio 15, 2019

Domingo do Bom Pastor

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
O povo de Deus é chamado a pensar, de alma e coração elevado, a partir da compaixão do Pai, mas em conformidade com os ensinamentos do Bom Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, em estreitos laços de comunhão com as ovelhas ou rebanho do Senhor. A dinâmica aqui tem por base o Evangelho de Jesus, segundo São João, o do Bom Pastor, que conhece suas ovelhas, uma a uma, sem esquecer-se de nenhuma delas, mesmo aquela que parece ser a última. Tal dinâmica nos leva à certeza de que o Pai deu as ovelhas ao Filho e as confiou, sendo, imensuravelmente, infinito e maior.
Alegra-nos fazer parte do rebanho do Senhor, hoje estando à frente do referido rebanho o Papa Francisco, por quem suplicamos orações aos seguidores do Bom Pastor, na Igreja Católica e nas demais confissões, ao se sentirem responsáveis também pelo mundo, feito para todos. É sempre bom entrar mais na lógica do vasto mistério do Bom Pastor, não pensando em tirar proveitos e vantagens, mas, sim, graça e dom dadivos…

Sombria paródia da realidade

Imagem
Em 'A Literatura Nazista na América', Roberto Bolaño mostra como a cultura do nazifascismo está presente nas obras
Quando morreu, aos 50 anos de idade, o escritor chileno Roberto Bolaño estava na fila de espera por um transplante de fígado. Portador de hepatite C, faleceu de insuficiência hepática em 2003, na cidade de Barcelona. Além de 10 livros publicados, deixou quatro obras inéditas.
Roberto Bolaño pertence àquela legião de escritores que se tornam conhecidos, e devidamente reconhecidos, apenas depois da morte. Após 2003, sua obra ganhou visibilidade, foi descoberta por leitores, escritores, críticos e pesquisadores. Hoje é considerado um dos principais expoentes da literatura latino-americana da segunda metade do século 20.
A editora Companhia das Letras está lançando uma de suas obras mais significativas publicada originalmente em 1996: “A Literatura Nazista na América”. Na definição do próprio Bolaño, pode ser descrita como “uma antologia vagamente enciclopédica da litera…

Cenário onde Rachel de Queiroz viveu, Ilha do Governador (RJ) é revisitada em imagens e diálogos

Imagem
Por Roberta Souza, 
Sem o mínimo de referência geográfica do local para onde iríamos, encontrar um taxista que morava lá há 42 anos permitiu um passeio imersivo e singular
Custou para um motorista aceitar a corrida no aplicativo. Dois cancelaram antes de José Walter se apresentar ao meio-dia na porta do hotel em que estávamos hospedadas, eu e a fotógrafa Fabiane de Paula, para nos levar ao destino planejado. A Ilha do Governador era nossa escolha por dois motivos: lá ficava a quadra de uma das escolas de samba que homenagearia o Ceará na Sapucaí, no Carnaval de 2019; mas também era o cenário onde Rachel de Queiroz (1910-2003) tinha vivido por mais de uma década. O taxista José Walter no mirante da Praia da Bica, na Ilha do Governador (RJ) Foto: Fabiane de Paula Sem o mínimo de referência geográfica do local para onde iríamos, saber que o taxista que nos conduzia já morava lá há 42 anos foi um alívio. Maranhense, porém filho de pai cearense, José Walt…

Cinebiografia de Elton John, "Rocketman" resgata carreira e estilo do artista pop

Imagem
Elton John não foi comum. E sabia disso. Seu figurino o acompanhava como a certeza. Entre as décadas de 1960 e 1970, já nascia rei de um império que ele mesmo criou, sonoro, repleto de sucessos, além de visual, essencialmente extravagante. Quem conta essa história de mais de 50 anos dedicados à musica e a um estilo que - por mais que tivesse a memória de ícones como Elvis Presley -, era próprio do mito musical que Elton John ajudou a dar vida, é a cinebiografia do cantor, Rocketman, dirigida por Dexter Fletcher. A produção, que chega em um momento em alta de biografias - como a do lendário Queen, Bohemian Rhapsody (2018) -, é estrelada por Taron Egerton, um britânico de 29 anos que faz as vezes de Elton ao lado de Jamie Bell, 33, interpretando o principal colaborador do verdadeiro astro britânico, Bernie Taupin. O figurino? Claro que é destaque. É a máxima de John, e agora, do filme. Desenhado por seu fiel figurinista, o mesmo de Cher, Bob Mackie, Elton John só faltava piscar. "…

Obras de reconstrução do Museu Nacional começam este ano, diz diretor

Imagem
As obras de restauração do Museu Nacional vão começar este ano. A garantia foi dada nesta terça-feira (14) pelo diretor da instituição, Alexandre Kellner, durante assinatura de protocolo de intenção de cooperação técnico-científica com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O museu, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi consumido por um incêndio no dia 2 de setembro do ano passado. “As obras se iniciam este ano. Nós temos a dotação de R$ 1 milhão, para o projeto executivo da reconstrução das fachadas e do telhado. Dentro deste contexto, a UFRJ já fez a licitação, a empresa já foi contratada e nós temos uma emenda parlamentar impositiva, através da bancada federal do Rio de Janeiro, de R$ 55 milhões. Temos o dinheiro, tem o projeto, é só começar o trabalho. Cobrem da gente: este ano, nós começamos com as obras de reconstrução do Museu Nacional”, disse Kellner, ao lado do presidente do Ibram, Paulo Amaral. Kellner explicou que as obras executadas até agora fora…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”