Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2016

PÁSCOA, ALEGRIA E JÚBILO

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Depois de ter seguido os passos de Jesus, ao entrar na cidade Jerusalém montado em um jumentinho, com a liturgia de Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa e, com ela, o incomensurável acontecimento de nossa fé. Passamos pelo mistério da paixão, morte de ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só é possível haurir tão excelso mistério, dádiva de Deus, na Semana Santa, a partir da contemplação do absoluto de Deus, do mais profundo do nosso ser, vivenciando-a como algo muito especial, dentro de um clima de muito amor penitencial, na perspectiva da entrega no serviço aos irmãos.
Com o início do Tríduo Pascal, na Quinta-feira Santa, temos como eixo central o inefável mistério da nossa redenção, quando a comunidade dos batizados se reúne para celebrar a Ceia do Senhor, trazendo para junto de si e colocando na mente e no coração o Servo de Javé, na sua oferta ou entrega, exaltando-se acima de todo e qualquer nome (cf. Fl 2, 9). Sem esquecer de que Ele, nesse di…

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO NA VIGÍLIA DE PÁSCOA NO VATICANO

Imagem
Foto: ACI Prensa
Vaticano, 26 Mar. 16 / 06:31 pm (ACI).- Esta noite, às 20:30h, horário de Roma, o Papa Francisco presidiu na Basílica Vaticana, a Solene Vigilia da Noite Santa de Páscoa. O Rito teve início no átrio da Basílica de São Pedro com a bênção do fogo e a preparação do Círio Pascal. Com a procissão do Círio e o canto do Exultet, seguiram a Liturgia da Palavra e a Liturgia Batismal, na qual o Pontífice batizou 12 neófitos provenientes da Albânia, Camarões, Coreia, Índia e China.
Publicamos a seguir o texto completo da Homilia que o Papa Francisco pronunciou no curso da Vigília Pascoal:
«Pedro (…) correu ao sepulcro» (Lc 24, 12). Quais poderiam ser os pensamentos que agitavam a mente e o coração de Pedro durante esta corrida? O Evangelho diz-nos que os Onze, incluindo Pedro, não acreditaram no testemunho das mulheres, no seu anúncio pascal. Antes, aquelas «palavras pareceram-lhes um desvario» (v. 11). Por isso, no coração de Pedro, reinava a dúvida, acompanhada por muitos pen…

CRISTO RESSUSCITADO: CAMINHOS DE ESPERANÇA

Imagem
Países como Síria, Ucrânia, Iraque, Iêmen, Líbia, Nigéria, Chad, Costa de Marfim ou Venezuela no centro da mensagem da benção Urbi et Orbi no Domingo de Páscoa 27 MARÇO 2016 PAPA FRANCISCO Publicamos a seguir a mensagem Urbi et Orbi do Papa Francisco pronunciada da sacada central da basílica vaticana hoje, domingo, 27 de março: *** «Louvai o Senhor porque ele é bom: porque eterna é a sua misericórdia» (Sl 135,1).
Queridos irmãos e irmãs, feliz Páscoa! Jesus Cristo, encarnação da misericórdia de Deus, por amor morreu na cruz e por amor ressuscitou. Por isso, proclamamos hoje: Jesus é o Senhor! A sua Ressurreição realiza plenamente a profecia do Salmo: a misericórdia de Deus é eterna, o seu amor é para sempre, não morre jamais. Podemos confiar completamente N’Ele, e damos-Lhe graças porque por nós Ele desceu até ao fundo do abismo. Diante dos abismos espirituais e morais da humanidade, diante dos vazios que se abrem nos corações e que provocam ódio e morte, somente uma infinita mi…

O PAPA FRANCISCO: NÃO CAIR NA ARMADILHA DE SER CRISTÃOS SEM ESPERANÇA

Imagem
Na celebração da Vigília Pascal na Basília de São Pedro, o Santo Padre batiza doze catecúmenos procedentes de vários países do mundo. Texto completo da homilia 26 MARÇO 2016 PAPA FRANCISCO Publicamos abaixo a homilia do Papa Francisco da Vigília Pascal da noite santa, pronunciado na Basílica Vaticana no sábado, 26 de março de 2016: *** «Pedro (…) correu ao sepulcro» (Lc 24, 12). Quais poderiam ser os pensamentos que agitavam a mente e o coração de Pedro durante esta corrida? O Evangelho diz-nos que os Onze, incluindo Pedro, não acreditaram no testemunho das mulheres, no seu anúncio pascal. Antes, aquelas «palavras pareceram-lhes um desvario» (v. 11). Por isso, no coração de Pedro, reinava a dúvida, acompanhada por muitos pensamentos negativos: a tristeza pela morte do Mestre amado e a deceção por tê-Lo renegado três vezes durante a Paixão. Mas há um detalhe que assinala a sua transformação: depois que ouvira as mulheres sem ter acreditado nelas, Pedro «pôs-se a caminho» (v. 1…

HOJE É A PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO

Imagem
REDAÇÃO CENTRAL, 27 Mar. 16 / 07:00 am (ACI).- Hoje é o dia em que a Igreja Católica celebra o sentido da Fé, porque festeja o Domingo da Ressurreição de Jesus ou a Páscoa, quando Cristo triunfante sobre a morte abre as portas do céu.
Durante a Missa, acende-se o círio pascal que permanecerá aceso até o dia em que se comemora a Ascensão de Jesus ao céu. 
Esta festa celebra a derrota do pecado e da morte pela a ressurreição. Todo o sofrimento temporal adquire sentido com a vida eterna.
É um dia de festa e alegria, Cristo ressuscitou, o túmulo está vazio, a humanidade está salva, agora é hora de abraçar esta salvação testemunhando uma verdadeira vida cristã.
Fotos abaixo: Paróquia Santo Afonso, Fortaleza - CE Pároco: Padre Geovane Saraiva http://www.paroquiasantoafonso.org.br/?p=28750

«URBI ET ORBI»: PAPA CONDENA «VIOLÊNCIA CEGA E BRUTAL» DO TERRORISMO

Imagem
Agência Ecclesia 27 de Março de 2016, às 11:12       
Mensagem pascal lembrou vítimas de conflitos, refugiados e crises políticas, com referência a Moçambique Cidade do Vaticano, 27 mar 2016 (Ecclesia) – O Papa condenou hoje no Vaticano a recente vaga de ataques terroristas, atos de “violência cega e brutal”, na sua tradicional mensagem pascal.
“A nossa proximidade [está] com as vítimas do terrorismo, forma de violência cega e brutal que continua a derramar sangue inocente em diversas partes do mundo, como aconteceu nos ataques recentes na Bélgica, Turquia, Nigéria, Chade, Camarões, Costa do Marfim e Iraque”, disse Francisco, antes de conceder a bênção ‘urbi et orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], algo que acontece nos dias de Páscoa e de Natal.
Ainda esta manhã, o Vaticano tinha divulgado a mensagem de condolências do Papa após o atentado no estádio de Iskanderiyah, no Iraque, que provocou dezenas de mortos.
A intervenção, desde a varanda da Basílica de São Pedro, evocou os homens…

QUIMIOTERAPIA: BAIXAS DOSES SÃO MAIS EFICAZES

Imagem
domtotal.com Técnica estabiliza tumor bloqueando o crescimento das células. Paciente faz sessão de quimioterapia, em Fayetteville. Usar baixas doses de quimioterapia, no lugar de altas, parece ser mais eficaz para controlar o câncer, além de reduzir os efeitos colaterais e o desenvolvimento de uma resistência aos medicamentos. Segundo o relatório da Science Translational Medicine, o estudo foi feito com ratos com câncer de mama e faz parte do movimento incipiente que explora alternativas à quimioterapia em altas doses e seus efeitos adversos. "Este enfoque pode prolongar a sobrevivência sem progressão do câncer de mama", estimou Pedro Enríquez-Navas do Centro e Instituto de Pesquisa H. Lee Moffitt, em Tampa, Flórida, principal autor do trabalho. Os pesquisadores se questionam quanto ao uso da quimioterapia padrão, já que raras vezes ela é capaz de eliminar o câncer por completo e deixa pelo caminho células resistentes. Este novo enfoque permite dar pequenas doses contínuas de…

INDENIZADA POR FALHA EM PÍLULA

Imagem
domtotal.com Empresa terá de pagar por danos a mulher que engravidou usando anticoncepcional. A mulher receberá pelos danos morais e materiais sofridos com a falha. Os ministros da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitaram o pedido da empresa Schering-Plough para se isentar do pagamento de danos morais e materiais em um caso de consumidora que ficou grávida enquanto utilizava um anticoncepcional. A empresa argumentava que a consumidora não leu a bula do remédio, e que não existe garantia de 100% de funcionamento do método contraceptivo, o que, segundo a recorrente, estava expresso na bula. Para os ministros, o fato de nenhum método contraceptivo ser imune a falhas não isenta a responsabilidade da empresa. No caso apreciado, os magistrados destacaram que a empresa não apresentou nenhuma prova de que a consumidora teve alguma conduta no sentido de prejudicar a efetividade do remédio. Ao reafirmarem o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), os ministro…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”