Pular para o conteĂșdo principal

ENCERRADO JUBILEU DE SANTA TERESA DE JESUS

Mosteiros Carmelitas de ValĂȘncia encerram o Jubileu de Santa Teresa de Jesus.jpg
ValĂȘncia, 30 mar (sirnoticias@hotmail.com) - Apesar do Jubileu pelos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus tenha se encerrado no dia 15 de outubro do ano passado, suas homenagens se estenderam atĂ© 2016 na Arquidiocese de ValĂȘncia, Espanha. Os Mosteiros Carmelitas da jurisdição espanhola fecharam os festejos da mĂ­stica, e santa reformadora do Carmelo nesta segunda-feira, 28 de março, data de nascimento da religiosa andarilha.
Este tempo jubilar, que iniciou em outubro de 2014, foi prorrogado atĂ© este ano pelo Arcebispo de ValĂȘncia, Cardeal Antonio Cañizares, e se viveu de maneira muito especial nos mosteiros carmelitanos, que ainda foram durante este tempo templos jubilares com a possibilidade de ganhar a IndulgĂȘncia PlenĂĄria.
"TĂȘm sido um transbordamento tĂŁo grande e intenso de celebraçÔes e eventos, que somente com armo e agradecimento interminĂĄveis poderĂ­amos compartilhar o vivido atravĂ©s do presente tĂŁo imenso que foi este CentenĂĄrio", assinalaram fontes do Mosteiro de SĂŁo JosĂ© e Santa Teresa, citadas por PARAULA, meio de comunicação diocesano.
As celebraçÔes também foram importantes para o Mosteiro do Coração Eucarístico de Jesus de Godelleta que manifestou que durante o V Centenårio a fundadora "armou confusão em nossos coraçÔes, despertou e moveu a toda Igreja, entrando a dialogar com muitos aspectos do desenvolvimento humano e espiritual, e assim nos moveu a todos seus filhos e filhas a fazer confusão e convidar aos demais a confundir-se conosco, com o espírito carmelitano-teresiano".
Entretanto, as carmelitas descalças do Mosteiro de SĂŁo JosĂ© de Pucol, assinalaram que as comemoraçÔes dos 500 anos foram "uma presença animadora de nossas comunidades", e para o Padre JosĂ© Antonio TodolĂ­, pĂĄroco de Santa Teresa de Ávila, Ășnica parĂłquia dedicada Ă  Santa em ValĂȘncia, o jubileu "serviu para redescobrir a vida e obra de uma mulher que se soube fazer valer sem fazer dano a ninguĂ©m".
A abertura oficial do Jubileu Teresiano ocorreu em Ávila no dia 15 de outubro de 2014 na solenidade da Santa e MĂ­stica. Dita abertura esteve marcada por uma celebração EucarĂ­stica presidida pelo Arcebispo de Valladolid e Presidente da ConferĂȘncia Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Ricardo BlĂĄzquez, com a presença de vĂĄrios Bispos espanhĂłis e da FamĂ­lia do Carmelo, encabeçados pelo Padre Saaverio CanistrĂĄ, Geral da Ordem.
"Nos reunimos para recordar as obras da misericórdia de Deus, para cantar suas maravilhas, para fazer o elogio de uma mulher excepcional que nos precedeu na Fé em Deus, no amor a Jesus Cristo e nos trabalhos pelo Evangelho. A memória de Santa Teresa de Jesus, nascida perto desta praça hå 500 anos, nos tem convocado esta manhã. Sua recordação estå viva entre nós; é motivo de alegria, de estímulo e de esperança", expressou o Cardeal naquela oportunidade.
Os festejos do Ano Jubilar Teresiano se estenderam ao mundo, onde a Família Carmelita tem presença. Uma comemoração que contou, entre outras coisas, com a peregrinação mundial da relíquia do bastão com o qual a santa percorreu seu país natal para fundar os mosteiros carmelitanos, e que levou por título "Caminho de Luz".
SIR

ComentĂĄrios