Postagens

Mostrando postagens de Abril 11, 2014

A paz, um compromisso diário

Imagem
Padre Geovane Saraiva* No mundo atual, profundamente marcado pela ausência de paz, nos conflitos, guerras e derramamento de sangue, ouvimos gritos de dor e de sofrimento, num grande clamor de toda ordem e natureza. Jesus Nosso Senhor é aquele que se apresenta ao mundo, revelando-nos o projeto do Pai, oferecendo generosamente uma resposta às pessoas desejosas de paz, nas palavras de Francisco: “A paz é um compromisso diário. Ao vermos a Criança na manjedoura, nossos pensamentos se voltam àquelas crianças que são as vítimas mais vulneráveis das guerras, mas pensamos também nos idosos, nas mulheres, nos doentes. A guerra destrói e fere muitas vidas. Deus é paz: vamos pedir a Ele que nos ajude a sermos agentes da paz a cada dia, nas nossas vidas, nas nossas famílias, nas nossas cidades e nações, em todo o mundo”.
Ele está a dizer-nos algo que tem a endireitar, a fim de que se cumpra seu projeto de amor, num espaço de tempo não longe e distante, não no final dos tempos, mas aqui e agora. Cat…

Sueli Ribeiro: Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, Parquelândia - Fortaleza, CE

Imagem
Ontem, conheci uma Paróquia dedicada a Santo Afonso Maria de Ligório, no bairro Parquelândia, aqui em Fortaleza. É chamada aqui de Igreja Redonda. Tive a grande honra de conhecer o pároco, Pe. Geovane Saraiva e suas obras literárias - (6 fotos).








Papa na missa matutina: "O diabo existe também no século XXI. Aprendamos do Evangelho a combatê-lo"

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – Como todas as manhãs, o Papa Francisco presidiu à Santa Missa na capela da Casa Santa Marta.
A homilia desta sexta-feira foi toda dedicada à luta contra o demônio. “A vida de Jesus foi uma luta. Ele veio para vencer o mal”, disse o Pontífice, que advertiu: trata-se, porém, de uma luta que todo cristão deve enfrentar. 
“Também nós somos tentados, também nós somos objeto do ataque do demônio, porque o espírito do Mal não quer a nossa santidade, não quer o testemunho cristão, não quer que sejamos discípulos de Jesus. E como faz o espírito do Mal para nos afastar da estrada de Jesus com a sua tentação? A tentação do demônio tem três características e nós devemos conhecê-las para não cair nas ciladas. A tentação começa levemente, mas cresce: cresce sempre. Depois, cresce e contagia outra pessoa, passa a outro, tenta ser comunitária. E, no final, para tranquilizar a alma, se justifica. Cresce, contagia e se justifica”. 
A tentação, observou o Papa, parece uma sedu…

Mons. Feytor Pinto anunciou 25 de Abril aos bispos

Imagem
Sacerdote diz que Igreja Católica queria solução para «país que estava em rutura profunda»D.R. Lisboa, 11 abr 2014 (Ecclesia) – O monsenhor Vitor Feytor Pinto foi porta-voz, junto dos bispos portugueses, da revolução de 25 de abril de 1974, e recorda a forma “serena” mas “interventiva” como a Igreja Católica viveu a queda do regime. “A Igreja em Portugal nesse momento ficou com uma grande paz porque o que aspirava era que se encontrasse uma solução para um país que estava em rutura profunda”, sublinha o sacerdote, em declarações à Agência ECCLESIA. Eram cerca de sete horas da manhã quando o monsenhor Feytor Pinto, na altura a realizar trabalho pastoral em Lisboa, telefonou para Fátima onde os bispos portugueses estavam reunidos em plenário. Em conversa com D. Júlio Tavares Rebimbas, então bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, o sacerdote explicou o que estava a acontecer na cidade, onde as tropas estavam a prepara-se para depor o presidente Américo Tomás e colocar no poder o gener…

Discurso amoroso

Imagem
domtotal.comDuas ou três coisas que uma candidata a escritora precisa saber sobre esse ofício. Por Max Velati*
Stella Borges tem 26 anos, está um pouquinho acima do peso e trabalha como gerente em uma padaria no interior de Minas. Ela não reclama do batente, mas quer ser escritora. Escritora mesmo, profissional, dessas que dão entrevistas e têm foto sorridente na orelha da obra. Escreve regularmente um diário desde os 13 anos e, sob a cama, há uma caixa de madeira com cadeado onde repousam protegidos todos os seus segredos. Sei de tudo isso porque ela me escreveu um longo email. Temos um amigo em comum e ele me pediu permissão para passar o contato. Stella Borges então mandou uma mensagem muito simpática e um anexo de seis páginas onde fez confidências, pediu conselhos e principalmente mapas com atalhos para chegar logo ao destino de escritora, que ela “não troca por nada desse mundo”.
Li o texto tocado pela força desse compromisso e honrado por merecer tanta confiança de uma desconhec…

'Eu sou a ressurreição e a vida'

Imagem
domtotal.comPáscoa, sinais da vida que vence a morte estão espalhados por toda parte.Que os sinais da Páscoa de Cristo se multipliquem, para que nos abramos à sua graça. Por Dom Alberto Taveira Corrêa*
Vivemos com a Igreja três domingos correspondentes a temas muito caros à vida cristã, em vista da celebração dos Sacramentos de Iniciação, prevista para a Vigília Pascal. As pessoas que serão batizadas na Páscoa estarão diante de Jesus Cristo, aquele que oferece a Água Viva, Jesus, Luz do Mundo, o mesmo que se revela Ressurreição e Vida, quando se dirige a Betânia, casa de seus queridos amigos Lázaro, Maria e Marta (Jo 11, 1-45). Betânia foi um lugar de experiências muito felizes e profundas de Jesus com seus discípulos. Tudo indica que era uma casa em que se sentiam à vontade, espaço de intimidade e liberdade. Podemos imaginar a visita feita por Jesus, quando a Marta pressurosa até reclama por sua irmã de dedicar tanto à escuta do Mestre, ou os diálogos em torno de uma mesa de almoço. 

Frei Beto pede reabilitação de Giordano Bruno

Imagem
domtotal.com
Roma – Antes da audiência geral dessa quarta-feira (9), o papa Francisco encontrou o brasileiro frei Beto. Na ocasião, o religioso dominicano pediu a Francisco a reabilitação de Giordano Bruno, o filósofo e astrônomo italiano condenado em 1600 pela Inquisição, que considerou heréticos seus postulados filosóficos. 
Segundo explicou numa entrevista publicada nessa quinta-feira (11) no jornal italiano “La Repubblica”, o encontro com o Pontífice realizou-se na Casa Santa Marta, ocasião em que pediu a Bergoglio a reabilitação de Bruno, também dominicano, para "fazer justiça".

"Pedi a ele a reabilitação oficial de Giordano Bruno (...). Creio que a Igreja finalmente pode devolver-lhe a dignidade perdida e assim fazer justiça. Se pedi isto a ele, é porque acredito que o contexto seja propício para este tipo de solicitação", explicou o religioso. 
A resposta do papa Francisco foi de que "rezaria". O religioso carioca mostrou-se satisfeito por não ter …

Pontificado de João Paulo II: vida pela Igreja

Imagem
domtotal.com Colaborador assegura que a santidade do pontífice polonês esteve também marcada pelo martírio. Roma - O cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia (Polônia), um dos colaboradores mais próximos do beato papa João Paulo II, assegura que a santidade do pontífice polonês esteve também marcada pelo martírio. 
Em um artigo intitulado “Uma vida com Karol” publicado na edição de abril da revista “Luoghi dell´infinito” do jornal italiano Avvenire, o cardeal explica que no atentado que sofreu em 13 de maio de 1981 “o sangue do papa foi derramado” e “o papa se aproximou ao martírio de sangue”. “Depois, o resto de seu pontificado esteve marcado por outro tipo de martírio: o trabalho duro, o sacrifício, o consumir-se por Cristo e por sua causa, pela qual o Salvador do homem veio à terra”, sublinhou. 
O cardeal Dziwisz destaca que em seus 27 anos de pontificado a santidade do papa Wojtyla se apresentou como “diversa”, e “polifônica”, porque se destacou em muitos aspectos como “a …

Forbes Brasil destaca NE e mostra Fortaleza

Imagem
A Forbes Brasil ressalta o "extenso portfólio de alta qualidade" que Fortaleza carrega no que diz respeito a apartamentos e casas de família FOTO: DIVULGAÇÃO Capital cearense foi apresentada pela revista pela prosperidade do mercado imobiliário, considerando o contexto nacional O Nordeste, com ênfase em Fortaleza, foi destaque na última edição da tradicional revista Forbes Billionaires - uma das mais conhecidas publicações mundiais de economia e negócios - com circulação em 24 de março último. A matéria, intitulada "Spotlight on the Northeast", ou Foco no Nordeste, apresentou a região falando sobre o cenário de crescimento e evidenciou os estados do Ceará e de Pernambuco, sobretudo, pela prosperidade do mercado imobiliário e pelo papel do Complexo Industrial Portuário do Suape, respectivamente. Segundo a revista, o Complexo do Suape, em Pernambuco, é um dos mais poderosos "motores de crescimento" da região Nordeste. Mais de 100 empresas já abriram negócio…

Francisco: crianças e avós são a esperança

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco recebeu hoje na sala Clementina 470 membros do Movimento italiano pela Vida.  Na primeira parte do seu discurso, o Santo Padre falou da importância da vida, contra uma economia que considera o ser humano como um bem de consumo, ao citar a cultura do “descartável” conforme está escrito também em sua Exortação apostólica Evangelii Gaudium, 53. E para garantir o valor da vida, hoje devemos dizer “não a uma economia de exclusão e injustiça”, disse o Papa Francisco.
“Um dos riscos mais graves nesta nossa época é a separação entre economia e moral, entre as possibilidades de um mercado que oferece a cada dia novidades tecnológicas e regras éticas elementares da natureza humana, sempre mais negligenciadas. É preciso, portanto, reiterar a mais firme oposição a qualquer atentado direto à vida, especialmente inocente e indefesa, e o nascituro no seio materno é inocente por antonomásia“.
O Santo Padre recordou ainda um encontro que teve com médicos, algun…

Primavera colore Washington

Imagem
domtotal.com Estados Unidos: As famosas cerejeiras japonesas mudam a paisagem de Washington depois de um dos invernos mais frios dos últimos anos para a alegria de turistas e moradores da capital americana. Partes desse vídeo:Primavera colore Washington (0:54)

Outros vídeosMilhões de pessoas ameaçadas pela fome no SudãoPistorius admite erroPríncipe George brinca com outros bebêsMH370: novos sinais do avião são captadosItália resgata 4 mil imigrantes em 48 horas+ Mais vídeos

Aquecimento global não é levado a sério

Imagem
domtotal.comTempo está se esgotando para evitar consequências como a seca e a inundação de cidades.Banco atua em várias áreas para combater alterações climáticas O aquecimento global não está sendo levado a sério e o tempo está se esgotando para evitar consequências como a seca e a inundação de cidades, disse nessa quinta-feira (10) o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim. "Estamos chegando rapidamente a um ponto em que não vamos ser capazes de manter o aquecimento global abaixo dos 2 graus Celsius ", acrescentou ele, no início da reunião de primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington.
Jim Yong Kim defendeu que "o aquecimento de 2 graus Celsius vai ter grandes implicações", indicando que "40% das terras aráveis da África desaparecerão e a cidade de Banguecoque poderá ficar submersa".
O Banco Mundial atua em várias áreas para combater as alterações climáticas, principalmente no preço do carbono, no financiamento d…

Papa Francisco explica o dom da sabedoria

Imagem
09/04/2014 | Francisco
Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Iniciamos hoje um ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo. Vocês sabem que o Espírito Santo constitui a alma, a seiva vital da Igreja e de cada cristão: é o amor de Deus que faz do nosso coração a sua morada e entra em comunhão conosco. O Espírito Santo está sempre conosco, está sempre em nós, no nosso coração. O próprio Espírito é "o dom de Deus" por excelência (cfr Jo 4, 10), é um presente de Deus e à sua volta comunica a quem o acolhe diversos dons espirituais. A Igreja identifica sete, número que simbolicamente diz plenitude, completude; são aqueles que se aprendem quando nos preparamos ao sacramento da Confirmação e que invocamos na antiga oração chamada "Sequência ao Espírito Santo". Os dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus 1. O primeiro dom do Espírito Santo, segundo este elenco, é então a sabedoria. Mas não se trata simple…

Joel Morais sobre Pe. Geovane Saraiva: desempenho, maestria e boa vontade

Imagem
Joel Morais* Agora à tarde, tive a satisfação oportuna de conhecer mais um dos filhos de Capistrano que estão espalhados pelo nosso Ceará e sentem-se orgulhosos de serem oriundos das terras do Cel. Couto Pereira. Dessa feita, refiro-me ao Pe. Geovane Saraiva, homem íntegro e culto, sacerdote da Igreja Católica, de longa experiência nos caminhos de vida, como eclesiástico.
O ministro de Deus citado, atuante, está à frente da Paróquia de Santo Afonso (Igreja Redonda) - Parquelândia, na capital alencarina. Na ocasião, além de bater um papo rico e demorado com o reverendo, fui contemplado com um exemplar da obra literária do discípulo de Jesus, cujo tema é: "25 Anos Sobre Águas Sagradas". O livro trata do longo caminho percorrido pelo padre que é natural da comunidade de Mazagão II - CAPISTRANO-CE.
 A contribuição do mesmo tem de uma importância incomensurável para com toda a comunidade católica cearense. Foi, como dito, uma honra conhecer o Padre Geovane Saraiva e ver um pouco …

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza