Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 9, 2020

Artistas realizam festival de batalha de poesia na praia da Leste

A arte que cria caminhos. No fim de semana deste sábado, 11, e domingo, 12, a Praia do Leste recebe o Festival Slam Laje + Slam Sereno de Verão, primeiro de poesia do ano em Fortaleza. Focado na literatura marginal, o evento conta com batalha de poesias e discotecagem com DJS e coletivos cearenses. o evento surgiu no Rio de Janeiro, organizado pelas artistas e produtoras culturais MC Martina e Winona Evelyn. Depois de uma visita à Fortaleza, surgiu a ideia de trazer o projeto para mares cearenses. “Em reunião com jovens idealizadores dos projetos locais, percebemos a força e o imenso conteúdo que existe quando todos estão juntos”, conta Martina. " “O intuito do projeto é realizar o escambo cultural entre jovens de diversas favelas e periferias e potencializar nossas ações". MC Martina A batalha de poesias do Slam já tem regras e modo de execução determinados. As competições são divididas em 3 fases. Cada poeta tem 3 minutos para recitar suas poesias autorais e não pode ter o …

Folhetim drummondiano

João amava Tereza... ou era a Teresa?

O que deveria chegar à uma fez tremer o celular da outra, lá nos EUA (John Tuesday/Unsplash) Pablo Pires Fernandes* João mandou um WhatsApp para Teresa, que repassou para Raimundo, que enviou para um grupo e se espalhou feito notícia ruim. Na real, João ficou incumbido de dar a triste notícia para Tereza. Mas a Tereza com Z e a Teresa com S nem se conheciam, e o que deveria chegar à uma fez tremer o celular da outra, lá nos Estados Unidos. As palavras eram mesmo péssimas e, diante da facilidade instantânea, da verborragia digital dos dias de hoje, não tardaram a alcançar dimensão extraordinária. Depois do baque, Teresa com S tentou se comunicar com a família, sem sucesso. Não se aguentando de ansiedade, arrumou a mala às pressas, comprou passagem para o primeiro voo e foi em desabalada carreira para o aeroporto. No trajeto, trocou mensagens de áudio com Raimundo que, incrédulo, tentava acalmar a amiga. Ele garantiu que tomaria as providências sobre …

Que não nos livremos dos livros, jamais!

Fundamentar a moral na ética nos liberta do fundamentalismo A palavra ética vem do grego ethos, originalmente tinha o sentido de “lugar em que se vive” e posteriormente passou a significar “caráter” (Micheile Henderson/ Unsplash) Élio Gasda* “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê” (Monteiro Lobato). O que os livros, “um amontoado… Muita coisa escrita” (Bolsonaro), nos ensinam sobre ética? A palavra ética vem do grego ethos, originalmente tinha o sentido de “lugar em que se vive” e posteriormente passou a significar “caráter”. A ética tem como objetivo explicar racionalmente o modo de ser, o comportamento moral do indivíduo e da sociedade. A moral oferece orientações para ações concretas. A ética quer argumentar como agir para conduzir a vida de uma maneira boa e justa para se conquistar a felicidade. Moral refere-se ao conjunto de preceitos, leis, códigos de comportamentos. As teorias éticas tentam explicar este acervo da moral. A moral responde à pergunta “O que devemos fazer?” e a é…

Cem anos de João Cabral, uma vida em prosa e verso

“E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida”  Os versos de Morte e Vida Severina, obra mais famosa de João Cabral de Melo Neto, sintetizam uma vida devotada à arte e à diplomacia.  O trabalho que o consagrou é uma das poesias marcadas pela sensibilidade do escritor nascido no dia 9 de janeiro de 1920 e que morreu em 1999. Modernista, tem versos simples e rigor formal. Inspirações para as obras nasceram, por exemplo, de seu inconformismo diante de dramas de seus conterrâneos nordestinos.  O recifense, que faria 100 anos  nesta quinta-feira (9), tem uma trajetória com cenários múltiplos e engajados, que lhe valeram prêmios e a imortalidade na Academia Brasileira de Letras. Posse de João Cabral de Melo Neto na ABL. - Arquivo Nacional/Imagem do Fundo Correio da Manhã. Parte da infância, João Cabral passou nos engenhos da família nas cidades de São Lourenço da Mata e de Moreno, paisagem dos canaviais que marcaram a vida do poeta. Depois,…