Postagens

Mostrando postagens de Maio 5, 2017

Descoberta de anticorpo para zika reforça esperanças de vacina

Imagem
Uma pesquisa identificou o que poderá ser a arma contra a zika. Os estudiosos, da Universidade Rockefeller, nos EUA, descobriram no sangue de pessoas infectadas pelo vírus, antiorpos que impedem o início de infecção. Segundo eles, estes anticorpos parecem ter sido fabricados em resposta a uma infecção anterior pelo vírus da dengue (da mesma família), sendo que um deles, batizado Z004, se mostrou particularmente eficaz em neutralizar o micro-organismo. A descoberta espera levar a novas maneiras de lutar contra doença, inclusive no desenvolvimento de uma vacina.  "Estes anticorpos podem ser muito úteis no futuro próximo", diz o pesquisador da Universidade americana e um dos líderes do estudo, Davide F. Robbiani. Em artigo publicado na revista científica "Cell", ele relatou que pretende administrar o Z004 para prevenir a zika com segurança em mulheres grávidas ou outras pessoas sob risco de contrair a doença. Uma nova estratégia para o desenvolvimento de uma vacina c…

Começa hoje (5) a 1ª edição da FliCaixa, que reúne autores locais e nacionais na Caixa Cultural Fortaleza

Imagem
De "booktubers" a escritores. Hoje, representantes desse fenômeno - a maior parte jovens, que iniciaram no mundo online, há cerca de uma década, um movimento em defesa da leitura - arrebanham legiões de fãs por onde passam. O termômetro para mensurar a popularidade desses verdadeiros "pop stars" pode ser observado nas participações em bienais, feiras de livros ou tardes/noites de autógrafos, Brasil afora. Assim pode ser definida a trajetória, por exemplo, dos jovens autores Pam Gonçalves e Eduardo Cilto, que juntos contabilizam quase 20 milhões de visualizações. O número é festejado por Emmanuel Rosa, curador das mesas de literatura da 1ª Festa Literária da Caixa (FliCaixa), que começa hoje (5), às 10h e prossegue até amanhã (6), às 18h, na Caixa Cultural Fortaleza. Depois de passar por Salvador, o evento segue para Curitiba. Segundo Emmanuel, a ideia é expandir a segunda edição para todos os estados que contam com espaços culturais da Caixa Econômica Federal (CEF…

Mil alunos da rede pública devem receber bolsa de estudo

Imagem
Concluir o Ensino Médio e ingressar na Universidade é o início de uma nova etapa que possibilita a construção de um futuro promissor. No entanto, muitos estudantes com baixa renda familiar encontram dificuldades para que o sonho de assumir um curso de graduação seja concretizado. Com base nessa realidade, o governador Camilo Santana lançou, na manhã de ontem, o 'AvanCE - Programa Bolsa Universitário', durante cerimônia no Centro do Eventos do Ceará. O projeto vai ofertar mil bolsas, no valor de R$ 937, no período de seis meses, para alunos da rede pública aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota de corte igual ou superior a 560 pontos. Também como critério utilizado na seleção para concorrer à bolsa, o estudante deverá ter cursado ainda todo o Ensino Médio em escola pública e ser membro de família beneficiária do Bolsa Família. O projeto vale para alunos com resultado positivo em instituições públicas ou particulares, credenciadas pelo Ministério da Educaçã…

Enem: inscrições começam na próxima segunda-feira, 8

Imagem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 começam na próxima segunda-feira (8). Os interessados devem se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), na página do Participante, até 19 de maio. O valor da taxa de inscrição é R$ 82 e pode ser paga até o dia 24 de maio, em qualquer agência bancária, em lotéricas ou nos Correios. Sobre o assunto Site lança plataforma gratuita de preparação para o Enem 2017MEC determina fim do Enem por escola; prova foca na seleção do ensino superiorMudanças no Enem dividem opiniõesMinistério da Educação extingue 'ranking' do Enem por escolasEnem 2017 será em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro A presidente do Inep, Maria Inês Fini, lembra que os estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública podem pedir isenção da taxa, assim como os já declarados no CadÚnico e os que se enquadram nas exigências da Lei nº 12.799 (que dispõe sobre a isenção em processos seletivos a…

O Rappa anuncia pausa nas atividades por tempo indeterminado

Imagem
Apesar disso, os shows até 2018 serão mantidos pela banda. No texto, O Rappa agradece o carinho dos fãs, mas não explica o motivo do hiato. (Divulgação)
Após mais de 24 anos na estrada, O Rappa fará uma pausa nas atividades por tempo indeterminado, anunciou a banda nesta quarta-feira, 3, em um post no Instagram. Apesar disso, os shows até 2018 serão mantidos pela banda.

No texto, O Rappa agradece o carinho dos fãs, mas não explica o motivo do hiato. "Desde que voltamos aos palcos, em outubro de 2011, vivemos experiências incríveis. Talvez as mais importantes desses mais de 20 anos de carreira. Viajamos o Brasil de ponta a ponta, lançamos dois discos, emendamos quatro turnês internacionais que incluíram um Lollapalooza nos EUA, mais de dez datas na Europa, três na Austrália e um na Nova Zelândia", escreveram.

O Rappa surgiu em 1993 e já havia feito uma pausa entre os anos de 2009 e 2011. Hoje, a banda é formada por Marcelo Falcão, Marcelo Lobato, Lauro Farias e Xandão Meneses.
A…

A importância da língua portuguesa no mundo

Imagem
«A língua portuguesa significa um fator de união, principalmente para seus falantes. Contribui para a coesão e a sua importância é estratégica, porque se repararmos, além de elemento de comunicação, também já é um instrumento de trabalho em várias organizações», afirma o angolano Xavier Rosa, a propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura, que se assinala esta sexta-feira, 5 de maio. 
Em declarações à ONU News, que desafiou pessoas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a testemunharem sobre a importância do idioma, Raul Cabral, da Guiné-Bissau, também realçou as vantagens da língua portuguesa na união de culturas. «O português é, se calhar, das poucas línguas que existe quer na África, quer na Ásia, na América Latina, na Europa. Diria que, em muitos casos, é a união dos povos e de culturas». 
Já a portuguesa Ana Carmo, a viver nos Estados Unidos da América (EUA), destaca a emoção e a sonoridade presentes no idioma. «Expressar-me na língua portuguesa é bem d…

Ninguém se cura ferindo os outros

Imagem
Nenhuma pessoa ferida se cura projetando a sua dor nos outros. No entanto, é possível que já tenhamos passado por essa situação, mesmo sem querer ou sem perceber. Nenhuma pessoa ferida se cura projetando a sua dor nos outros, e muito menos nas pessoas que ama. No entanto, é possível que já tenhamos passado por essa situação, mesmo sem querer ou sem perceber. É muito triste sentir-se mal consigo mesmo, mas é ainda mais triste ter a consciência de que, como um mecanismo de defesa, estamos nos protegendo ao utilizar um instrumento perverso: aumentar a tensão nas relações com os outros. Projetamos contra elas a frustração e a dor que sentimos por dentro porque intuímos que, aconteça o que acontecer conosco, elas vão nos perdoar. Pense, você não se arrepende de ter machucado alguém da sua vida devido a um bloqueio emocional do qual você não via nenhuma saída? Ou não é verdade que alguma vez o machucaram tanto que depois você se fechou completamente a pessoas que talvez mereciam uma oportu…

Ação do Greenpeace na Torre Eiffel desencadeia alerta de segurança na França

Imagem
Da Agência Reuters Uma mulher passa pela Torre Eiffel enquanto ativistas do Greenpeace abrem um faixa gigante com "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" no monumento, em ParisReuters/Gonzalo Fuentes O chefe de polícia de Paris convocou uma reunião de segurança emergencial nesta sexta-feira (5), dois dias antes da eleição presidencial francesa, depois que uma dúzia de ativistas do Greenpeace escalaram a face norte da Torre Eiffel, em plena luz do dia, para pendurar uma enorme faixa com o lema nacional da França: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade". Os ativistas foram detidos para interrogatório, disse a polícia. "Acima e além dos motivos, este golpe publicitário, no clima atual, expõe falhas no esquema de segurança da Torre Eiffel", disse o chefe de polícia, Michel Delpuech. Segundo ele, a reunião de emergência irá envolver a polícia, funcionários da Prefeitura de Paris e a empresa que administra a torre, erigida em 1889 para comemorar o 100º aniversário da…

TED, um novo Areópago

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
O Filho de Deus, que desceu do céu e veio morar entre nós, desejando revelar a vontade do Pai, estabeleceu-se no meio de seu povo. Não quer só conversar com cada pessoa, mas demonstrar toda a força de seu amor indizível e infinito, doando sua própria vida pela realização plena da humanidade: a salvação. A salvação que nos é oferecida, presente de Deus e verdade de fé, e é também o eixo da vida dos cristãos. Nela, renovam-se a esperança e o sonho que pareciam ter se exaurido, apontando o verdadeiro sentido da vida, na certeza de que, pela graça do Senhor ressuscitado, experimenta-se a plenitude em Deus, dom maior da vida humana.

Convém nunca se perder de vista o Evangelho dos discípulos de Emaús, pela explicação das Escrituras e no anúncio da ressurreição na partilha do pão, na qual encontramos o próprio Jesus ressuscitado tornando-se irmão, amigo e companheiro de caminhada, ao revelar seu projeto redentor e salvador. Como é maravilhoso olhar para aquele que consta…

Mais Visitadas

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza

Campanha "Eu Te Dedico", lançada pelo Verso, incentiva declaração de amor aos livros