Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 13, 2019

"A Fome", romance de Rodolfo Teófilo

“A Fome” é o nome que dá título à primeira obra ficcional do autor Rodolfo Teófilo, publicada em 1890, e que retrata de modo detalhado a seca no Nordeste, bem como o rastro de miséria e de doenças que espalha por onde se instala.

Conforme assinala o prefaciador, Lira Neto, parte da crítica considera o livro “A Fome”, a “obra inaugural do grande ciclo de literatura sobre as secas no nordeste do Brasil”. E atesta ser “um livro profundamente amargo”.

“A Fome” relata a saga de Manuel de Freitas e de sua família, uma das mais antigas e importantes do sertão, a qual se vê obrigada a se mudar para Fortaleza, em decorrência dos terríveis efeitos da seca de 1877.

A fortuna do protagonista, empregada em gado e escravos, teve de ser vendida para garantir o sustento mínimo de sua família, embora fossem obrigados a emigrar para Fortaleza, em uma caminhada sofrida, lenta, sedenta e faminta, que os faria se deparar com a morte de tantas pessoas que não conseguiram concluir o mesmo percurso, quedand…

PODCAST: Bom Samaritano

Prêmio Paraná de Literatura será cancelado

Biblioteca Pública do Paraná diz que não foi extinto, mas apenas adiado
Depois de meses de boatos, a notícia se confirma. O Prêmio Paraná de Literatura, um dos principais voltados para obras inéditas, vai mesmo ser cancelado neste ano. As informações oficiais da Biblioteca Pública do Paraná, que organiza o troféu, dizem que ele não foi extinto, mas apenas adiado —e deve voltar no ano que vem. Recentemente, o órgão teve uma troca não só de diretoria —saiu Rogério Pereira e entrou Ilana Lerner, ex-diretora do Museu Oscar Niemeyer—, mas também de parte de sua equipe. Procurada, a instituição diz que o troféu literário não será realizado por falta de tempo, diante dessas mudanças.  A ideia é aproveitar a suspensão para reformulá-lo, talvez criando categorias. Mas outros projetos, como o jornal Cândido e a revista Helena, além do Escritor na Biblioteca, seguem em frente. A expectativa é que o prêmio, já reformulado, possa ter as inscrições abertas no começo do ano que vem. Todo ano são pr…

Livros infantis para ler nas férias e sempre

Por Diego Barbosa, 
De Malala a Monteiro Lobato, lançamentos no mercado editorial reúnem temáticas que vão de diálogos interculturais a reflexões sobre família e valores
Correr, pular, brincar e, por que não, ler. Na infinita lista de atividades do período de férias, o perder-se entre letras também é opção - e das melhores - para que as crianças reflitam sobre variedade de assuntos, sem deixar de lado a diversão e o conhecimento. Desta feita, o mercado editorial aquece as prateleiras com tramas que envolvem desde convívio familiaraté passeio por diferentes culturas e costumes, aproximando os pequenos e pequenas de considerações bem-vindas em qualquer fase da vida. Mirando nessas questões, o Verso reuniu alguns dos principais lançamentos em brochura que não subestimam a inteligência dos pimpolhos: oportunizam pensamentos a respeito de relevantes pontos dos tempos contemporâneos. Feito a temática do ativismo. No livro "Malala - Pelo direito das menin…

Como contemplar Deus

Padre Geovane Saraiva* A civilização cristã abriu um caminho novo na Europa com São Bento de Núrsia (480-547), seja pela escola a animar os servidores do Senhor, na meditação da Palavra de Deus e no louvor litúrgico, seja no serviço da caridade compassiva e solidária e no amor recíproco de seus seguidores, sem esquecer do enaltecimento do mundo da cultura, da promoção humana e da hospitalidade para com os pobres carentes de toda natureza. Bento quer dizer "bênção": bendizer, abençoar. Toda bênção vem de Deus, Senhor da vida, da história e da criação, e dele depende a pessoa humana, os animais, a natureza e toda realidade que existe no Universo (cf. Gn 1, 22ss). A bênção é considerada como uma manifestação da força divina, que passa de pai para filho, pela palavra transmitida e até mesmo pelo gesto das mãos. Olhemos para Jesus, ao chamar para si as crianças e abençoá-las (cf. Mc 6, 41).
É por aí que devemos olhar para São Bento, extraordinária figura humana, que nasce na região…