Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 13, 2017

Padre Geovane Saraiva, em Daltro Filho-RS, visita o túmulo de Dom Aloísio Lorscheider

Imagem
Sendo acolhido pelos Padres Franciscanos, no Convento São Boaventura (6/2/2017). No local onde se encontram os restos mortais do Cardeal Lorscheider, aquele que quase ficou  Papa. Um agradecimento especial ao bondoso casal Antenor e Helena Seibt, sem esquecer a generosidade do filho Cris, músico e roqueiro da melhor qualidade,  por me proporcionar tão edificante visita . Nunca vou esquecê-los!


DESGRAÇA ALHEIA É "TIQUIM"

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Esse termo é utilizado para designar situações em que a desgraça alheia, por não ser nossa, pouco importa, porque não nos fere, não nos machuca.
Mas quando a desgraça é nossa, ela adquire proporções gigantescas, mesmo que seja um simples machucado no joelho, e pobre daquele que não der importância ao nosso sofrimento.
Eduardo Cunha, Deputado Federal cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, preso pela Operação Lava Jato e recolhido numa cela da carceragem da Polícia Federal em Curitiba, redigiu uma carta através da qual se insurge contra as condições da prisão em que se encontra e reclama pelo efetivo cumprimento da Lei de Execução Penal.
A exemplo de Eduardo Cunha, muitos políticos e empresários presos pela Operação Lava Jato reclamaram e reclamam das condições da prisão em que estão recolhidos, da cela fria, da falta de privacidade ao ir ao banheiro, do colchão fino, da alimentação de péssima qualidade.
A LEP prevê o cumprimento da pena prisional…

PRESENTE DE GREGO?

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro
*
Troia. 1300 a 1200 a.C.
A guerra entre gregos e troianos completava dez anos e ainda se mostrava indefinida.
Os gregos ganhariam a guerra. Todos os oráculos diziam isso, mas o momento não havia chegado. 
Heitor fora morto por Aquiles, que fora morto por Páris, que fora morto por Filoctetes. 

Ulisses teve a ideia de construir um gigantesco cavalo de madeira a ser deixado nas portas da cidade como um presente dos gregos aos troianos. Em seu interior, estariam os mais bravos guerreiros, prontos para invadir e destruir Troia, ao menor descuido dos troianos, que comemorariam equivocadamente o fim da guerra.

O último obstáculo à conquista de Troia seria o roubo do Paládio, uma estátua da deusa Atena dada de presente aos troianos. Enquanto ali estivesse, os troianos estariam protegidos.

O Paládio fora roubado pelos gregos. 
E o último segredo a impedir a vitória grega fora revelado e violado.

O fim estava próximo.

Biblioteca de Acervos Especiais da Unifor conta com dez novos livros raros à disposição do público geral e de pesquisadores

Imagem
Os amantes de obras literárias raras têm um bom motivo para comemorar este mês. É que desde os primeiros dias de fevereiro a Biblioteca de Acervos Especiais da Unifor ganhou dez novos títulos, que já se encontram à disposição do público geral e de pesquisadores em particular para apreciação em visitas agendadas. Expressões de Di Cavalcanti, Machado de Assis, Oswald de Andrade, J. B. Debret, entre outros autores, se juntam aos 8 mil volumes já abrigados em duas salas do primeiro piso da Reitoria da Universidade de Fortaleza. "A Biblioteca de Acervos Especiais é um dos equipamentos culturais mais relevantes da Unifor", avalia o vice-reitor de extensão da universidade, Randal Pompeu. "Mesmo com um acervo de livros de tal porte, a Fundação Edson Queiroz segue ampliando sua coleção", conta. "Eles são considerados especiais, pois se diferenciam de alguma forma. São raros, pela encadernação, pela data, pelo autor ou mesmo pelo histórico da coleção, quem era o coleci…

Escola de artes oferta bolsas de estudo integrais para cursos de música

Imagem
Cearenses que desejam seguir carreira na música ou desenvolver talento na área têm oportunidade de estudar piano, violão, guitarra ou canto gratuitamente na Viva Escola de Artes. A instituição está com inscrições abertas até o dia 22 deste mês para seleção de bolsistas integrais. Para participar da seleção do "Bolsa Musical", os interessados devem gravar um vídeo cantando ou tocando algum instrumento e publicá-lo nas plataformas Youtube ou Vimeo. A organização da seleção ressalta que o vídeo não precisa ser profissional, mas deve ter imagem e áudio com qualidade adequada.
Os autores dos melhores vídeos serão chamados para uma audição na escola, entre os dias 20 e 23 de março. O resultado será divulgado no dia 17 de março. A bolsa integral inclui seis meses de aulas gratuitas e pode ser renovada por mais seis.
O regulamento e o formulário de inscrições estão disponíveis no site da escola.
Diário do Nordeste

Ceará recebe primeira Olimpíada de Química para universitários

Imagem
Estudantes matriculados em qualquer período das graduações em Química, Química Industrial, Engenharia Química ou Farmácia têm até o dia 14 de março para se inscrever na I Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ), realizada em 10 municípios do Estado. As inscrições são gratuitas, realizadas pelas coordenações dos cursos em instituições públicas ou privadas, por meio do site da OCESQ. Os estudantes do Interior poderão fazer as provas da primeira fase, dia 1ª de abril, em Aracati, Brejo Santo, Camocim, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Ubajara. A segunda fase, porém, ocorre somente em Fortaleza.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 17 de abril, seguido pelas provas da segunda fase e premiação. Os universitários receberão medalhas de ouro, prata e bronze do 1º ao 3º lugar, e certificados de participação do 4º ao 10º lugar.
A competição, projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), é a primeira do Brasil a incluir somen…

Exposição apresenta fotos coloridas inéditas de Robert Capa

Imagem
Em contraste com as imagens em preto e branco que consagraram o fotógrafo húngaro Robert Capa, um dos fundadores da Agência Magnum, uma exposição no Rio de Janeiro revela outro lado do artista. A mostra Capa em Cores, no Rio de Janeiro, exibe, pela primeira vez na América Latina, 136 fotos coloridas trazidas do International Center of Photography, de Nova York. Conhecido pela cobertura de momentos que se tornaram marcos da história, como o desembarque aliado na Normandia, em junho de 1944, Capa – pseudônimo de Endre Friedmann – também registrou, em cores, o glamour de artistas em Roma e em Paris. Emplacou ainda, nas principais revistas da época, ensaios coloridos sobre o balneário Biarriatz, no País Basco francês, e férias de esqui de famílias abastadas nos Alpes Suíços. Quem visitar a exposição também deparará com a intimidade de personalidades do século 20 com quem Capa conviveu. Entre elas, o pintor espanhol Pablo Picasso e o escritor norte-americano Ernest Hemingway – registrados…

Adele domina Grammy e enaltece trabalho de Beyoncé

Imagem
A britânica Adele foi a grande vencedora do Grammy, mas quase não acreditou na façanha. Em seus discursos emocionados, ela sempre insistiu que Beyoncé, de quem se declarou fã, merecia mais. Em uma noite temperada com um discurso anti-Trump, as baladas da britânica superaram o discurso ousado, crítico e político de Beyoncé, que mais uma vez não levou o prêmio de álbum do ano. Adele venceu nas três principais categorias da festa (álbum, canção do ano e gravação do ano, por "Hello"), pela segunda vez, depois de conquistar os mesmos prêmios em 2012. Ela é a única artista a conseguir o feito e agora soma 15 gramofones. "Não posso aceitar este prêmio (...), minha vida é Beyoncé e seu álbum para mim, 'Lemonade', foi monumental e um apoio para a alma, conseguimos ver outro lado de você que nem sempre nos deixava observar e agradecemos a você", afirmou a diva pop ao receber o prêmio de melhor álbum do ano por "25". "Lemonade" é de fato o disco m…

Livro resgata trajetória da lenda do samba que sintetizou cultura negra

Imagem
Por Isabel Vieira
"O momento de Clementina foi aquele, surpreendendo todo mundo, já uma pessoa com mais de 60 anos de idade, fazendo sucesso. Não conheço ninguém que tenha feito isso, mas o que gostaria mesmo é que Clementina tivesse sido descoberta há mais tempo".
As palavras são do poeta Hermínio Bello de Carvalho, que lançou a cantora Clementina de Jesus , aos 64 anos, no espetáculo Rosa de Ouro, em 1965. O produtor conta que, naquela época, encontrou Clementina cantando em uma taberna, em um momento de descontração. Até então, ela trabalhava como empregada doméstica de uma família no Rio de Janeiro. Este ano, 2017, a morte da cantora completa três décadas e em fevereiro, se viva, ela teria completado 116 anos. Guardiã e herdeira da cultura musical afro-brasileira, dona de uma voz potente, Clementina gravou 12 discos de sucesso nos tempos da bossa nova e o do iê-iê-iê. Esteve em programas de TV, rádios, fez show pelo país e fora dele. Na França, cantou no Festival de Cann…

Dois irmãos, uma cadeira de rodas e um extraordinário Caminho de Santiago

Imagem
Do jeito deles, de um jeito único, emocionante e desafiador: foi desse jeito que eles trilharam o Caminho de Santiago, superando limites que muita gente acharia simplesmente impossíveis de vencer. Juan Luis tem mobilidade reduzida: ele precisa de cadeira de rodas. Mas isso não impediu que, de 13 de setembro a 22 de outubro de 2016, eles avançassem juntos mais de 800 quilômetros, entre pedras e chuva, até chegar de Roncesvalles a Santiago de Compostela. –– ADVERTISEMENT ––
A extraordinária aventura, garantem eles, mudou a sua vida – e se transformou num cântico ao amor, eternizado no vídeo emocionante e arrasador que compartilhamos logo abaixo. “Queríamos demonstrar que as barreiras mentais são os primeiros inimigos que encontramos na hora de empreender uma ideia, um projeto ou qualquer outro passo na vida”, explica Oliver. “Empreendemos o caminho sozinhos no início, mas fomos logo formando uma grande família ao longo do trajeto, uma família que nos mostraria, mais uma vez, que os únic…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599