Postagens

Mostrando postagens de Setembro 29, 2017

A gramática do povo de Deus

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
O mês de setembro chega ao seu final, mas o ensinamento da Bíblia, gramática, ou enciclopédia do povo de Deus, não para, porque, de modo correto, orienta homens e mulheres, nas diversidades de dons, talentos, carismas e funções. É a salvação que nos é oferecida, e não é um merecimento das pessoas, mas entendida como dom e graça de Deus. Experimentamo-la a partir da Palavra de Deus, que é eterna, além de ser viva e eficaz. A Bíblia deixa claro aos cristãos, que querem guardar a Palavra de Deus na mente e no coração, que Deus quer uma única coisa: a dignidade de filhos de Deus.
O grande especialista da Palavra de Deus, São Jerônimo, comemorado aos 30 de setembro, que viveu entre os anos de 342 e 420, numa época bem distante da nossa, quer mostrar a força da Palavra de Deus. Toda a sua vida foi doada ao estudo da Sagrada Escritura, sendo São Jerônimo considerado o maior e melhor exegeta de todos os tempos. A Igreja Católica o reconheceu como homem eleito por Deus pa…

Livros infantis ajudam no aprofundamento do idioma francês

Imagem
Ça va? Após ter feito um curso intensivo de 6 meses em apenas 1 mês de francês, oferecidos pela Aliança Francesa de Fortaleza, continuei o curso. Com um vocabulário mais extenso e conjugando verbos já no tempo passado, acreditei que já poderia me arriscar nos filmes. Errado. Não dá pra entender tudo, claro. Mas dá para compreender o básico que já possuo. Mas para fixar mesmo o idioma, quis procurar livros. Até mesmo no português, os livros são importantes para fixar como as palavras são escritas e em que contexto podemos utilizá-las. Por que com francês seria diferente? Fui até a biblioteca onde estudo para pegar algum exemplar. Foi quando vi aqueles livros com figurinhas e super coloridos para pessoas do meu nível. Sem preconceitos, os livros infantis são muito bons para adquirir conhecimento. Além de mostrar como utilizar aquelas expressões que conhecemos e tivemos contato durante a aula, podemos ver as ilustrações, que auxiliam no entendimento do significado daquilo que ainda não …

Poemas e crônicas

Imagem
Gonzaga Mota* No último dia 21 do corrente mês, tivemos a satisfação de lançar no Ideal Clube, por sugestão de seu presidente Amarílio Cavalcante, dois livros: "Poemas no Tempo" e "Textos Escolhidos". No primeiro citado, apresentamos de forma amorosa e inquietante, 50 poemas ressaltando sentimentos como amor, dor, alegria, angústia, solidariedade, dentre outros. O excelente prefácio foi redigido pela competente e amiga escritora Mônica Silveira que muito me sensibilizou. Por sua vez, "Textos Escolhidos", atendendo solicitação de amigos e leitores, reúne 115 crônicas publicadas no Jornal Diário do Nordeste. São textos sobre educação, cultura, economia, politica, filosofia, causos, fatos do cotidiano, etc. Gostaríamos, por outro lado, de agradecer aos eminentes intelectuais Sânzio de Azevedo, pelo airoso prefácio e Cid Carvalho pelo generoso perfil do autor. Nossa intenção principal ao redigir e publicar livros é a de estimular a leitura. Como disseram Carl…

Dois Filhos de Francisco vira musical

Imagem
por Ubiratan Brasil - Agência Estado Corta!", gritou o diretor Breno Silveira, um gesto automático para quem trabalha no cinema desde 1995. O riso do elenco, no entanto, traz Silveira de volta à realidade: ele está em um teatro, preparando-se para estrear como encenador justamente com uma história que conhece muito bem. "2 Filhos de Francisco - O Musical", que estreia no Teatro Cetip (SP), no dia 5 de outubro, é baseado no filme que Silveira dirigiu em 2005 e que se tornou um dos maiores sucessos do cinema nacional, atraindo cerca de 5,3 milhões de espectadores. "É uma história que está no meu coração e, por isso, fiquei curioso em saber quem dirigiria a montagem teatral", contou em meio a um ensaio. Sim, o anúncio de que Breno seria o responsável pelo musical não foi imediato e, quando o diretor já confessava ter alguma esperança, veio o telefonema da Time For Fun, empresa responsável pela produção. Mesmo sem nenhuma experiência de palco, ele aceitou justamen…

Museu de Arte Moderna de Nova York inicia no domingo uma exposição de roupas e acessórios icônicos que exploram a relação entre a moda e a sociedade

Imagem
O Museu de Arte Moderna de Nova York inicia no domingo uma exposição de roupas e acessórios icônicos que exploram a relação entre a moda e a sociedade. A exibição terá 111 objetos de alta expressão, como os jeans Levi's 501, o sari indiano, o vestido preto dos anos 20, o colar de pérolas e até tatuagens, todos parte da herança cultural do Ocidente e de outros lugares, tanto deste século como do anterior. Nesta primeira exposição de moda no MoMA desde 1944, há roupas e acessórios que parecem eternos, como o chapéu Panamá. A mostra também inclui objetos de uso religioso, como o quipá judeu e o véu muçulmano, e uniformes esportivos de diversas modalidades. Sob o título de "A moda é moderna?" a exposição irá de 1º de outubro a 28 de janeiro. AFP

'Em cada canto um você': Kristoff Silva apresenta músicas autorais em BH

Imagem
Violonista, cantor, compositor, professor e autor de trilhas para teatro e dança, Kristoff Silva oferece um show intimista no formato voz e violão. Artista também apresenta repertório com parcerias com Makely Ka, Bernardo Maranhão, Luiz Tatit e Mauro Aguiar. (Divulgação)
Imagine um músico cantando em meio a uma sala de espelhos onde algumas canções refletem ou são refletidas por outras canções. Inspirado no poema “Espelho” de Ana Martins Marques, o compositor Kristoff Silva adentra a Sala Sergio Magnani da Fundação de Educação Artística e oferece um show intimista no formato voz e violão, com repertório de sua autoria, parcerias com Makely Ka, Bernardo Maranhão, Luiz Tatit e Mauro Aguiar, além de canções de outros autores que, de alguma maneira, dialogam com as de sua lavra.
Kristoff Silva
Violonista, cantor, compositor, professor e autor de trilhas para teatro e dança. Reconhecido no meio musical por sua singularidade como autor. Nascido nos Estados Unidos e criado em Belo Horizonte, …

Quando uma pessoa pobre vier até você, pergunte o nome dela

Imagem
Entrevista com o Grande Hospitaleiro da Ordem Soberana de Malta“Tente e doe a si mesmo. Se você conseguir encontrar um equilíbrio entre dar e receber, você levará sua vida a um nível muito mais alto”, diz Dominique Prince de La Rochefoucauld-Montbel. Konrad Sawicki: Quem é o Grão Hospitalário da Ordem de Malta? Dominique de La Rochefoucauld-Montbel: Historicamente, a Ordem dos Cavaleiros do Hospital de São João de Jerusalém desde o início empregou uma pessoa encarregada de um hospital, hospício ou hospedagem de peregrinos. Seu trabalho era cuidar de peregrinos e pessoas doentes e oferecer-lhes hospitalidade. Esta mesma função está perfeitamente alinhada com o chamado principal da Ordem de Malta, isto é, fornecer hospitalidade e acompanhar os necessitados. Isso não mudou até agora. Cada estrutura local da Ordem em todo o mundo tem seu hospitalário, que é responsável por atividades sociais e médicas. A posição do Grão Hospitalário da Ordem, membro do governo da Ordem, traduz-se em termos c…

Notícias falsas e jornalismo de paz: tema do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Imagem
Cidade do Vaticano  - “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz, será o tema do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 2018. O tema escolhido pelo Santo Padre e divulgado esta sexta-feira, 29, faz referência às “notícias falsas” ou “fake news”, ou seja, as informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões. Trata-se de uma distorção muitas vezes instrumental dos fatos, com possíveis repercussões sobre comportamentos individuais ou coletivos. No contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas. O Dia Mundi…

Cientistas dizem que mutação do zika permitiu ao vírus causar microcefalia fetal

Imagem
Da Agência EFE Uma mutação genética, provavelmente ocorrida em 2013, deu ao vírus da zika a capacidade de causar microcefalia fetal severa, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira (28) na revistaScience pela Associação Americana para o Avanço da Ciência. Os resultados do estudo esclarecem como o vírus evoluiu de uma doença relativamente inócua para um patógeno de preocupação global. A informação é da EFE. Desde 2016, as epidemias de vírus da zika no continente americano foram declaradas uma emergência de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e os cientistas não puderam determinar como o vírus, que causava infecções leves, passou a desencadear síndromes neurológicas severas. Mutação crítica Ao comparar as cepas contemporâneas do vírus da zika das epidemias sul-americanas de 2015 e 2016 com um vírus cambojano ancestral que circulava em 2010, o pesquisador Ling Yuan e sua equipe da Academia das Ciências de Pequim detectaram uma mutação crítica que conferiu ao mesmo …

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Tudo começa com o caderno de caligrafia

14 etnias não têm seu idioma original preservado no Estado do Ceará

Adjetivando a vida

Intolerância: arma dos preconceituosos