Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 6, 2016

Bob Dylan envia discurso de aceitação para ser lido na cerimônia do Prêmio Nobel

por Agência Brasil Mesmo ficando "sem palavras" com a vitória no Prêmio Nobel de Literatura, Bob Dylan não irá à cerimônia de premiação. ( Foto: Divulgação ) O cantor e compositor americano Bob Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura deste ano, enviou um discurso de agradecimento para ser lido em conjunto com os demais vencedores no banquete da cerimônia de entrega do prêmio, sexta-feira (10) em Estocolmo, informou ontem (5) a Fundação Nobel. O músico tinha comunicado há três meses que não participaria da cerimônia, nem da conferência de aceitação, hoje (6), citando "compromissos prévios". Segundo a Agência Télam, a Fundação Nobel também informou que a cantora americana Patti Smith interpretará uma canção de Dylan, A Hard Rain's A-Gonna Fall, na solenidade de entrega do prêmio. Dylan foi agraciado em 13 de outubro com o Prêmio Nobel da Literatura por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana", uma escolha s…

Secult divulga selecionados para programa Agentes de Leitura

Os bolsistas classificados deverão dedicar vinte horas semanais para projetos relacionados a bolsa do Programa Agentes de Leitura ( Foto: Felipe Abud/Secult ) A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou na última sexta-feira (2) o resultado final do VII Edital Bolsa Agentes de Leitura do Ceará 2016. A formação dos classificados acontecerá durante toda essa semana, até sexta (9), em nove cidades: Fortaleza, Parambu, Granja, Viçosa do Ceará, Assaré, Porteiras, Quixelô, Poranga e Pedra Branca. Ao todo, o investimento do Governo do Estado no edital é de R$ 918.720,00, recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e destinados a promover o incentivo à leitura, com os agentes indo de casa em casa, realizando atividades de integração social e fruição literária. A bolsa tem como objetivo democratizar o acesso à leitura para as famílias beneficiadas e incentivar o hábito. Os bolsistas classificados deverão dedicar vinte horas semanais para projetos relacionados …

Legado de Ferreira Gullar inclui vários lançamentos

Poeta desde a juventude, observador arguto da política brasileira e internacional, Ferreira Gullar se manteve produtivo até o fim da vida. Mesmo internado na UTI do Hospital Copa D’Or, no Rio, em decorrência de problemas pulmonares, deixou inéditas três crônicas, escritas à mão ou ditadas à sua mulher, a poeta Cláudia Ahimsa, para serem digitadas por sua neta Celeste. Uma aborda a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA; outra revisita um texto seu de 1989, O Frango Tite; e uma analisa a relação entre arte e tecnologia. 
Gullar morreu na manhã de domingo, 4, em decorrência de uma pneumonia, aos 86 anos. O enterro foi no mausoléu da ABL, no cemitério São João Batista. Amigos da literatura, da música e da militância política, além da família, foram se despedir. Entre eles, estavam os ministros da Cultura, Roberto Freire, das Relações Exteriores, José Serra, e da Defesa, Raul Jungmann; além de cantores, compositores, produtores de cinema, cineasta e também acadêmicos.
A viúva…

Beyoncé lidera as indicações para o Grammy 2017

Beyoncé lidera as indicações para o Grammy 2017, concorrendo em nove categorias com seu álbum "Lemonade". A artista americana, que já tem 20 troféus, é a primeira a ter indicações nas categorias de pop, rock, R&B e rap no mesmo ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 6, em Nova York.
Correndo por trás, estão Drake, Rihanna e Kanye West, com oito indicações cada. Adele também foi indicada nas categorias de melhor álbum, gravação do ano e canção do ano.
Os indicados nas principais categorias:
ÁLBUM DO ANO
"25" - Adele
"Lemonade" - Beyoncé
"Purpose" - Justin Bieber
"Views" - Drake
"A Sailor's Guide To Earth" - Sturgill Simpson
GRAVAÇÃO DO ANO
"Hello" - Adele
"Formation" - Beyoncé
"7 Years" - Lukas Graham
"Work" - Rihanna Featuring Drake
"Stressed Out" - Twenty One Pilots
MÚSICA DO ANO (prêmio aos compositores)
"Formation" - Khalif Brown, Asheton Hogan, Beyoncé …

Angelina Jolie e Brad Pitt chegam a acordo sobre custódia dos filhos

Angelina Jolie e Brad Pitt chegaram a um acordo de custódia temporária. O ex-casal tem discutido sobre a guarda de seus seis filhos Maddox, 15, Pax, 13, Zahara, 11, Shiloh, 10, e os gêmeos Knox e Vivienne, de 8 anos, desde o início de setembro. Agora, um juiz concedeu à atriz a custódia legal integral das crianças.
De acordo com o site 'Entertainment Tonight', um time de cinco profissionais da área da saúde mental ajudará a família com terapia. Brad Pitt continuará com as visitas terapêuticas, que já tinham sido acordadas anteriormente. Além disso, o pai das crianças terá de fazer exames de drogas e álcool aleatoriamente e participar de terapia grupal toda semana.
Agência Estado

Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas premia 6,5 mil alunos com medalhas

Da Agência Brasil Com quase 18 milhões de inscritos, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2016 premiou 501 alunos com medalhas de ouro, 1,5 mil com medalhas de prata e 4,5 mil com medalhas de bronze. Mais 42 mil alunos receberam menções honrosas. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a competição bateu recorde de participação, atingindo 99,6% dos municípios do país. Criada em 2005, a Obmep tem o objetivo de estimular o ensino da matemática, revelar talentos e melhorar o ensino da disciplina. Na edição deste ano, a competição recebeu inscrições de estudantes de 5.544 municípios. Para a edição de 2017, o Impa integrará a competição à Olimpíada Brasileira de Matemática, para que seja feito um único certame para escolas públicas e privadas. A expectativa é que a olimpíada alcance um número ainda maior de participantes. As regras e o número de medalhas distribuídas s…

Brasil tem primeira queda em matemática desde 2003 em programa de avaliação

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil O Brasil está estacionado entre os piores desempenhos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), de acordo com os resultados da avaliação de 2015, divulgados hoje (6) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Pisa mediu o conhecimento dos estudantes de 72 países em leitura, ciências e matemática. Nas três, a média dos estudantes brasileiros ficou abaixo da dos demais países. Em matemática, o país apresentou a primeira queda desde 2003, início da série histórica da avaliação. Em ciências, a média do Brasil foi 401 pontos, enquanto a média dos países da OCDE foi 493. Em leitura, o país obteve 407 pontos, abaixo dos 493 pontos dos países-membros da OCDE e em matemática, o desempenho brasileiro foi de 377 contra 490 da OCDE. De acordo com os critérios da organização, 30 pontos no Pisa equivalem a um ano de estudos. Isso significa que, em média, os estudantes brasileiros estão cerca de três anos atr…

Violência contra a mulher: denúncia é essencial, diz especialista

A cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas no Brasil Kelen Galvan Da redação, com colaboração de Camila Guimarães
Nesta terça-feira, 6, o Brasil lembra o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituído em 2007. De acordo com a pesquisa da fundação Perseu Abramo, estima-se que no Brasil a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas. O marido, namorado ou ex-companheiro são responsáveis por mais de 80% dos casos. Para o delegado na cidade de Campos do Jordão (SP), Dr. Luiz Geraldo Ferreira Júnior, um fator essencial para contribuir com a diminuição destes números é a conscientização das mulheres sobre seus direitos. “A mulher tem que se conscientizar de que ela não é obrigada a ficar com o agressor, simplesmente porque são casados ou têm filhos juntos. (…) Muitas vezes, a mulher, por ser vulnerável economicamente ao seu agressor, acredita que aquela agressão não voltará a se repetir”, explica o delegado. Segundo ele, esta é uma crenç…

Médica que descobriu relação da zika com a microcefalia é contra o aborto

Adriana Melo alerta que apenas 1% dos casos de mulheres infectadas com zika vírus resultam em bebês com microcefalia. Outra preocupação da médica é que a discussão em torno da liberação do aborto nesses casos tire o foco do tratamento das crianças que nasceram com a doença.Documentário mostra rotina de bebê com microcefalia e depoimento da médica Adriana Melo

Adriana Melo foi a primeira pesquisadora que relacionou o vírus zika à microcefalia, quando a doença que, hoje, assusta as gestantes, disseminou no País. A especialista em medicina fetal e presidente do Instituto de Pesquisa Prof. Joaquim Amorim Neto (Ipesq), sediado em Campina Grande, Paraíba, comprovou laboratorialmente que o líquido amniótico de uma gestante que teve o filho com microcefalia estava infectado pelo vírus.

Um ano após a descoberta, a médica acompanha 86 crianças que nasceram com microcefalia. Ela explica que a identificação de crianças afetadas ainda na gestação pela infecção deve ir muito além da fita métrica, que…

O Vendedor de Sonhos, filme baseado em obra de Augusto Cury, será lançado no dia 8

César Trancoso, Dan Stulbach, Thiago Mendonça, Leonardo e Guilherme Prattes estrelam o longa, sob direção de Jayme MonjardimBaseado no livro campeão de vendas de Augusto Cury, a trama de “O Vendedor de Sonhos”, filme dirigido por Jayme Monjardim, apresenta a história de Julio César (Dan Stulbach), um psicólogo que desiste de suicidar após ouvir os ensinamentos de um morador de rua apelidado de Mestre (CésarTroncoso). O longa será lançado nacionalmente, na próxima quinta-feira (8).

“Acho que esse é o barato desse trabalho. É a gente alimentar o ser humano de que você pode da uma virada de 180º na sua vida”, resume o diretor Jayme Monjardim

Sinopse
Era uma tarde como outra qualquer, mas não para o psicólogo Júlio César. Ele chega a seu consultório, abre a janela do 21º andar do imponente Edifício San Pablo e sobe no parapeito do prédio, decidido a acabar com a sua vida. Nos preciosos minutos que o separam da queda, no entanto, recebe a inusitada visita do Mestre, que senta tranquilamente a…