Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 24, 2016

Na cadeira de rodas e a 3 semanas de morrer, ele fez o mundo chorar em 2015 – agora, sua mensagem é de vitória!

O adolescente Jake Bailey, de Christchurch, Nova Zelândia, inspirou o mundo no final de 2015 após receber um diagnóstico de câncer e fazer um discurso comovente no encerramento do ano acadêmico em seu colégio. Ele sofria de um linfoma Burkitt não-Hodgkin, mas recuperou plenamente a saúde e agora declara: “Eu me sinto 100%. Tudo o que podemos fazer no futuro é esperar o melhor e cuidar bem do corpo. Alimentação saudável, descanso suficiente, evitar o excesso de estresse, manter a forma”. A mensagem de Jake é simples e sincera: “Não levem as coisas na superficialidade. Todos os clichês são verdadeiros. Devemos aproveitar cada dia ao máximo”. Em 2015, sentado em uma cadeira de rodas, Jake tinha levado o mundo inteiro às lágrimas com seu discurso de fim de ano na Christchurch Boys’ High School. Uma semana antes daquele evento, ele tinha recebido a notícia de que lhe restavam apenas três semanas de vida caso não fosse submetido a determinados tratamentos contra o tumor. Na cerimônia de encer…

Abertura do vigésimo Ceará Natal de Luz acontece próxima sexta, dia 25

O Ceará Natal de Luz 2016 comemora 20 anos unindo os símbolos natalinos com os ícones da cearensidade. Herança dos indígenas, as redes de dormir formarão as árvores que são tradicionalmente erguidas nas Praças do Ferreira e Portugal O Ceará Natal de Luz 2016 comemora 20 anos unindo os símbolos natalinos com os ícones da cearensidade. Herança dos indígenas, as redes de dormir formarão as árvores que são tradicionalmente erguidas nas Praças do Ferreira e Portugal. Os festejos começam nesta sexta-feira, 25 de novembro, e seguem até 23 de dezembro.
Realizado pela CDL de Fortaleza e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, o Ceará Natal de Luz será aberto na Praça do Ferreira, às 16h20, com a apresentação da orquestra de Jazz, Big Band da Unifor. Logo após, o nascimento de Jesus será relembrado com os Arautos do Evangelho e as luzes da árvore serão acesas. Em seguida, a fachada do Cineteatro São Luiz se transforma em uma tela, sobre a qual camadas de animação são projetadas.
Um …

Divórcios caem e guarda compartilhada de filhos cresce

Pesquisa Estatística do Registro Civil 2015 com dados sobre divórcio e guarda compartilhada foi divulgada pelo IBGEDa redação, com Agência Brasil O número de divórcios no país em 2015 caiu 3,6% em relação ao ano anterior. A pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2015 registrou 328.960 divórcios concedidos em primeira instância ou por escrituras extrajudiciais no ano passado. Em 2014, o total de divórcios concedidos em primeira instância ou por escrituras extrajudiciais foi de 341.181. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A unidade da Federação com maior taxa geral de separações foi Roraima, onde, a cada mil habitantes, houve 3,78 divórcios, enquanto a menor taxa foi observada no Rio Grande do Norte: a cada mil habitantes foi contabilizado um divórcio. A pesquisa revelou ainda que, em média, na data do divórcio, o homem se divorcia mais velho que a mulher. O homem tem, em média, 43 anos enquanto a mulher tem 40…

Poema de Anne Frank é vendido por 140 mil euros em leilão

Manuscrito raro vai a leilão na Holanda e supera estimativa de venda. Autora do célebre diário escreveu o poema de oito linhas para uma amiga em 1942, meses antes de se esconder das tropas nazistas em Amsterdã.Um raro poema escrito à mão por Anne Frank foi vendido por 140 mil euros (cerca de 500 mil reais) num leilão realizado nesta quarta-feira (23/11) na cidade de Haarlem, na Holanda.
A casa de leilões Bubb Kuyper, especializada em livros, manuscritos, mapas e ilustrações, havia avaliado a venda entre 30 mil e 50 mil euros, muito abaixo do que acabou sendo arrematado. "Estou agradavelmente surpreso", afirmou Thijs Blankevoort, codiretor da casa de leilões, à agência AFP. Ao jornal holandês De Volkskrant, ele disse que as obras literárias de Anne Frank são poucas e que, desde a morte da jovem, apenas "quatro ou cinco" manuscritos foram vendidos. De acordo com Blankevoort, a garota judia escreveu o poema aos 12 anos de idade, no dia 28 de março de 1942, poucos mes…

'Nunca é tarde', diz idosa de 65 anos que realiza o sonho de ler e escrever

G1 Numa das salas do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, uma das alunas chama a atenção. Lá no fundo, uma senhora de 65 anos acompanha as orientações da professora Iracy, da mesma idade, copia no caderno tudo o que ela passa no quadro e se concentra para resolver os exercícios. Jucelina Maria Cruz Madalena, a Dona Nena, está sendo alfabetizada com outros 22 colegas de classe, todos com idade entre seis e sete anos. “Quando eu não vou para a aula, as crianças vão me buscar em casa”, conta orgulhosa. “São eles que me dão incentivo e me ajudam. Tem horas até que tenho que pedir para eles não me ajudarem tanto. A gente tem que forçar um pouco a cabeça, senão não aprende, né?”. saiba maisIdosa encara preconceito e aprende a ler aos 65 anos por incentivo do neto Analfabeta, a aposentada trabalhou por mais de 40 anos como cozinheira e como empregada doméstica. Por não saber ler e escrever, disse ter perdido muitas oportunida…

Escultura de Cazuza de R$ 195 mil será inaugurada em dezembro no Baixo Leblon

Uma escultura em homenagem ao músico Cazuza será inaugurada no Baixo Leblon, Zona Sul do Rio, no dia 1º de dezembro. A obra de arte custou R$ 195 mil para a Prefeitura do Rio. Assinada pela artista Christina Motta, ela ficará na mesma praça que leva o nome do cantor brasileiro, morto em 1990 por complicações decorrentes da Aids. A data escolhida para a inauguração, aliás, é a mesma que marca o Dia Mundial de Combate à Aids. O evento começa às 19h e contará com shows no local. A data da inauguração foi antecipada pela coluna de Ancelmo Gois, no Globo. Toda de bronze, a escultura levou cerca de três meses para ser feita. A obra ainda terá pássaros feitos pelo arquiteto Helio Peregrino. "Essa obra demorou 11 anos para sair. Vários prefeitos prometeram isso para a Lucinha (mãe de Cazuza)", afirma Christina. A artista conta que o projeto está em fase de finalização e que a escultura tem tamanho natural. Christina assina outras obras espalhadas pelo Rio de Janeiro e outras cidades…

Com Andréia Horta no papel principal, cinebiografia de Elis Regina estreia hoje

Uma lista divulgada em 2015 pelo Ecad apontava que a música mais tocada de Elis Regina em rádios e festas é Como Nossos Pais. A informação guarda um simbolismo curioso: sendo a intérprete gaúcha e o compositor cearense (Belchior), esse dado fala de como essa mulher cruzava o Brasil inteiro com a missão de fazer música. Uma missão que arrancava suor e lágrimas da cantora, e muitos aplausos da plateia.
Algo da força da cantora vai ser revivido a partir de hoje. Com direção de Hugo Prata, chega aos cinemas Elis, cinebiografia que narra o nascimento de uma das vozes mais marcantes da história da música. Com Andréia Horta no papel principal, a produção foca nos anos que sucederam a chegada de Elis ao Rio de Janeiro – no dia que estourou o Golpe de 1964 – até 19 de janeiro de 1982, data em que ela morre, vitimada por um coquetel fatal de drogas.

Estreando como diretor de longa-metragem, Hugo Prata conta a “dor e delícia” de levar para as telas a história de uma artista que foi arrancada da …

Arqueólogos acham escultura de quase 4 mil anos em Israel

Arqueólogos de Israel anunciaram nesta quinta-feira (24/11) que encontraram uma pequena escultura durante escavações de um terreno de Yahud, próximo a Tel Aviv. A peça representa um homem pensativo, sentado sobre um vaso de cerâmica.

Segundo a Autoridade Israelense sobre Antiguidades (IAA), o boneco foi esculpido ainda na Idade do Bronze, há pelo menos 3.800 anos.


A peça tem cerca de 18 centímetros de altura. O objeto foi encontrado em meados de outubro, durante obras em um terreno onde serão construídas casas populares, mas o anúncio oficial, com informações sobre a peça, só aconteceu nesta quinta-feira.


Nas últimas semanas, os restauradores tiveram de limpá-la e remontar os pedaços soltos – embora a escultura tenha sido encontrada em excelente estado de conservação.


Não só a idade avançada da peça impressionou os arqueólogos, mas também a qualidade com a qual foi esculpida. É possível notar, com clareza, que o boneco está sentado, com o queixo apoiado sobre uma das mãos. Ele exibe no ro…

Missão vai a Pernambuco verificar denúncias de violações de direitos humanos

Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil Uma comitiva formada por representantes de órgãos federais e liderada pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) começa hoje (24) visita emergencial a Pernambuco para verificar denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no sistema socioeducativo do estado. Até amanhã (25), o grupo percorrerá unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e fará reuniões com entidades públicas estaduais. A missão foi definida a partir de denúncia feita ao órgão pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), uma organização da sociedade civil que atua na área, apoiada pela Promotoria de Justiça da Cidadania de Caruaru, município onde ocorreu, no último dia 30 de outubro, rebelião que resultou na morte de sete adolescentes. A rebelião, junto com um quadro de superlotação de unidades de internação, levou à demissão do presidente da Funase. De acordo com a denúncia apresentada pelo Gajop,…

Aparelho detecta com precisão lesões na retina de crianças com microcefalia

Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil Bebê com microcefalia (Divulgação/TV Brasil)Divulgação/TV Brasil Um aparelho de tomografia de coerência óptica (OCT) tem auxiliado pesquisadores a diagnosticar, com alta precisão, lesões nas retinas de crianças com microcefalia, cujas mães foram infectadas pelo vírus Zika durante a gravidez. Diversos estudos já demonstraram a relação entre a infecção pelo vírus Zika e distúrbios graves nos olhos do bebê, que podem ser observados com um exame de fundo de olho, por exemplo. A diferença agora, com o uso desse equipamento, é que ele ajuda o oftalmologista a detectar, com maior precisão, qual o tipo de reabilitação mais adequada para essa criança que tem distúrbios na retina. O exame de imagem não é invasivo e costuma ser rápido. A dificuldade, no entanto, é posicionar os bebês de forma que eles não se mexam muito, explicou o oftalmologista Maurício Maia, professor do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). …

Estados Unidos reforçam segurança para evitar atentados no Dia de Ação de Graças

José Romildo - Correspondente da Agência Brasil Segurança é reforçada em aeroporto dos Estados Unidos - Foto Erik S. Lesser/Agência LusaErik S. Lesser As autoridades de Nova York reforçaram a segurança para prevenir atentados terroristas durante a parada do Dia de Ação de Graças que se realiza nesta quinta-feira (24). Cerca de 3 milhões de pessoas devem comparecer ao desfile, com seus balões gigantes, carros alegóricos, palhaços, bandas e espetáculos de teatro. Em todas as cidades dos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é comemorado com um jantar familiar e muita festa, em que o prato principal é o peru. Segundo cálculos da Federação de Automóveis dos Estados Unidos, mais de 50 milhões de americanos estão viajando hoje para encontrar amigos e familiares que vivem em outras cidades, em distâncias superiores a 150 quilômetros. As autoridades aumentaram a fiscalização de estradas, aeroportos e estações ferroviárias. A programação do Dia de Ação de Graças também prevê a transmissão ao vi…

Obras de arte sobre direitos humanos no CCB

Cinquenta e três obras que ilustram os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem formam a exposição «Mémoire de la Liberté = Memória da liberdade: arte e direitos humanos», que está agora patente no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

A mostra insere-se num ciclo sobre literatura e pensamento sobre direitos humanos e neste âmbito estão agendadas várias palestras. A 28 novembro Fernando Pereira Marques fala sobre «O Direito de ter direitos: os direitos humanos como questão política», a 5 dezembro, António Cluny faz uma intervenção sobre «Como tomar a sério os direitos humanos» e a 11 dezembro Diogo Freitas do Amaral dinamiza uma palestra sobre direitos humanos.

Inaugurada na última terça-feira, 22 de novembro, a exposição apresenta, pela primeira vez, a coleção de arte «Mémoire de la Liberte», adquirida pela Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), em 1992. A mostra conta com a curadoria de António Campos Rosado e vai estar patente na galeria do CCB até 25 de jane…

Motorhome doado pelo Papa vai auxiliar pessoas com deficiência

Motorhome será utilizado pela Unitalsi na assistência das famílias de Roma com pessoas deficientes em casaDa redação, com Rádio Vaticano Veículo foi entregue nesta quarta-feira, 23, por Dom Rino Fisichella / Foto: Unitalsi A União Nacional Italiana de Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais, conhecida como Unitalsi, recebeu nesta quarta-feira, 23, uma doação do Papa Francisco: um motorhome adaptado para pessoas com deficiência. O veículo foi oferecido ao Santo Padre durante o Jubileu do PleinAir (ao ar livre), em 22 de outubro, para ser destinado ao auxílio das famílias romanas que têm pessoas com deficiência em casa. Na ocasião da entrega do veículo à Unitalsi, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e responsável pela organização do Ano Santo, Dom Rino Fisichella, declarou que “esse é um presente do Papa Francisco que conhece bem a Unitalsi e aprecia a atenção e o cuidado dirigido às pessoas doentes e com deficiência. Quando lhe f…

Livro resgata memórias, patrimônio cultural e tombamentos em Fortaleza

A autora Manoela Queiroz Bacelar investiga, sob prisma jurídico, o reconhecimento e proteção do patrimônio cultural de Fortaleza, através de pesquisas realizadas em dois momentos de sua carreira acadêmicaFoto: Divulgação / AssessoriaPalácio da luz: Edificação do século XIX, sede do governo por 162 anos. Já foi tombado duas vezes Uma Fortaleza de afetos construídos, mas nem sempre cuidados e usados como deveriam ser para que outras gerações tenham também o privilégio de conhecer e viver a história da cidade. Com um mergulho no tema dos direitos culturais, a advogada Manoela Queiroz Bacelar lança Tombamento - Afetos Construídos (IBDCult, 2016). No dia 30 de novembro, às 19 horas, acontece o lançamento na Galeria Multiarte. O livro é publicado 15 anos depois de Manoela pesquisar o assunto pela primeira vez, durante o Mestrado em Direito, concluído em 2002 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mas o contato com o tema foi um acaso que deu certo. “Fiz o trabalho para uma disciplina e me …