Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 27, 2014

Níveis de gás carbônico atingem marco histórico

domtotal.comConcentrações elevadas no Hemisfério Norte podem intensificar risco de ondas de calor.Temperaturas já subiram cerca de 0,8 graus Celsius. Por Tom Miles
Genebra - Os níveis de dióxido de carbono por todo hemisfério norte atingiram em abril a marca de 400 partes por milhão (ppm) pela primeira vez na história da humanidade, chegando a um limiar ameaçador para as mudanças climáticas, disse nesta segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nessa segunda-feira (26). O nível atmosférico de 400 ppm, 40 por cento a mais desde o início da ampla utilização de combustíveis fósseis durante a Revolução Industrial, tem se espalhado rapidamente para o sul. O patamar foi registrado pela primeira vez em 2012 no Ártico e desde então tem se tornado a norma na primavera do Ártico. A OMM prevê que a concentração média anual de dióxido de carbono no mundo fique acima de 400 ppm em 2015 ou 2016. Elevadas concentrações do gás retentor de calor podem intensificar o risco de ondas de calo…

Razões para ter esperança na humanidade

domtotal.comPara manter viva a esperança, é necessário acreditar que Deus pode, sim, intervir na história.Mesmo quando há sofrimento, é melhor sofrer praticando o bem. Por Dom Alberto Taveira Corrêa*
As cenas de violência, que acompanham as manifestações de protesto das mais diversas bandeiras, multiplicam-se por toda parte. Ao mesmo tempo, a humanidade fica chocada com acidentes de toda ordem, desastres naturais, a grande chaga da guerra e o desentendimento entre pessoas, grupos e culturas. Aquela que uma vez foi chamada de aldeia global se mostra diariamente em nossas casas. Há inclusive meios de comunicação que se comprazem em mostrar, ao vivo e a cores, a miséria humana, tirada do fundo do baú, aquela que outrora se encontrava escondida na sarjetas da vida ou dissimulada através de mil truques. E o que dizer da exposição das pessoas e seus eventuais deslizes, através das chamadas redes sociais? Para muitos, a tentação que vem à tona é a do desânimo. Pode ser ainda a banalização da …

O milagre da hóstia

domtotal.com Quando tomamos a hóstia e o vinho consagrados, recebemos Cristo que permanece em nós. Por Padre Luiz Carlos de Oliveira

Já há séculos que ocorrem milagres referentes à Eucaristia. Normalmente estão ligados a um momento de falta de fé do celebrante ou por um acidente. Tudo muito bonito.
Podemos acolher sua mensagem no que tem de ensinamento. Mas há um milagre que ultrapassa a todos esses e que pode ser visto e seguido por todos. É o milagre que Jesus fez na Ceia da Quinta-Feira Santa. Esse é milagre, é de fé, se comunica a todos, não só a privilegiados. Naquela noite Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos dizendo: Tomai todos e comei. Depois tomou o cálice de vinho e disse: Bebei dele todos, pois isto é meu sangue, derramado por muitos para a remissão dos pecados (Mt 26,26-29). Ele mesmo explicou o milagre, como lemos em João: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é ver…

Dominicanos dos EUA evangelizam pela música

domtotal.com Sacerdotes percorreram ruas de Washington cantando e distribuindo rosários.
Washington - Os dominicanos continuam com êxito sua "evangelização musical" nas ruas de Washington. De fato, como declarou o Irmão Gregory Pine a CNA "a música é uma bela expressão das alegrias do Evangelho que permite fazer um 'click' com a gente"; é uma forma de "voltar a apresentar o atrativo do Evangelho por outro meio".

No dia 17 de maio, sacerdotes, irmãos e irmãs dominicanos percorreram as ruas da capital americana cantando e distribuindo rosários aos que se interessavam. Mas também conversando com as pessoas, que intrigadas perguntavam pela natureza do que estavam fazendo.


"A atração é só o início de uma relação, um diálogo, que agrada a Deus", enfatizou o Irmão Pine. Os que se aproximam recebem os rosários, e com muita frequência conversavam sobre Nossa Senhora, Nosso Senhor e outros temas da Fé. São muitos os não católicos com os quais esses …

Jerusalém espera um último gesto

domtotal.com Por Maurizio Molinari
O papa Francisco se recolhe em oração diante do Muro de Belém, e Israel reage com um silêncio ensurdecedor. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prefere enfatizar os méritos do papa na luta contra o antissemitismo, o presidente Shimon Peres aceita o convite para se encontrar com Abu Mazen no Vaticano, o prefeito de Jerusalém, Nir Bakrat, acolhe o pontífice com um coro de crianças festivas, para os noticiários da noite o que importa é a própria presença do papa no Estado judaico, e as pessoas comuns, na estação dos ônibus ou no mercado de Machané Yehudá, discute principalmente sobre o bloqueio da circulação que paralisaria Jerusalém nessa segunda-feira (26). Para entender por que um gesto papal tão explícito em favor dos palestinos gerou polêmica em Israel é preciso considerar dois elementos convergentes: o primeira tem a ver com o governo, e o segundo com o povo israelense. Acima de tudo, o executivo de Netanyahu esperava nessa segunda-feira por um…

Bispos da União Europeia preocupados com crescimento de partidos nacionalistas e eurocéticos

Responsáveis pedem que Bruxelas deixe de ser apontada como «bode expiatório» dos problemas locaisD.R. | Parlamento Europeu Bruxelas, 27 mai 2014 (Ecclesia) – O presidente da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) manifestou hoje a sua apreensão perante o aumento da votação em partidos nacionalistas e eurocéticos nas recentes eleições para o Parlamento Europeu. “Uma matéria que gera preocupação é o aumento significativo do apoio aos partidos que rejeitam o projeto de integração europeia: parte deles conseguiu assegurar uma maioria dos votos nalguns Estados-membros, incluindo a França, Dinamarca e Reino Unido”, refere o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA. O responsável realça que alguns desses partidos têm uma visão “não só populista mas também nacionalista e xenófoba”, posições que são “inaceitáveis” para os cristãos e ameaçam a “coexistência pacífica” no Velho Continente. Segundo o cardeal alemão, é “demasiado c…

Terra Santa: Três dias pela paz

Francisco deixou palavras e gestos em favor do entendimento entre palestinos e israelitas, com apelos para a SíriaLusa | Papa Francisco com o rabino Abraham Skorka e o professor muçulmano Omar Abboud, junto ao Muro das Lamentações Telavive, 26 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa encerrou hoje em Telavive uma visita de três dias à Terra Santa, com passagens pela Jordânia, Palestina e Israel, na qual repetiu gestos e discursos em favor da paz no Médio Oriente. Francisco apelou à resolução pacífica do “inaceitável” conflito israelo-palestino e abriu as portas do Vaticano para receber os presidentes Mahmoud Abbas e Shimon Peres, que aceitaram o convite. Em várias intervenções, o Papa condenou o terrorismo, defendeu uma “convivência respeitosa entre judeus, cristãos e muçulmanos” e pediu que “ninguém instrumentalize, para a violência, o nome de Deus”. Francisco criticou “o recurso à violência”, a discriminação por “motivos raciais ou religiosos”, o antissemitismo e as manifestações de intolerânci…

«Tolerância zero» para abusos sexuais na Igreja

Francisco falou aos jornalistas no voo de regresso da visita à Terra Santa e confirmou viagem às Filipinas e Sri LankaLusa Cidade do Vaticano, 26 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa disse hoje que a Igreja Católica vai manter uma política de ‘tolerância zero’ em relação a casos de abusos sexuais, anunciando um encontro com vítimas de pedofilia, em junho. Francisco falava no voo de regresso a Roma, após três dias de viagem à Terra Santa, numa conferência de imprensa que durou cerca de uma hora. “Neste momento, há três bispos sob investigação e um deles, já condenado, tem a pena em estudo. Não há privilégios neste tema dos menores”, declarou, acrescentando que este é “um problema muito grave”. O Papa disse que os abusos cometidos por membros do clero são como uma “Missa negra” [satânica] e revelou que a 6-7 de junho vai presidir a uma Missa para vítimas destes casos, na Casa de Santa Marta, no Vaticano, e reunir-se com elas. “Nisto devemos ter tolerância zero”, observou. Francisco respondeu a…

Católicos aumentam 10,2% entre 2005 e 2012

D.R. Cidade do Vaticano, 27 mai 2014 (Ecclesia) – O jornal do Vaticano divulgou hoje os dados da mais recente edição do Anuário Estatístico da Igreja, o qual revela que entre 2005 e 2012, o número de católicos passou de 1115 milhões para 1229 milhões, o que representa um aumento de 10,2%. O ‘Annuarium Statistitucm Ecclesiae’ mostra que quase metade dos católicos batizados (49%) vive no continente americano e que o maior crescimento aconteceu na África, que passou a representar 16,2% do total mundial de católicos (13,8% em 2005); a Ásia continua a representar cerca de 11%. A Europa confirma a tendência de ser a área com menor dinâmica de crescimento (pouco mais de 2%) neste período. A publicação da Central de Estatísticas da Igreja (Santa Sé) mostra ainda que o número de sacerdotes teve um aumento de 1,9%: de 406 mil em 2005 para 414 mil em 2012 (279 561 diocesanos e 134 752 religiosos); os religiosos professos não sacerdotes passaram de 54 708 para 55 314. Um aumento maior (4,9%) foi …

Pesquisadora norte-americana ministra palestra sobre Holocausto

domtotal.com Atividade emocionou comunidade acadêmica da Escola Superior Dom Helder Câmara nesta segunda-feira (27).

Cristo é a pedra angular

Padre Geovane Saraiva* A Igreja é essencialmente servidora, comunidade que caminha, alimentada pela fé e constituída de pessoas voluntárias e disponíveis, exigindo delas renúncia, doação generosidade, voltada exclusivamente para Jesus, caminho, verdade e vida. Ele que soube dizer sim aos apelos do Pai e revelou sua face terna e amiga, erguendo um edifício espiritual da mais elevada importância, que no plano divino é o mistério salvífico, sinal e presença do reino de Deus.
Nas construções antigas, a pedra angular era tida como a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. Servia para definir a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção. O edifício, o qual nos referimos, por analogia é Jesus Cristo, compreendido aos olhos da fé e também da razão é a pedra angular, aquela que os pedreiros rejeitaram  (Sl 117, 22), que por inúmeras vezes a Bíblia Sagrada se refere.
Somos chamados de pedras vivas e Cristo conta…

Acompanhe minicurso e defesa de dissertação

domtotal.com AT Dom Total transmite nesta terça-feira (27), às 20h, o minicurso ‘Experiência lúdica na educação da fé’, promovido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
A atividade será ministrada pela professora Carla Regina de Miranda e tem como objetivo discutir desafios e perspectivas para a educação na fé e a experiência lúdica.
Defesa
Nesta quarta-feira (28), às 9h, será transmitida a defesa de dissertação de Rodrigo Teixeira Antuna, aluno do mestrado em Direito Ambiental da Dom Helder Câmara.
O trabalho tem como título 'A (i)legitimidade do tipo penal de perigo abstrato como meio de proteção de medidas de precaução no âmbito do Direito Ambiental Brasileiro' e foi orientado pelo professor Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro.
Também participam da banca os professores Beatriz Souza Costa e José Arthur Di Spirito Kalil. Redação Dom Total

Onu alerta sobre desnutrição infantil na África

domtotal.com Desde dezembro de 2013, 226 mil pessoas se refugiaram em países vizinhos tentando deixar para trás a violência na República Centro-Africana. De acordo com o Programa Alimentar Mundial, a crise disseminou uma onda de fome na região que vem matando dezenas de crianças. Partes desse vídeo:Onu alerta sobre desnutrição infantil na África (1:10)

Outros vídeosUcrânia, um país em suspensoPapa diz adeus à Terra SantaUcrânia bombardeia aeroporto tomado por rebeldesPapa fala sobre HolocaustoPapa visita Muro das Lamentações+ Mais vídeos