Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 25, 2019

Exposição sobre literatura dentro das prisões revela trabalhos desenvolvidos por detentos

CAMILA TUCHLINSKI - O ESTADO DE S.PAULO
Mostra ‘Libertas: leitura e literatura nas prisões’ está em cartaz na Biblioteca Parque Villa-Lobos A biblioteca pública Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, recebe exposição de detentos. Foto: VALERIA GONCALEZ/ESTADAO
Os visitantes do Parque Villa-Lobos poderão conferir de perto, até o dia 20 de outubro, a exposição ‘Libertas: leitura e literatura nas prisões’, na biblioteca pública instalada dentro do local.  A mostra, aberta de terça a domingo, das 9h30 às 18h30, conta com trabalhos desenvolvidos por pessoas presas atualmente e também egressos do sistema prisional.  Ao todo, serão três ambientes para visitação: 'Cárcere e a Literatura', 'Literatura no Cárcere' e, por fim, as 'Políticas de Livro, Literatura e o Sistema Prisional'. Serão expostas obras literárias e resenhas feitas pelos detentos.   Durante a visitação, o público contará com o auxílio de monitores que são estudantes e pesquisadores universitári…

Carteira de Trabalho física não será mais necessária na contratação de funcionários

Novidade vale para as empresas que já adotam o eSocial e estava prevista na Lei da Liberdade Econômica, sancionada na sexta (20) As empresas que já usam o eSocial poderão efetuar novas contrações sem exigir dos novos funcionários a Cateira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a nova Carteira de Trabalho Digital começou a valer hoje (24) e vai "facilitar o acesso ao mercado". A novidade estava prevista na Lei da Liberdade Econômica, sancionada na última sexta-feira (20). A Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, publicada na edição desta terça do Diário Oficial da União (DOU). O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no site …

Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia divulga resultado final

Dividida em três categorias, ao valor da premiação total é de R$280 mil
Nesta terça-feira (24), foi divulgado o resultado final do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia. O concurso foi dividido em três categorias, Narrativas Brasileiras, Descobertas e Outras Visões, e recebeu mais de 170 propostas inscritas de 20 estados. O prêmio total é de R$280 mil.  Em breve, serão divulgadas as informações acerca da solenidade de entrega do prêmio.  Na categoria Narrativas Brasileiras, o vencedor foi Luiz Otávio Salameh Braga (PA). Foram recebidos 29 inscrições, sendo 24 de outros estados.  Já na Descobertas, das 79 propostas as vencedoras foram as de André de Sampaio Penteado (SP) e Mauricio Soares Gomes de Oliveira (PI). A Outras Visões contou com 44 inscrições e teve como vencedoras as de Claudia Barbosa Vieira Tavares (RJ) e Letícia Lampert (RS). O Edital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem como objetivo fomentar a fotografia brasileira, além de ampliar a reflexão e a e…