Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 14, 2018

Por que devemos estudar o português

Carlos Delano Rebouças*
De vez em quando sou indagado por alguns alunos sobre a real importância dos conhecimentos de Língua Portuguesa para a vida, ou seja, em que se pode aplicar diante de tanta ênfase que nós professores a damos sobre a sua relevância.
A princípio, justificamos pelo fato de ser nossa língua materna, esta mesma que usamos como ferramenta principal na nossa comunicação diária com os demais usuários, e que por isso devemos defender a sua melhor utilização no que se refere ao atendimento de sua norma culta. Em outras palavras, uma questão de respeito.
Também acredito que precisamos dominá-la com excelência, embora exista a defesa de que o mais importante é que haja a perfeita compreensão da mensagem enviada dentro do processo de comunicação. Contudo, quando essa interação comunicativa verbal não se realiza de acordo com a norma culta da língua portuguesa e ainda envolvendo partes dominantes de suas regras gramaticais, sem demora surgem as primeiras manifestações de de…

Lançamento do livro "O conto da cidade de cristal" acontece hoje na Capital

por Dellano Rios - Editor de Área
Os feitos acadêmicos de Tereza de Castro Callado já contabilizam algumas décadas. Professora de Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), é uma pesquisadora ativa às voltas com questões sobre ética, política e modernidade. Especialista em um dos mais influentes pensadores alemães do século XX, é autora do livro "Walter Benjamin - A experiência da origem" e, desde 2008, edita o periódico acadêmico Cadernos Walter Benjamin. As referências à sua produções intelectual fazem da leitura "O conto da cidade de cristal" uma espécie de jogo, com pontes entre um universo e outro que, nem sempre, se estendem por onde se espera. Publicado pela Escrituras, de São Paulo, em um pequeno e luxuoso volume de exatas 80 páginas, o conto será lançado neste sábado, 14, às 18h30, na Livraria Leitura, no Shopping Del Paseo. A edição conta um texto introdutório da doutora em literatura Sarah Diva Ipiranga. Viagem Talvez o título do livro, "O c…

Brasil passará comando da CPLP a Cabo Verde

O presidente Michel Temer participará, na próxima semana, da 12ª Conferência de chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocasião em que o Brasil passará o mandato de turno a Cabo Verde.
A conferência será terça e quarta-feira (17 e 18) próximas na Ilha do Sal, em Cabo Verde, e será precedido, na segunda-feira (16), pela 23ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, com a presença do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. A informação foi confirmada, em comunicado, pelo Itamaraty.

A presidência do Brasil na CPLP começou em 1º de novembro de 2016, com o tema "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".

Desde então, foram realizadas 13 reuniões ministeriais da CPLP no Brasil, além de diversos encontros de técnicos e autoridades da comunidade nas áreas de saúde, educação, cultura, governo digital e meio ambiente, entre outras.

Criada em 1996, a CPLP tem três objetivos principais: a promoção e d…

MALALA

Grecianny Cordeiro* Todo mundo já ouviu falar de Malala, a jovem paquistanesa que, corajosamente, enfrentou o extremista regime talibã com uma arma fatal: o conhecimento. Quando o talibã se instalou no Paquistão, mais de 400 escolas foram destruídas e as mulheres foram impedidas de participar da vida social e de frequentar as escolas. Ainda assim, Malala ia para a escola e, encorajada pelo próprio pai, um educador, no ano de 2009, sob o uso de um pseudônimo, começou a escrever em um blog o “Diário de uma estudante paquistanesa”, divulgado pela BBC, por meio do qual relatava os terrores do talibã, ao tempo em que defendia o direito à educação pelas meninas. A luta de Malala ganhou o mundo (...) Em 2012, Malala seguia em um ônibus, quando este fora invadido por homens armados, os quais perguntavam sobre a mesma. Quando identificada, um homem atirou em sua cabeça. Gravemente ferida, Malala foi levada para a Inglaterra, onde fora operada, sobrevivendo ao infortúnio. Desde então, Malala pa…

Semeando ideias

Paulo Eduardo Mendes* Livro de crônicas. Crônicas espíritas. Leitura de um fôlego. As mais objetivas luzes de uma comunicação elucidativa. Escritos de fácil compreensão. Textos paradoxalmente difíceis pelo conteúdo "envolvendo" temas transcendentais. Os autores Celso Martins e Deolindo Amorim em revezamento de raro equilíbrio para contar histórias que a vida conta. Ambos os autores foram inspirados na regra de caridade trazida pela mediunidade de Chico Xavier ao transcrever expressiva lição do Espírito Emmanuel em favor da Doutrina Espírita. Emmanuel sempre promoveu a ampla difusão do Espiritismo que nos foi "apresentado" pela obra de Allan Kardec. "Semeando Ideias" elenca suas crônicas dentro do clima do "Ide e Pregai" de Jesus de Nazaré que nos deixou igualmente com a máxima bíblica do "Eis que o semeador saiu a semear..." Jesus (Mateus, cap.13; Marcos cap. 4 e Lucas cap. 8). Daí porque estamos assentes na responsabilidade de apontar…