Brasil passará comando da CPLP a Cabo Verde

Resultado de imagem para cplp
O presidente Michel Temer participará, na próxima semana, da 12ª Conferência de chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocasião em que o Brasil passará o mandato de turno a Cabo Verde.

A conferência será terça e quarta-feira (17 e 18) próximas na Ilha do Sal, em Cabo Verde, e será precedido, na segunda-feira (16), pela 23ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, com a presença do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. A informação foi confirmada, em comunicado, pelo Itamaraty.

A presidência do Brasil na CPLP começou em 1º de novembro de 2016, com o tema "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".

Desde então, foram realizadas 13 reuniões ministeriais da CPLP no Brasil, além de diversos encontros de técnicos e autoridades da comunidade nas áreas de saúde, educação, cultura, governo digital e meio ambiente, entre outras.

Criada em 1996, a CPLP tem três objetivos principais: a promoção e divulgação da língua portuguesa, a promoção e coordenação político-diplomática entre os países-membros e a cooperação para o desenvolvimento entre os integrantes.

Além dos países-membros, há países associados que não têm o português como língua principal, mas têm assento no fórum para discutir os projetos de desenvolvimento e cooperação.

Atualmente, são 11 os países associados; Mauricio, Senegal, Geórgia, Japão, Namíbia, Turquia, Eslováquia, Hungria, República Tcheca e Uruguai. E está prevista a aprovação de mais nove associados.

Agência Brasil

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado