Postagens

Mostrando postagens de Maio 1, 2017

Hoje comemoramos o Dia da Literatura Brasileira; Uma breve história

Imagem
Dos primeiros cronistas aos contemporâneos, a literatura brasileira é prodigiosa. Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade estão entre seus principais representantes.A literatura brasileira conta com mais de quinhentos anos de história. O primeiro documento produzido no Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha, é considerado também como o primeiro texto literário do Brasil, embora tenha sido escrito por um português. O texto só ganhou status de literatura porque Pero Vaz de Caminha não era um mero escrivão e, por isso, não se contentou em fazer um simples relato de viagem: basta ler a carta para perceber o cuidado com as palavras e as metáforas construídas para descrever a terra recém-descoberta. As primeiras manifestações da literatura brasileira foram fortemente marcadas pelo modelo literário de Portugal, já que nossos primeiros escritores ou eram portugueses de nascimento ou brasileiros com formação universitária em Portugal. Sendo assim, é importante conhecer também a literatura…

Belchior morreu aos 70 anos no Rio Grande do Sul

Imagem
Causa da morte não foi divulgada. Corpo será trazido para a cidade de Sobral, onde o cantor será enterrado. Por G1 CE O cantor e compositor cearense Belchior, de 70 anos, morreu na noite de sábado (29) em Santa Cruz do Sul (RS). A família não divulgou a causa da morte. O corpo deve ser trazido para o Ceará, onde ocorrerá o sepultamento na cidade de Sobral, onde o artista nasceu, segundo a Secretaria de Cultura do Estado. Cantor e compositor Belchior em retrato de 1987  (Foto: Silvio Ricardo Ribeiro/Estadão Conteúdo) O Governo do Estado do Ceará confirmou a morte e decretou luto oficial de três dias. “Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior" disse em nota o governador Camilo Santana. "O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil". O traslado do corpo será feito pelo Governo do Ceará, que aguarda liberação das autoridades gaúchas. O horári…

Rômulo Braga vive homem atormentado no drama "Elon Não Acredita na Morte"

Imagem
Os cenários são uma espécie de outro personagem na história. Cena do filme "Elon Não Acredita na Morte". (Divulgação)
Longa de estreia do diretor mineiro Ricardo Alves Jr., “Elon Não Acredita na Morte” é um denso mergulho no inferno pessoal de seu protagonista, Elon (Rômulo Braga, prêmio de melhor ator no Festival de Brasília 2016), em busca da mulher desaparecida, Madalena (Clara Choveaux).
Assumindo o ponto de vista de seu atormentado personagem, constrói-se meticulosamente uma dramaturgia amparada no corpo de seu empenhado ator e também em sua ocupação de espaços.
Estes espaços estão num prédio abandonado (onde ele é um fantasmagórico vigia noturno), com longos corredores, escadarias que parecem só levar para baixo, janelas com grades, tudo isso propositalmente imerso numa luz escura ou quase inexistente (belo trabalho do fotógrafo Matheus Rocha).
Os cenários, aliás, são uma espécie de outro personagem na história, pelo profundo significado e simbologia que assumem.
A ins…

Conheça 15 direitos básicos de todos os trabalhadores

Imagem
É importante frisar que o conhecimento desses principais pontos é relevante para o trabalhador e para o empresário. Licença Maternidade de 120 dias – toda mulher depois do parto tem direito a esse período. (Divulgação)
Vivemos um período no qual o debate sobre mudanças da legislação trabalhista se torna cada vez mais intenso. Contudo, observo que são poucos os que reconhecem à fundo quais são os reais direitos garantidos pela famosa CLT, ou Consolidação das Leis Trabalhistas, que estabelece as obrigações da empresa ou empregador sob pena de ter que responder judicialmente e pagar indenização ao trabalhador.
É importante frisar que o conhecimento desses principais pontos é relevante para o trabalhador e para o empresário. Só com essa informação que se pode regularizar as relações, garantindo proteção e segurança jurídica a todos os envolvidos. Assim, veja abaixo os principais pontos que selecionei:
1 - Carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de serviço – não existe aquela hi…

UFRJ sofre o maior furto de livros raros do Brasil

Imagem
Desapareceram 303 obras raras. O principal alvo foram obras com gravuras, que costumam ser cortadas a navalha e vendidas separadas.. (Reprodução)
A antiga Biblioteca Central da Universidade do Brasil - atual Biblioteca Pedro Calmon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abriga raridades do tempo do Império - foi furtada no ano passado, e agora, terminado o levantamento do que sumiu das prateleiras, o que se descobriu é um espanto: o maior furto de livros raros já registrado no País.
Desapareceram 303 obras raras, entre elas os 16 volumes da primeira edição dos Sermões de padre Antônio Vieira (1610) e quase toda a Coleção Brasiliana do acervo, composta por livros de viajantes europeus que registraram flora, fauna e costumes do País dos séculos 17 ao 19. Sumiram preciosidades como Expédition dans les parties centrales de l’Amérique du Sud (1850-1859), do naturalista inglês Francis de Castelnau, com centenas de litografias pintadas à mão; e um livro do etnógrafo alemão Th…

Escola de idiomas com professores refugiados, modelo de integração possível

Imagem
Quando Hadi Bakkour fugiu da Síria em 2014, ele havia perdido praticamente tudo, mas a guerra não conseguiu tirar dele um bem que o ajudou a recomeçar a nova vida do outro lado do mundo: sua língua. Com apenas 19 anos, Hadi deixou Aleppo por medo de ser recrutado pelo exército de Bashar al-Assad e teve que deixar para trás sua família e seus estudos de Economia. Três anos depois, este jovem de longos cabelos encaracolados sorri para a vida e para seus alunos de árabe no Rio de Janeiro. –– ADVERTISEMENT ––
ليلة سعيدة (Boa noite), escreve Hadi no quatro-negro enquanto, em português perfeito, começa a aula. Na porta ao lado, outro refugiado sírio termina sua aula de árabe e na da frente, um solicitante de asilo venezuelano e outro congolês ensinam espanhol e francês a seus alunos brasileiros. “Abraço Cultural” não é uma escola de idiomas comum. Todos os professores – 13 no Rio e 14 em São Paulo – são ou foram refugiados, e seu objetivo vai além de ensinar línguas. Trata-se de um projeto…

Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

Imagem
Da EFE Mães da Praça de MaioTélam/Arquivo No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres se reuniram na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar por seus filhos desaparecidos, iniciando assim 40 anos de uma luta incansável por verdade, memória, justiça e pela vida. As informações são da agência de notícias EFE. "Desgraçadamente, existimos porque nos tomaram o que é mais valioso para uma mulher. Lembramos deles sempre com alegria porque eles eram assim: amavam a vida. Mas não aceitamos que nos chamem de heroínas, fizemos o que qualquer mãe faria por um filho", afirmou em entrevista à Agência EFE Taty Almeida, integrante das Mães da Praça de Maio - Linha Fundadora. Neste domingo, as Mães - divididas em duas associações desde os anos 1980 por diferenças de critério sobre como levar adiante a causa - completam 40 anos desde a primeira vez que se reuniram nessa praça, com seus lenços brancos na cabeça, para pedir u…

Belchior morreu de causas naturais e ouvindo música clássica, diz delegada

Imagem
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Exames iniciais revelam que uma dissecção da aorta pode ter sido a possível causa da morte de BelchiorPhilips/DivulgaçãoO cantor Belchior morreu de causa naturais, durante o sono e ouvindo música clássica. A informação foi repassada hoje (30) à Agência Brasil pela delegada plantonista da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Raquel Schneider, que também acompanha a investigação da morte do cantor cearense de 70 anos. O corpo do cantor foi encontrado por sua companheira, Edna Prometeu, na sala de estar da casa em que vivia no município de Santa Cruz do Sul (RS), na manhã deste domingo. De acordo com a delegada, exames médicos iniciais revelam que a possível causa da morte de Belchior teria sido uma dissecção na aorta, quando há uma divisão na parede da artéria (composta por três camadas), levando o sangue a seguir um falso trajeto entre as camadas. Segundo ela, somente o laudo médico do Instituto Médico Legal (IML) poderá confir…

1º de maio: Organizações católicas unem-se em defesa da dignidade laboral

Imagem
Propostas apresentadas em novo documento, subscrito por empresários e trabalhadores Lisboa, 01 mai 2017 (Ecclesia) – A Plataforma ‘Compromisso Social Cristão’, que congrega sete instituições da Igreja Católica em Portugal, acaba de lançar uma proposta de reflexão para a celebração o 1.º de maio, sublinhando a “dignidade” de quem trabalha ou procura emprego. “Queremos em conjunto procurar ações concretas que nos façam ser parte ativa neste olhar de uma ecologia integral que crie a mudança, promova a criação de valor para todos, promova uma cultura de inclusão, em vez de exclusão, promova a dignidade de todos e de cada um dos trabalhadores, em vez de uma cultura utilitarista e de descarte”, explica o documento, intitulado ‘Ser Cristão no Trabalho: um desafio’. Os signatários identificam questões que geram preocupação, como “o elevado nível de desemprego” existente, a “fragilidade e precariedade” dos vínculos laborais, a “falta de escala e produtividade” de muitas empresas e a existênci…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira