Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 22, 2017

O cineasta e pesquisador da cultura popular Rosemberg Cariry lança nesta sexta (22) o livro "Cego Aderaldo - o homem, o poeta e o mito", às 18h

Imagem
Três cadernos repletos de anotações, feitas ao longo de décadas. Esta foi a matéria-prima do livro "Palavras que inspiram", de Oto Sá Cavalcante. A obra - um volume caprichado, em capa dura, com cerca de 400 páginas - reúne fragmentos de uma infinidade de obras, de gêneros, autores, temas e épocas variados, resultado das leituras do educador cearense. "Sempre gostei de frases. Quando estou lendo e encontro uma, que sintetiza bem um pensamento, anoto nos meus cadernos", conta Oto. O hábito das horas solitárias tem um fim coletivo. As frases preferidas do educador são aquelas capazes de inspirar os muitos alunos e colaboradores com os quais convive no dia a dia. "Nas sedes do Ari de Sá, sempre coloco frases, que sirvam para inspirar os alunos e as pessoas que trabalhem lá. Algumas vezes, é uma só palavra: 'pense!'", conta animado. Engenheiro Civil por formação, Oto de Sá Cavalcante é uma referência na educação do Estado. Vivenciou a sala de aula, c…

Rosemberg Cariry lança o livro "Cego Aderaldo - o homem, o poeta e o mito"

Imagem
por Felipe Gurgel - Repórter O cineasta e pesquisador da cultura popular Rosemberg Cariry lança nesta sexta (22) o livro "Cego Aderaldo - o homem, o poeta e o mito", às 18h, dentro da programação do Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá (CE). A obra sucede a realização do documentário "Cego Aderaldo - o cantador e o mito" (2012), que será exibido antes, às 16h, no mesmo evento. Após a exibição, o cineasta participa de um bate-papo com o público. O livro de Rosemberg contempla 10 anos de pesquisa sobre vida e obra do poeta e cantador cearense Cego Aderaldo (1878-1967), nascido no Crato. Editada pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), a publicação (Interarte) traz 87 recortes ou "sequências de vida" de Aderaldo, divididas em três atos ao longo de pesadas 780 páginas. Além do lançamento em Quixadá, Rosemberg Cariry também vai lançar o livr…

'Downsizing': a solução é encolher para salvar o planeta

Imagem
Em um futuro não muito distante, os cientistas conseguem reduzir os humanos a apenas 12,5 centímetros. Cena do filme "Downsizing" ("Pequena Grande Vida", título em português). (Divulgação)
Reduzir-se ao tamanho de um rato para prejudicar menos o meio ambiente e ter menos gastos foi a opção escolhida pelo personagem interpretado por Matt Damon no filme "Downsizing" ("Pequena Grande Vida", título em português), que estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos.
Em um futuro não muito distante, imaginado e dirigido pelo americano Alexander Payne, os cientistas conseguem reduzir os humanos a apenas 12,5 centímetros de estatura.
Motivados por aspirações ecológicas e financeiras, Paul Safranek (Matt Damon), um terapeuta desiludido mas bem intencionado, e sua esposa Audrey (Kristen Wiig) decidem se submeter a este processo de encolhimento. Mas ela muda de opinião na última hora, deixando o marido sozinho em suas aventuras em miniatura.
Aí entra em cena …

Concurso do Vaticano premiará livro e produção jornalística

Imagem
Ao menos duas obras serão premiadas pela Fundação Vaticana Centesimus Annus Pro Pontifice em 2019Da redação, com CNBB O concurso internacional “Economia e Sociedade” está com as inscrições abertas até o dia 24 de maio de 2018 para publicações e trabalhos jornalísticos sobre temas relativos à Doutrina Social da Igreja Católica. Os prêmios, promovidos pela Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice, serão no valor total de 50 mil euros. A premiação tem como objetivo promover o conhecimento da Doutrina Social da Igreja Católica e é conferido a cada dois anos, sendo a próxima edição em 2019. Livro A primeira categoria do concurso conferirá uma premiação no valor de 30 mil euros a um livro. A obra deve ter sido publicada a partir de 1º de janeiro de 2009 e “distinguir-se pela sua original contribuição à explicação, aprofundamento ou aplicação da Doutrina Social da Igreja”, além de ter “uma reconhecida solidez doutrinal e qualidade excepcional”. “A Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice …

Base Nacional Curricular é aprovada, mas definição para ensino religioso será votada

Imagem
A nova BNCC, segundo professor, não respeita o Acordo da Santa Sé para o ensino religioso no paísThiago Coutinho
Da redação
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi homologada, na última quarta-feira, 20, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. O documento determina todo o aprendizado que os alunos da rede pública e particular de ensino deverão dominar ao longo de cada etapa da educação básica. O ensino médio, por ora, não sofreu alterações. Em discussão desde 2015, estas novas normas didáticas formarão uma base comum da educação infantil e do ensino fundamental. O Ministério da Educação (MEC) anunciou que serão liberados R$ 100 milhões para que estas normas educacionais sejam implantadas a partir do ano que vem. Além da “padronização” do ensino em todo o país, o que não leva em conta a pluralidade cultural existente, a nova BNCC traz mudanças como a antecipação da alfabetização para o segundo ano do ensino fundamental – que anteriormente acontecia até o terceiro -, e a de…

Voluntários promovem ceia de natal para pessoas em situação de rua

Imagem
No domingo de Natal, 24, acontece na Praça do Ferreira a 4ª edição da Ceia Natal para pessoas em situação de rua que vivem na Praça do Ferreira, promovida pelos voluntários da Igreja Batista Central de Fortaleza, a IBC-Fortaleza. 20/12/2017 Pelo quarto ano consecutivo, cerca de 500 voluntários de todas as idades estão preparando o jantar e também arrecadando kits de higiene e doação de roupas para uma média de 700 pessoas. A ação faz parte da Campanha da IBC “Bem Por Alguém”, onde os frequentadores da igreja são estimulados a realizarem boas ações para pessoas que passam por algum tipo de necessidade.
Qual o real propósito? A proposta da Ceia do Natal é dar oportunidade de um novo começo para as pessoas em situação de rua que estarão na Praça do Ferreira. Durante a programação, representantes de clínicas de recuperação de dependentes químicos e abrigos privados acolhem e encaminham para essas entidades homens e mulheres que decidem sair das ruas nesta data. Os projetos Reciclando Vidas…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira