Postagens

Mostrando postagens de Novembro 15, 2016

Falta de pagamento de salários afeta programação do Theatro Municipal do Rio

Imagem
Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil
A grave crise financeira do governo fluminense afetou mais uma vez a programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que, apesar do nome, é vinculado à administração estadual. Em comunicado divulgado na noite de ontem (14) a Fundação Theatro Municipal informou que está suspensa temporariamente a venda de ingressos para a ópera Jenufa, que tem estreia prevista para a próxima sexta-feira (18), às 20h. Isto porque os servidores do teatro decidiram em assembleia paralisar as atividades a partir de amanhã (16), caso o governo do Rio não deposite integralmente os salários referentes ao mês de outubro.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro é administrado pelo governo do estadoDivulgação/Riotur
A Fundação Theatro Municipal informou ainda que divulgará novo comunicado nesta quarta-feira, informando ao público sobre a continuidade ou suspensão de sua programação. Em junho, o atraso no pagamento dos salários dos funcionários da casa já havia causado o at…

Papa Francisco pede rapidez para proteger natureza

Imagem
Da Agência Ansa

Papa Francisco pediu para que as nações ajam "sem demora" para defender a natureza. O pedido está em uma mensagem enviada à 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas  Agência Lusa/EPA/Pool/Alessandro Di Meo/Direitos Reservados
O papa Francisco pediu hoje (15) para que as nações ajam "sem demora" para defender a natureza. O pedido está em uma mensagem enviada à 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP22), que está sendo feita em Marrakeche, no Marrocos.  As informações são da Agência Ansa. "Agir sem demora, de maneira mais livre possível das pressões políticas e econômicas, superando os interesses e os comportamentos particulares", apelou o Papa. Segundo o pontífice, o Acordo de Paris, que entrou em vigor recentemente, mostra a "grave responsabilidade ética e moral" de todas as nações sobre os "preocupantes impactos" das mudanças climáticas. O Papa Francisco ressaltou  que os pr…

2016 será o ano mais quente

Imagem
Há uma tendência contínua que mostra que 16 dos 17 anos mais quentes registados foram durante este século — 1998 é o único que fica de fora, segundo a agência meteorológica das Nações Unidas. 2016 poder ser mesmo ano mais quente, com temperaturas globais de aproximadamente 1,2° Celsius acima dos níveis pré-industriais, em parte pelo poderoso padrão do El Niño que se iniciou no final de 2015. 

As temperaturas não são os únicos indicadores das alterações climáticas. As concentrações dos principais gases com efeito de estufa na atmosfera continuam a aumentar para novos limites e o gelo marítimo do Ártico permanece em níveis muito baixos — particularmente no início deste ano e em outubro, à medida que o período de recongelamento se inicia. Este ano também se verificou um derretimento significativo e inusualmente precoce da camada de gelo da Gronelândia. 


Num comunicado à imprensa, o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas, alertou que, apesar do calor ext…

Twitter lança ferramenta para diminuir abuso e intimidação on-line

Imagem
A nova ferramenta amplia a função de "silêncio" ("mute").
Logo do Twitter, em 11 de setembro de 2013
O Twitter anunciou nesta terça-feira (15) que está implementando uma nova ferramenta para ajudar os usuários a filtrar o assédio e a conduta abusiva nessa rede social.
"A quantidade de abusos, intimidações e assédios que temos visto na Internet aumentou consideravelmente nos últimos anos", disse o Twitter, em um comunicado.
"Esses comportamentos inibem as pessoas de participarem do Twitter, ou em qualquer parte. Os comportamentos abusivos eliminam a possibilidade de ver e de compartilhar todas as perspectivas sobre um tema, o que acreditamos que seja fundamental para que todos progridamos. No pior dos casos, esse tipo de conduta ameaça a dignidade humana, e devemos nos manter unidos para protegê-la", completa a nota.
A nova ferramenta amplia a função de "silêncio" ("mute") que permite aos usuários bloquear contas que enviam mensage…

Segundo turno: mais de mil presos provisórios participaram da votação

Imagem
No segundo turno das Eleições Municipais 2016, realizado no dia 30 de outubro, mais de mil presos provisórios e adolescentes internados votaram para eleger seus prefeitos e vice-prefeitos. Foram instaladas 27 seções de votação especiais em estabelecimentos prisionais e unidades de internação de jovens em cidades dos estados do Amapá, Espírito Santo, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além dos presos provisórios e dos adolescentes internados, participaram da votação nessas seções eleitorais especiais os funcionários dessas instituições e os mesários. Ao todo, estavam aptos a votar no segundo turno 1.823 eleitores nessas situações. Os presos provisórios e os adolescentes internados, por não terem os direitos políticos suspensos, também têm o direito de votar. Essa garantia, prevista no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal de 1988, abre as portas para esses cidadãos na participação democrática ativa nos pleitos eleitorais.


Primeiro turno


No primeiro turno do pleito, ocorrido…

Marca de relógio suíça dedica edição especial a santuário de Fátima

Imagem
Fátima – O Santuário de Fátima destaca que é “o primeiro símbolo religioso” associado à marca de relógios Tissot, numa homenagem que a marca helvética está a fazer no contexto do Centenário da Aparições que se celebra em 2017. “Este projeto cruza duas ideias fundamentais: a do tempo e a da eternidade”, disse o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, esta quinta-feira, na sessão de apresentação do relógio, em Lisboa. Marco Daniel Duarte explicou que a edição evoca a “história de um lugar onde está uma capela onde se reza pela paz” e onde está muito presente “a atenção ao outro”. Por sua vez, a marca suíça Tissot explica que é um “tributo direto ao Santuário de Fátima, um símbolo maior de Portugal” e um dos “mais importantes centros de peregrinação para o mundo católico”. O Serviço de Informação do local de culto mariano explica que a imagem do Santuário de Fátima está no verso da caixa do novo relógio Tissot Fátima, com a inscrição “FÁTIMA 1917-2017”. Na sua pág…

Censura a redes sociais reduz liberdade na internet

Imagem
A liberdade de expressão na internet piorou pelo sexto ano consecutivo em 2016, devido a medidas contra redes sociais e aplicativos de mensagens por governos que pretendem eliminar dissidências, alertou nesta nesta segunda-feira a Freedom House. O relatório "Liberdade na Rede", realizado pela organização, aponta que um crescente número de governos restringem ou censuram as plataformas de mensagens, como o Whatsapp, além das populares redes sociais. "As populares redes sociais como Facebook e Twitter estiveram sujeitas a uma crescente censura durante vários anos, mas agora os governos perseguem cada vez mais aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram", disse Sanja Kelly, diretora da pesquisa. "Os aplicativos de mensagem podem propagar informação com rapidez e segurança, e alguns governos o veem como uma ameaça", acrescentou. O relatório afirma que 34 dos 65 países estudados tiveram uma deterioração da liberdade na internet desde junho de 2015. Entre os q…

Mães de bebês com microcefalia enfrentam rotina exaustiva em busca de tratamento

Imagem
Nos três estados que mais registraram casos de infecção pelo vírus Zika e de bebês com microcefalia - Bahia, Pernambuco e Paraíba -, diferentes mães estão traçando um mesmo enredo de dúvidas, angústia e invisibilidade. A epidemia que chamou a atenção do mundo todo tem deixado suas principais vítimas na sombra. Donas de uma vida já difícil, mulheres nordestinas agora carregam diariamente seus filhos em busca de tratamento. Na sexta-feira (11) completou um ano desde que o Ministério da Saúde decretou a epidemia como Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. O choro dos bebês ecoa nos corredores dos hospitais e centros de reabilitação. Os exercícios de fisioterapia parecem um martírio para as crianças, que desde o nascimento são desafiadas a transpor seus limites. “As crianças que nascem com diagnóstico de microcefalia têm alteração do sistema nervoso central que podem afetar o desenvolvimento típico da criança e dificulta que elas tenham aquisições dentro do tempo …

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal