Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 8, 2019

Festival Literário terá três dias de programação em Boa Vista

Evento terá oficinas literárias, lançamento de livros e apresentações culturais
Por Folha Web
Para fomentar a literatura local e incentivar a leitura, Sesc realizará Festival Literário - etapa Boa Vista, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, no Sesc Mecejana, com programação para todas as idades como oficinas literárias, lançamento de livros, apresentações culturais, rodas de conversa e muito mais. A entrada é totalmente gratuita! A abertura será às 14h do dia 9, no Centro de Atividades do Sesc, localizado na Rua João Barbosa, Nº143, bairro Mecejana, com apresentação de orquestra, palavra com escritores e lançamento dos Livros: “Entre Tribos e Atritos” de Marcelo Perez e “Móveis Empoeirados no Peito” de Íthalo Furtado além de apresentação musical. Alguns dos artistas que estarão presentes durante toda programação serão: Íthalo Furtado, Isa Carolina, Kleber Medeiros, Zanny Adairalba, Zezé Maku, Eli Macuxi, Edgar Borges e também Rhafael Porto, que participará do circuito 'Arte da Palavra&#…

Literatura usada para unir ideias e pessoas

A Arte do Encontro, que estreia nesta segunda, 7, às 22h, nova temporada, a 4ª, no Canal Brasil por Estadão Conteúdo - Site
Em mais de 50 anos de carreira, Tony Ramos surgiu para o público de várias maneiras, iniciando sua trajetória na extinta TV Tupi. Lá estreou seu primeiro trabalho em telenovela, Nino, o Italianinho, em 1969. Já na Globo, vem divertindo o público com suas variadas interpretações. Desde se desdobrar para viver os gêmeos Quinzinho e João Victor, na novela Baila Comigo (1981), de Manoel Carlos, o jagunço Riobaldo, da série Grande Sertão: Veredas (1985), baseada em Guimarães Rosa, ou ainda o Tonico Ladeira, da cultuada Bebê a Bordo (1988), de Carlos Lombardi. Então, há quatro anos, o ator aceitou o convite para comandar o programa de entrevistas A Arte do Encontro, que estreia nesta segunda, 7, às 22h, nova temporada, a 4ª, no Canal Brasil. Tony Ramos, que se mostra um ótimo proseador, conta que ao receber o inesperado convite vindo do diretor Felipe Nepomuceno e da c…

Gratuita, exposição 'Unifor Plástica' reúne 25 artistas e tem a 'palavra' como tema

Celebrando a 20ª edição, evento se reafirma como uma das mais tradicionais mostras de artes do Ceará. Com o título "Simultaneidades - A Arte com a Palavra", reúne um acervo de artistas cearenses ou radicados no Estado
A palavra, erguida nos dizeres de um povo e nas consequentes mutações da língua, é ferramenta poderosa à reflexão de uma sociedade. A oralidade crivada nas trocas comunicativas e cotidianas é um acervo vivo e manancial de pesquisa incessante. Esmiuçar a história dos cearenses, originárias da comunhão e fruição das letras é uma das ambições da 20ª Unifor Plástica. A abertura oficial da mostra será na quinta-feira (10) e o período de apresentação acontece de 11 de outubro de 2019 a 1º de março de 2020. Para contemplar uma edição considerada especial, o desafio foi atiçar o olhar profundo para as artes visuais do Ceará, unindo artistas que já brilharam no tradicional evento e nomes de destaque na nova geração, de diferentes faixas etárias e percursos. A exposição…

Conheça o Vaticano sem sair de casa

Com as visitas virtuais ficou mais fácil conhecer tudo o que a sede mundial da Igreja Católica tem a oferecer O site do Vaticano quer que todos possam visitar Roma e experimentar sua vasta coleção de arte e arquitetura. Sabendo que nem todos têm os meios ou a capacidade física para fazer uma peregrinação, eles criaram uma ampla variedade de passeios virtuais. Agora você pode passear pela Praça de São Pedro, mergulhar na Necrópole da Via Triumphalis e aproveitar as obras de arte da Capela Sistina no conforto da sua cadeira de computador. Os novos acessos aos passeios virtuais devem aos esforços de Justin Myers, um estudante da Universidade Villanova que passou um semestre inteiro montando câmeras para obter fotos em 360 graus de alguns dos pontos mais emblemáticos do Vaticano. Justin conversou com a Crux News sobre o trabalho que ele fez: “Apenas em uma sala da galeria, havia cerca de 1.500 fotos. Havia segmentos de 14 fotos em vários pontos da galeria. A câmera é montada no centro da …

Estudo sobre origem do universo dá Nobel de Física a 3 cientistas

Um é canadense e os outros dois nasceram na Suíça Os estudos no campo do Cosmos de James Peebles, por um lado, e de Michel Mayor e Didier Queloz, por outro, foram premiados hoje (8), em Estocolmo, com o do Nobel da Física. Eles dividirão o prêmio equivalente a R$ 3,72 milhões. Peebles é canadense e os outros dois cientistas nasceram na Suíça. Phillip James Edwin Peebles é um físico de 84 anos. Nascido no Canadá, tem também nacionalidade norte-americana. Michel Mayor é um astrônomo suíço de 77 anos. Em 1995, descobriu o primeiro planeta extra-solar, o 51 Pegasi. Didier Queloz, que descobriu com Michel Mayor o Pegasi, tem 53 anos. Os astrônomos usaram o método de velocidade radial no Observatório de Genebra. Foi essa descoberta que deu aos três o Nobel de Física. O Prêmio Nobel da Física 2019 foi atribuído aos três cientistas por novas teorias em cosmologia e pela descoberta do planeta extra-sistema solar na órbita de uma estrela como o Sol. Na primeira manifestação após o anúncio da pr…