Postagens

Mostrando postagens de Abril 4, 2017

Pesquisa revela que morador da periferia vê Estado como 'inimigo'

Imagem
Pesquisa qualitativa realizada pela Fundação Perseu Abramo, o braço acadêmico do PT, entre ex-eleitores do partido na periferia de São Paulo, mostra que para uma parcela deste segmento o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o apresentador Silvio Santos e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), têm perfis semelhantes.Segundo a pesquisa "Percepções e Valores Políticos nas Periferias de São Paulo", o eleitor da periferia vê o Estado não como indutor de qualidade de vida e oportunidades, mas como "inimigo" responsável por se apropriar do dinheiro dos impostos e fornecer serviços de baixa qualidade. A única forma de ascensão social é o mérito pessoal. Neste sentido, os eleitores que abandonaram o PT veem tanto Lula quanto Silvio Santos e Doria como principais exemplos de homens que "saíram de baixo" e venceram na vida."Há uma busca por identificação com histórias de superação e sucesso, é nessa medida que figuras tão díspares como Lula, Silvio San…

MEC publica portaria que fixa novas regras do Enem

Imagem
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (4) no Diário Oficial da União portaria que fixa as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento oficializa as mudanças anunciadas pela pasta no início de março. A partir deste ano, o Enem não servirá mais como certificado de conclusão do ensino médio e os resultados do exame por escola deixarão de ser divulgados.A portaria substitui a regra anterior, vigente desde 2010. O exame, que até o ano passado poderia servir como uma espécie de “diploma”do ensino médio, agora será voltado principalmente ao acesso ao ensino superior. A certificação da etapa será feita pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).A nova medida apresenta uma mudança em relação à divulgação dos dados. A portaria anterior dizia que os estudantes, além dos resultados individuais, teriam acesso aos resultados globais. Agora, quem prestar o Enem saberá apenas como foi o próprio desempenho. As regras a…

Arquivo no Polo Norte é inaugurado com documentos brasileiros

Imagem
O Arquivo Ártico Global, uma espécie de "contêiner biblioteca", foi criado para armazenar e preservar com eficácia os mais importantes documentos digitalizados da humanidade. A estreia do acervo ocorreu na segunda-feira (27), com o depósito de documentos de Brasil, México e Noruega.O convite para inaugurar o arquivo foi feito pelo governo da Noruega. O Brasil contribuiu com documentos como a Lei Áurea, as constituições de 1824 e 1891, fotografias da Família Imperial e de manifestações contra a ditadura militar, além da partitura da ópera "O Guarani", manuscrita por Carlos Gomes, compositor da obra.O Arquivo Ártico Global fica na ilha de Svalbard, a 1120 km do Polo Norte. É um cofre de segurança nuclear onde qualquer país ou autoridade poderá armazenar seus dados, por meio de mídias digitais. Embora o arquipélago esteja sob soberania norueguesa, o local é território desmilitarizado por 42 nações segundo o Tratado de Svalbard, assinado em 1920.As características ambi…

Elis Regina é tema de curso em Porto Alegre

Imagem
Zuza Homem de Mello acompanhou de perto a carreira de Elis Regina e o nascimento do que conhecemos como música popular brasileira. O jornalista e musicólogo volta a Porto Alegre esta semana justamente para compartilhar seu vasto conhecimento sobre Elis em um curso no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), quarta e quinta-feira. São dois encontros, das 19h30min às 21h30min, no valor de R$ 320, nos quais Zuza mostrará gravações, vídeos e trechos de entrevistas com a cantora. Inscrições no site do instituto.
De Nova York, onde participava da gravação de um documentário, Zuza respondeu a três perguntas sobre Elis.PublicidadeQuais gravações são as melhores para se conhecer Elis Regina?
O período áureo dos discos de Elis inclui os gravados enquanto Cesar Camargo Mariano foi seu pianista e diretor musical. São os LPs, depois CDs, na Philips/Polygram, destacando o primeiro, de 1972, o da capa dela na cadeira de balanço, e o Elis & Tom(1974), que pode ser considerado o top, reunindo o melh…

Pesquisadores italianos acham verdadeira origem do Alzheimer

Imagem
Pesquisadores italianos descobriram a verdadeira origem do Mal de Alzheimer. Diferentemente do que se acreditava até então, a doença não surge na área do cérebro associada à memória, mas sim da morte de neurônios da região vinculada às mudanças de humor.Coordenado pelo professor associado de Fisiologia Humana e Neurofisiologia da Universidade Campus Bio-Médico de Roma, Marcello D'Amelio, o estudo, que revoluciona a maneira como entendemos e tratamos a patologia, foi publicada na revista científica "Nature Communications".Até agora, o Alzheimer era considerado uma doença que surgia devido à degeneração das células do hipocampo, área cerebral da qual dependem os mecanismos da memória.O novo estudo, conduzido em colaboração com a Fundação IRCCS Santa Lúcia e do CNR de Roma, no entanto, aponta que a doença surge na área tegmental ventral, onde é produzida a dopamina, neurotransmissor vinculado às mudanças de humor.Segundo os pesquisadores, como um efeito dominó, a morte dos …

A mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafazai, vai receber o título de cidadã honorária do Canadá

Imagem
A mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafazai, vai receber o título de cidadã honorária do Canadá, numa cerimônia agendada para o dia 12 de abril, que incluirá um discurso no Parlamento canadiano, informou esta terça-feira, 4 de abril, o primeiro-ministro, Justin Trudeau. «É com satisfação que anuncio a visita de Malala Yousafzai ao Canadá. A valente resposta que ela deu aos que ameaçaram a sua vida e a sua luta pela educação das crianças inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. E a sua história de determinação e dignidade faz com que o Canadá esteja orgulhoso de nomeá-la cidadã honorária deste país», afirmou o governante. Manifestando-se «honrada» pelo convite para discursar no Parlamento e pela atribuição do título, Malala classificou o Canadá como «uma grande nação de heróis» e como um país líder a nível mundial «na resposta perante a crise de refugiados». A jovem sobreviveu a um atentado dos talibã, em outubro de 2012. Foi baleada quando seguia num autocarro…

Bráulio Bessa lança seu primeiro livro - "Poesia com Rapadura"

Imagem
Declamando em versos, prosa e poesia, o talentoso autor cearense Bráulio Bessa celebra com seus fãs o lançamento do seu primeiro livro – “Poesia com Rapadura”, em Fortaleza, nos dia 10 de abril na  Livraria Leitura (aberto ao público), no Shopping Rio Mar Fortaleza.Sua trajetória começa na simplicidade do menino do Sertão nordestino, vendo os “versos se bulir”, como ele mesmo define, e agora mexe com a emoção e o sentimento de milhares de brasileiros, por meio de poesias e pensamentos, que aproximam e encantam leitores e telespectadores de todo o país.Poeta, palestrante, declamador, o escritor Bráulio Bessa, 31, lança seu primeiro livro – “Poesia com Rapadura”, na próxima semana, no dia 10 de abril, no Espaço Manhattan, e dia 11, na Livraria Leitura, ambos no Shopping Rio Mar Fortaleza. Inspirado na poesia de Patativa do Assaré, Bráulio traz nesse primeiro livro pensamentos em forma de poesias que o tornaram reconhecido nacionalmente.Com prefácio do conterrâneo poeta, escritor e histo…

Mostras no Brasil aparecem em ranking de exposições mais visitadas do mundo

Imagem
Duas instituições culturais brasileiras aparecem no ranking de 2016 da revista TheArtNewspaperentre as que receberam as exposições de arte mais visitadas do mundo. Quatro das mostras mais visitadas do ano passado foram exibidas pelas unidade dos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs). A outra instituição nacional que aparece na lista é o Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo.A mostra O Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie ficou em primeiro lugar, com uma média diária de 9,7 mil visitantes durante a sua temporada no CCBB Rio de Janeiro, de julho a outubro. Já a exposição ComCiência – Patricia Piccinini ficou na segunda colocação e foi vista por 8.340 pessoas diariamente, também no Rio, de abril a junho de 2016. Na terceira posição, Castelo Rá-Tim-Bum– a exposição, foi visitada por 8.288 pessoas entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, também na capital fluminense.A outra instituição brasileira que figura no ranking das dez most…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA