Postagens

Mostrando postagens de Outubro 22, 2014

O Sínodo 2014 foi apenas o começo

Imagem
22/10/2014  |  domtotal.comAgora que a poeira começa a baixar, significados da reunião promovida pelo papa Francisco começam a aparecer.Papa Francisco, durante o Sínodo dos Bispos. Por John L. Allen Jr.

Dadas as claras divisões que se apresentaram durante o Sínodo dos Bispos para a família, não deveria nos surpreender que as interpretações estejam sendo as mais variadas possíveis.

Para alguns, o resultado foi uma derrota do papa Francisco e da linha mais aberta que se percebe ele representar sobre questões tais como as das pessoas homossexuais, do divórcio e do matrimônio. Para outros, até mesmo a linguagem atenuada sobre estes assuntos no documento final do Sínodo representa um divisor de águas, mesmo se, como disse o cardeal Vincent Nichols (de Westminster, Inglaterra), "não foram suficientemente longe".

Aqueles que são a favor da permissão para católicos divorciados e casados novamente no civil de receberem a Comunhão podem reivindicar um avanço neste sentido, dado que os doc…

Ser médico hoje

Imagem
22/10/2014  |  domtotal.comDiante de sua vocação e missão, o médico é chamado a conjugar três verbos: lembrar, reconhecer e agradecer.Para o médico, cada pessoa deve ser única. Por Dom Murilo S. R. Krieger*

Tendo em vista a festa de seu padroeiro – São Lucas, no dia 18 de outubro –, os médicos da Associação Bahiana de Medicina me convidaram para lhes dar uma palestra sobre "As possibilidades e os desafios do médico hoje". Não tenho condições de transcrever neste espaço tudo o que lhes falei; posso, sim, recordar algumas ideias que traduzirão minha gratidão por sua presença e missão na sociedade e em minha vida.
São Lucas é padroeiro dos médicos porque ele próprio foi um médico. Quem testemunhou isso foi o apóstolo S. Paulo que, no final de sua carta aos Colossenses (de Colossas, cidade da Ásia Menor – hoje, Turquia), escreveu: “Saúdam-vos, enfim, Lucas, o querido médico, e Demas” (Cl 4,14).
Há médicos porque existem doenças e existe a dor: "A enfermidade e o sofrimento semp…

´Cristãos são povo de esperança´, diz o papa

Imagem
22/10/2014  |  domtotal.comEm homilia, Francisco ressalta que cristãos são pessoas que sabem esperar. Cidade do Vaticano – "O cristão é um homem ou uma mulher que sabe esperar Jesus, e por isso, é um homem ou uma mulher de esperança". Foi esse o centro da homilia da missa da manhã de terça-feira (21), presidida pelo papa na Casa Santa Marta. "Os cristãos são um povo que sabe esperar e, na espera, cultivam uma sólida esperança".
Francisco refletiu, ligando o Evangelho de Lucas e a Carta de São Paulo aos Efésios: no primeiro, Cristo fala aos discípulos comparando-se ao patrão que volta tarde de uma festa de casamento e chama os servos que o aguardavam acordados e com as lâmpadas acesas de "beatos". Na cena seguinte, Jesus se faz servo de seus servidores e lhes serve o almoço na mesa.
O papa observou: "O primeiro serviço que o Mestre fez aos cristãos foi lhes dar 'identidade', e relacionando esse ponto às palavras de Paulo aos pagãos, disse: &qu…

Fluxus Slow Cinema

Imagem
22/10/2014  |  domtotal.comEntre as obras projetadas, estão trabalhos do taiwanês Tsai Ming Liang e do chinês Zhengfan Yang.Fluxus Slow Cinema explora o cinema da contemplação. Até 10 de novembro, a exposição Fluxus Slow Cinema ocupa o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, localizado na Praça Sete, região central de Belo Horizonte. A entrada é gratuita.Fluxus Slow Cinema explora o cinema da contemplação: a câmera estática se posiciona a espera do movimento e dos fatos narrativos, utilizando o silêncio, planos longos e movimentos lentos.
Entre as obras projetadas, estão trabalhos do taiwanês Tsai Ming Liang e do chinês Zhengfan Yang. A classificação é livre.
SinopsesJORNADA AO OESTE | JOURNEY TO THE WEST (Xi You)
Tsai Ming Liang, 2014, França/Taiwan, 56 min.
Enquanto um homem exausto respira agitado à beira-mar, outro, um monge budista trajando vestes vermelhas, caminha a um ritmo imperceptível pelas ruas de Marseille, na França. O caminhar lento do monge chama a atenção dos pedestres…

Pensamento de Dom Helder Câmara

Imagem
Pe. Geovane Saraiva 22/10.2014

Ato público em defesa do "Velho Chico" reuniu mais de 5 mil pessoas

Imagem
20/10/2014 | CPT
Na sexta-feira, 17 de outubro, mais de 5 mil manifestantes da região do médio São Francisco participaram do Ato Público em defesa do Rio, que aconteceu no município de Bom Jesus da Lapa. O Ato, denominado "Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d'água", foi iniciado no Centro do município e teve uma caminhada até a ponte sobre o rio. Confira, em anexo, a Carta Aberta divulgada pelos manifestantes. Antes, a largura média do rio ao passar pela cidade era de 600 metros e hoje não passa de 150 metros de uma margem à outra. Ao chegar à ponte, os manifestantes despejaram água, levada em vasilhas, no leito do rio para simbolizar o desejo de ver o rio cheio novamente. O Ato, promovido por diversas entidades ligas à Articulação Popular São Francisco Vivo (SFVivo), denunciou a grave situação em que o rio se encontra com o nível de água mais baixo já visto e com a sua principal nascente seca. De acordo com Samuel Britto, da SFVivo, o objetivo das manifestações é &q…

Nasa divulga no SoundCloud áudios como 'Houston, we've had a problem'

Imagem
22/10/2014 11h27Em domínio público, arquivos no serviço de streaming podem ser baixados. Nasa recomenda que sons virem toque de celular ou aviso no computador. Do G1, em São Paulo

Morre Ben Bradlee, editor do ‘Post’ que denunciou Watergate

Imagem
22/10/2014 10h21Benjamin C. Bradlee tinha 93 anos e morreu de causas naturais. Na sua gestão, 'Washington Post' ganhou 17 Pulitzer e virou modelo. Do G1, em São Paulo

Aulas começam no Iraque com um mês de atraso por causa de conflitos

Imagem
22/10/2014 12h29 Volta às aulas havia sido adiada por causa dos ataques do Estado Islâmico. Escolas foram usadas para abrigar refugiados e vítimas dos ataques. Do G1, em São Paulo

EUA e China podem fazer a diferença

Imagem
22/10/2014  |  domtotal.comA expectativa é de que a utilização de carvão pelos dois países no futuro é compatível com a meta de 2ºC.EUA e China podem fazer a diferença no balanço do clima. Estados Unidos e China, os maiores emissores de gases causadores do efeito estufa, poderiam diminuir em quase um quarto a meta de redução de emissões até 2020, exigida para conter o aquecimento global - afirmaram cientistas nesta terça-feira.

Se mudarem rapidamente suas práticas para efetuar cortes profundos nas emissões de combustíveis ricos em carbono, como o carvão e o petróleo, os dois países reduziriam suas emissões em 2,8 gigatoneladas de carbono equivalente (GtCO2e) com base nas projeções atuais para 2020, revelou uma análise da ONG Climate Action Tracker (CAT).

Isso significa que os dois países, sozinhos, poderiam "preencher 23% da lacuna de emissões", de cerca de 12 GtCO2e, projetada para 2020.

Regularmente atualizada por cientistas da CAT, a lacuna de emissões é a diferença entre os…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

O STF é uma vergonha

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências