Pular para o conteúdo principal

Nasa divulga no SoundCloud áudios como 'Houston, we've had a problem'

 22/10/2014 11h27

Em domínio público, arquivos no serviço de streaming podem ser baixados.

Nasa recomenda que sons virem toque de celular ou aviso no computador.

Do G1, em São Paulo
Foguete com comida e roupas decola dos EUA rumo à Estação Espacial. Veículo lançador partiu na tarde desta quarta-feira, de base da Nasa. (Foto: NASA/Bill Ingalls/AP)Foguete com comida e roupas decola dos EUA rumo à Estação Espacial. Veículo lançador partiu na tarde desta quarta-feira, de base da Nasa. (Foto: NASA/Bill Ingalls/AP)
A Agência Espacial Americana (Nasa) criou uma conta no serviço de música por streaming SoundCloud para publicar áudios famosos de astronautas em missões fora da Terra (Veja a página aqui).
Lançada na semana passada, a reunião de 62 áudios é descrita pela agência como uma “coleção da Nasa de sons de voos históricos ao espaço e de missões em andamento”. Inclui por exemplo o comunicado do astronauta Jack Swigert, da Apollo 13: “Houston, we’ve had a problem” (Houston, tivemos um problema) (Ouça aqui o áudio).
O astronauta Edwin "Buzz" Aldrin na Lua, com Neil Armstrong refletido em seu visor. Os dois, além de Michael Collins, foram os primeiros homens a pousar na Lua, em 1969 (Foto: Divulgação/Nasa)O astronauta Edwin "Buzz" Aldrin na Lua, com Neil
Armstrong refletido em seu visor. Os dois, além de
Michael Collins, foram os primeiros homens a
pousar na Lua, em 1969 (Foto: Divulgação/Nasa)
Ao criar o canal no SoundCloud, a Nasa permite que os usuários baixem as trilhas sonoras e as utilizem como quiserem, já que os arquivos publicados na ferramenta automaticamente entram em domínio público, assim como o conteúdo da agência.
A própria Nasa dá sugestões do que fazer. “Você pode ouvir o rugido do lançamento de um ônibus espacial ou a frase ‘Um pequeno passo para um homem, um gigante salto para a humanidade’, de Neil Armstrong, todas as vezes que você pegar o seu celular se você fazer dos nossos sons os seus toques de ligação”, propõe a organização (Ouça aqui o áudio).
“Ou você pode ouvir as memoráveis palavras ‘Houston, we’ve had a problem’ toda vez que você cometer um erro no computador”, brinca a Nasa. Segundo Jason Towsend, diretor de redes sociais da Nasa, afirmou ao site “The Verge”, o áudio mais popular até agora é o da construção do próximo foguete que irá ao espaço.
Bastante usado por produtores musicais, o SoundCloud é um dos parceiros do Twitter na iniciativa de permitir que os tuiteiros ouçam música sem precisar deixar o microblog.

Comentários