Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 17, 2016

Jovens e professores terão destaque na 32ª Feira do Livro de Brasília

Mariana Tokarnia e Heloisa Cristaldo - Repórteres da Agência Brasil Jovens e professores terão destaque na 32º Feira do Livro de Brasília, que começa hoje (16) e vai até o dia 24 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação inclui palestras, bate-papos, além de lançamentos e apresentações. Ao todo serão 300 eventos simultâneos. A organização espera que 300 mil pessoas passem pelo local. Uma das novidades neste ano é 1º Encontro Nacional de Blogueiros Literários, que ocorre neste final de semana. A intenção é discutir a internet como forma de divulgação da literatura e como alternativa às caras vias tradicionais de publicação editorial. "Descobrimos que principalmente os jovens têm a própria estratégia literária e uma delas é divulgar via blogs, Youtube. Eles têm milhares de seguidores", destaca Cleide Soares, uma das coordenadoras da 32ª Feira do Livro. Ela integra o Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Bibliotecas do DF e Grito do Livro: Viva a Leitura! …

Theatro Municipal do Rio comemora 107 anos no domingo com programação gratuita

Paulo Virgílio – Repórter da Agência Brasil Theatro Municipal do Rio de Janeiro Divulgação/Riotur






















Evento que já é uma tradição no calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro, o aniversário do Theatro Municipal é sempre um dia em que a casa de espetáculos abre suas portas ao público. Este ano, a Fundação Teatro Municipal, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, optou por concentrar a programação artística de comemoração neste domingo (17) e não na data de inauguração, que foi na quinta-feira, 14 de julho. No dia do aniversário, centenas de pessoas fizeram visitas guiadas gratuitas, que permitem ao público conhecer todas as dependências da casa, inaugurada em 1909. Já neste domingo, o público poderá ir novamente ao Theatro Municipal para festejar os 107 anos com apresentações dos seus três corpos estáveis: ballet, coro e orquestra sinfônica; além de alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. “Dos corpos estáveis ao pessoal técnico e administrativo todos se mobilizam para ofer…

Unesco reconhece a Pampulha como Patrimônio Mundial da Humanidade

Leo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil O Conjunto Moderno da Pampulha conquistou, na madrugada de hoje (17), o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. A decisão foi tomada durante a 40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizada entre os dias 15 e 17 de julho, no Centro de Convenções de Istambul, na Turquia. A indicação da Pampulha foi ratificada pelos 21 países integrantes do comitê, por consenso, informou o Ministério da Cultura. Com essa decisão, o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, passa a ser o 20º bem brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial. Igreja de São Francisco de Assis, que compõe o Conjunto Moderno da Pampulha Acácio Pinheiro/Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura Encomendado pelo então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek ao arquiteto Oscar Niemeyer, o conjunto modernista também contou com Roberto Burle Marx, que assina o paisagismo,…

Papa convida a ser hospitaleiro com o próximo e acolher quem tem necessidade

(ACI).- O Evangelho de Marta e Maria foi o centro da oração do Ângelus deste domingo do Papa Francisco, que aproveitou a oportunidade para mencionar a hospitalidade e denunciar como em muitos asilos não se busca acolher e escutar, mas sim outros interesses que nada tem a ver com a fraternidade. “A hospitalidade surge verdadeiramente como uma virtude humana e cristã, uma virtude que no mundo de hoje corre o risco de ser negligenciada”, sublinhou o Papa durante a oração do Ângelus. “Multiplicam-se as casas de recuperação e os asilos, mas nem sempre nesses ambientes se pratica uma real hospitalidade”, denunciou. Na verdade, “cria-se várias instituições que enfrentam várias formas de doença, solidão, marginalização, mas diminui a probabilidade para quem é estrangeiro, marginalizado, excluído de encontrar alguém disposto a ouvi-lo”. O Papa também denunciou que isso aconteça “na própria casa, entre os próprios familiares”, “buscam mais facilmente encontrar serviços e cuidados de vários tip…