Postagens

Mostrando postagens de Março 12, 2018

São José, esperança dos cristãos

Imagem
Padre Geovane Saraiva* O caminho da bondade e da humildade, em São José, contrapõe-se aos grandes do mundo, incapazes de gerar esperança e de construir caminhos sólidos, sobretudo tendo como destinatários os fracos e empobrecidos. Por mais que o ser humano seja independente, autossuficiente e autônomo, Deus, na sua graça, quer entrar em sua história, respondendo aos anseios dos homens de todos os tempos. São José, um santo inigualavelmente grande, é declarado Patrono da Igreja Universal, advogado dos lares cristãos e modelo dos operários, que nos inspire em nossa realização neste mundo e no outro. Pouco sabemos sobre sua vida, mas ela foi um sinal fecundo de esperança, transmitida aos seguidores de Jesus através dos Evangelhos, o suficiente para destacar, de modo inaudito, a importância do Carpinteiro de Nazaré na história do povo Deus.
Voltemo-nos para São José, pensando na vida dos cristãos dos nossos tempos, por ocasião da Quaresma, ao se aproximar a Paixão de Jesus, sua morte e re…

Acontecerá o I Festival de Fotografia em Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central

Imagem
O evento acontece em Quixadá e Quixeramobim (Ceará), entre os dias 13 a 17 de março de 2017, e conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).Entre os dias 13 e 17 de março de 2018, os municípios de Quixadá e Quixeramobim, no Ceará, sediarão o I Festival de Fotografia do Sertão Central, o QXAS. Ao deslocar o eixo do litoral para o sertão, o Festival reafirma a força deste território em termos artísticos, sociais, políticos e poéticos, atraindo fotógrafos de todo o país e dando visibilidade à produção local. Além de exposições fotográficas, o Festival terá workshops, palestras, leituras de portfólio, lançamentos de livro e oficinas em escolas públicas. Serão dias de intensa imersão fotográfica. O QXAS é uma realização do Instituto da Fotografia (Ifoto) e do Fórum Cearense da Fotografia.Nesta primeira edição, o QXAS tem como tema “O sertão de Antônio Conselheiro”, beato nascido em Quixeramobim, responsável por liderar uma guerrilha nordestina que tencionou as oliga…

Tony Ramos fala sobre o livro que lhe revelou a força da literatura

Imagem
Tony Ramos
A leitura, para mim, sempre fez parte de descobertas. Ela começa lá atrás, com um tio que me dava muito livro de presente. No dia em que fiz 7 anos, ele me deu uma publicação da editora Prado, capa marrom dura, com ilustrações em nanquim. Era uma edição para público infantojuvenil de "Dom Quixote". E falou: "você está entrando na idade da razão. É importante você ler esse livro, que fala do comportamento humano."Nunca elegi "O Estrangeiro" como o livro de toda a minha vida, mas ele é emblemático para mim. Ele poderia virar meu livro de cabeceira, assim como a obra completa de Machado de Assis ou "Mon Dernier Soupir" ["Meu Último Suspiro"], autobiografia de Luis Buñuel.Mas foi com Camus que comecei a perceber a literatura e sua profundidade. Li "O Estrangeiro" em 1971 ou 1972, ali com meus 23 aninhos. Estávamos numa ditadura militar terrível. Eu fazia teatro e televisão; estava naquela época em que você quer se aper…

Fundação Iberê Camargo inaugura exposição em sintonia com a literatura

Imagem
A literatura e a imagem da noite como um território desconhecido, dos sonhos e da ficção são os temas da nova exposição da Fundação Iberê Camargo (FIC). Inaugurada no último sábado, Unânime Noite – Volume 3 reúne obras de 30 artistas contemporâneos, articulando nomes de destaque na cena local, nacional e internacional. Trata-se da terceira edição da mostra, que já foi realizada na galeria Bolsa de Arte de São Paulo, em 2015, e no Centro de Arte Contemporânea de Vilnius, na Lituânia, em 2016. A exposição parte da proposição do diretor artístico da FIC, Bernardo de Souza, que se inspirou na literatura pensando em si mesmo como autor e na mostra como um romance no qual cada obra é uma pista para construção da narrativa. Por isso, o primeiro artista convidado a participar foi o escritor e curador lituano Raimundas Malasauskas, que escreveu o texto You Know (espécie de primeiro capítulo da mostra). Souza enviou o texto aos outros artistas, que responderam com obras (muitas inéditas) a ele …

Começa amanhã o Qxas, I Festival de Fotografia do Sertão Central

Imagem
Teresa MonteiroO Sertão Central como paisagem e perspectiva para novos olhares, encontros e descobertas. A partir de amanhã, 13, e prosseguindo até sábado, 17, as cidades cearenses de Quixadá e Quixeramobim (distantes, respectivamente, 167 e 203km de Fortaleza) sediarão o Qxas – Festival de Fotografia do Sertão Central. Em sua primeira edição, o evento contará com uma extensa programação que vai de lançamentos de livros e exposições a workshops, palestras, oficinas e leituras de portfólio, com a presença de profissionais locais, nacionais e internacionais.Festas religiosas pelo Brasil e o mundo destacam o trabalho do fotógrafo documental Guy Veloso (PA)
Tendo à frente o Instituto da Fotografia (Ifoto) e o Fórum Cearense da Fotografia, o I Qxas vai se debruçar sobre o tema O Sertão de Conselheiro, numa referência ao centenário de nascimento do beato e aos 120 anos do massacre conhecido popularmente como Guerra de Canudos. “Sou filho de Quixeramobim, mas, quando criança, essas histórias …

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira