Postagens

Mostrando postagens de Março 15, 2015

Saudades da minha infância, de meu pai e de José Rico

Imagem
Lu Couto* Nasci em Ceres, cidade do interior de Goiás. Meus pais, de origem humilde, mal sabiam ler e escrever. Moraram na zona rural longos anos. Os meus irmãos mais velhos me contam que meu pai todos os dias quando chegava da roça, após árduo trabalho sob sol escaldante, ligava seu velho rádio de pilha para ouvir músicas. Só gostava de ouvir músicas sertanejas.
E todas as noites, minha mãe, também cansada das tarefas do lar, se punha a arrumar o simples jantar. Enquanto isso, meu pai sentava em um banco do lado de fora da casa para ouvir suas modas sertanejas. Momento esse, em que meus dois irmãos mais velhos brincavam sob seu olhar atento.
Depois de alguns anos, meus pais mudaram para a cidade de Ceres, para que os meus irmãos mais velhos pudessem estudar. E lá, eu nasci e cresci. Passei toda minha infância, adolescência e fase adulta sempre vendo meu pai ouvindo canções sertanejas em seu inseparável amigo rádio.
Lembro-me, como se fosse hoje, de algumas canções que meu pai ouvia. …

Papa Francisco recordou conclave em entrevista à Televisão

Imagem
O Papa Francisco concedeu uma entrevista à televisão mexicana Televisa que foi publicada nesta sexta-feira dia 13 no segundo aniversário deste pontificado. Nessa entrevista o Papa Francisco falou sobre migrações e tráfico de drogas, reforma da Cúria e desafios do Sínodo sobre a Família. Em particular, destacamos o relato que o Santo Padre fez do conclave tendo considerado ter sido para ele uma surpresa a sua eleição: “Os jornalistas diziam que eu era um ‘cabo eleitoral’, que indicaria alguém; e eu fiquei em paz. Começou a primeira votação, na terça-feira à noite, a segunda foi na quarta de manhã cedo e a terceira logo antes do almoço. As votações são um fenómeno interessante. Há sempre candidatos fortes, mas muitos não sabem em quem votar. Elegem-se seis ou sete nomes, que são os “votos-depósito”, provisórios. Eu tinha recebido alguns votos... (risos) ... “ “Depois do almoço, algo aconteceu. Na refeição, notei alguns sinais, raros. Perguntaram como estava de saúde, essas coisas... e q…

Holanda vence campeonato mundial de fogos de artifício; veja o vídeo

Imagem
Shows de fogos sincronizados com músicas disputam as 'Piro-Olimpíadas'. Brasil também participou da disputa, mas não aparece no pódio. Do G1, em São Paulo
Após seis finais de semana seguidos com apresentações no céu da Baía de Manila, a 6ª edição da Competição Piromusical Internacional das Filipinas, também conhecida como 'Piro-Olimpíadas', chegou ao fim anunciando a apresentação da equipe da Holanda como vencedora deste ano. As apresentações, que têm cerca de 20 minutos de duração cada, são acompanhadas e sincronizadas com narração e música. Veja acima o vídeo com a parte final do show vencedor. O pódio foi completo por Portugal em segundo lugar e China em terceiro. O Brasil também participou da disputa (veja o vídeo). No total, representantes de 11 países se apresentaram em frente ao shopping center Mall of Asia no bairro de Pasay, no sul de Manila. No ano passado, o vencedor da competição foi o Canadá. Show da equipe holandesa na competição internacional de fogos de ar…

Na transcendência a verdadeira libertação

Imagem
Por Oscar Arnulfo Romero* É para render graças a Deus que uma mensagem, que não quer ser nada mais do que uma modesta reflexão sobre a palavra de Deus, encontra canais maravilhosos para difundir-se e atingir muitas pessoas (a referência é à difusão da homilia trâmite Radio Ysax “A voz pan-americana”).  Penso que, no contexto da Quaresma, tudo é uma preparação à nossa Páscoa. E que já por si a Páscoa é um grito de vitória, porque ninguém pode extirpara aquela vida que Cristo ressuscitou, nem a morte, nem todos os sinais de morte, de ódio contra ele e contra a sua Igreja poderão vencer. E ele o vencedor! Assim como ele refulgirá numa Páscoa de ressurreição sem fim, igualmente é necessário acompanhá-lo numa Quaresma, numa Semana santa, que é cruz, sacrifício, martírio. Ele o disse: “Bem-aventurados aqueles que não se escandalizam com a própria cruz!” A Quaresma, de fato, é uma chamada a celebrar a nossa redenção neste difícil conúbio de cruz e vitória. O nosso povo é atualmente muito pro…

Ano Santo: "Sede misericordiosos como o Pai"

Imagem
Rádio Vaticana
Testo di lancio: Ano Santo da Misericórdia é a grande notícia destes últimos dias na Igreja. Uma oportunidade de reconciliação para todos os fiéis no 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II “Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. (…) Este Ano Santo iniciar-se-á na próxima solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016.” Foi com estas palavras que o Papa Francisco anunciou o Ano Santo da Misericórdia que é a grande notícia deste fim-de-semana no Vaticano e em toda a Igreja. “Sede misericordiosos como o Pai”, versículo retirado do Evangelho de S. Lucas, que será o lema deste Jubileu Extraordinário que se inicia no dia 8 de dezembro próximo e conclui-se a 20 de novembro de 2016. A iniciativa convida os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o sacramento da Reconciliação. A abertura do próximo jubileu vai acontecer no 50.º aniversário do encerramento d…

Inezita Barroso, um bunker cultural

Imagem
domtotal.comCantora era uma espécie abrigo de expressões culturais da identidade do país.Inezita era procuradora de uma ética desaparecida, uma doutora da roça. Por Jotabê Medeiros*
Inezita Barroso, a Dama Caipira, era uma espécie de abrigo, um refúgio de expressões culturais que eram depositárias privilegiadas da identidade do país. A ela recorriam formas em vias de desaparição, duplas e cantores e arquivos vivos que sobreviveram à blitzkrieg modernizadora de diversas décadas.
Ultimamente, em sua casa em São Paulo, com seus 22 passarinhos de gaiola (atestado de sua fidelidade para com o ideário caipira), ela ainda gravava participações no programa Viola Minha Viola (o mais longevo do país), como se sua existência representasse um bunker contra a pasteurização, o nivelamento cultural. Enciclopédia viva de uma época.
Opunha-se à presença de tecladistas em seu programa, além de alfinetar os conglomerados culturais. “É ridículo ver um personagem do campo falando com sotaque carioca”, ela dis…

Papa no Angelus: Deus nos ama com amor gratuito e sem limites

Imagem
Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - Ao meio-dia deste domingo o Santo Padre rezou a oração do Angelus com milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. Após a oração mariana, o Papa Francisco expressou seu profundo pesar pelos ataques deste domingo em Lahore, no Paquistão, contra duas igrejas cristãs, uma católica e outra protestante, provocando numerosas vítimas: “Com pesar, com profundo pesar, recebi a notícia dos atentados terroristas de hoje contra duas igrejas na cidade de Lahore, no Paquistão, que provocaram numerosos mortos e feridos. São igrejas cristãs. Os cristãos são perseguidos. Nossos irmãos derramam o sangue somente porque são cristãos. Ao tempo em que asseguro minha oração pelas vítimas e por suas famílias, peço ao Senhor, imploro ao Senhor – fonte de todo bem – o dom da paz e a concórdia para aquele país, e para que esta perseguição contra os cristãos que o mundo busca esconder, tenha fim e haja a paz.” O amor de Deus é gratuito e sem limites e jamai…

Hubble confirma: água em Ganimedes!

Imagem
por Cássio Barbosa
Ganimedes é a maior lua do Sistema Solar e faz parte do cortejo de objetos que orbitam Júpiter. De tão grande, poderia facilmente ser um planeta se não estivesse “preso” a Júpiter. Ganimedes foi descoberto por Galileu Galilei em 7 de janeiro de 1610, numa das primeiras observações astronômicas feitas com uma luneta.

Essa lua tem não só o tamanho de um planeta, mas também outras características físicas de planetas. Uma delas é que seu interior sofreu diferenciação, ou seja, o material mais denso foi parar no centro que foi sendo envolvido por camadas sucessivas de material menos denso. Isso é o que se observa na Terra, por exemplo.

Em Ganimedes existe um núcleo ferroso, envolvido por um manto rochoso. Além disso, dados da sonda Galileo que fez 6 sobrevoos entre 1996 e 2000, sugeriram que sobre o manto rochoso, há uma capa de gelo e sobre ela um oceano de água coberto por uma crosta de gelo muito sujo. A principal característica dessa lua, que a coloca no mesmo patamar d…

Morre Therezinha Zerbini, fundadora do Movimento Feminino pela Anistia

Imagem
Ela morreu no sábado (14), em São Paulo, aos 87 anos de idade. Causa da morte e local do velório não foram divulgados. Do G1 São Paulo
Morreu neste sábado (14) em São Paulo, aos 87 anos de idade, a advogada Therezinha Zerbini, fundadora do Movimento Feminino pela Anistia. A causa da morte e local do velório não foram divulgados. A informação foi dada neste domingo (15) pela GloboNews. Therezinha lutou pelo retorno de exilados políticos e pela redemocratização do Brasil. Durante a ditadura militar, conseguiu recursos financeiros para ajudar clandestinos no país.

Em 1968, ela foi presa por ter dado apoio a um congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE). Por causa disso, ficou seis meses na prisão e foi enquadrada na chamada Lei de Segurança Nacional. Nesse período, conviveu com a atual presidente Dilma Rousseff. Em 1975, Therezinha cricou o Movimento Feminino pela Anistia. Ela foi casada com o general Euryale de Jesus Zerbini, cassado pelo golpe de 1964. Ela também foi cu…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal