Postagens

Mostrando postagens de Novembro 30, 2017

Almoço de confraternização da nossa querida irmandade Literária, a AMLEF - Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza

Imagem
Fotos da publicação de Angélica Sampaio

Atrações culturais nas ruas de Recife

Imagem
por João Neto - Repórter Grupos de maracatu e bandinhas levam carnaval às ruas em pleno mês de novembro. As vestimentas chamam atenção de quem vai ao Marco Zero O turismo das grandes capitais é voltado para museus, praias, parques ecológicos entre outras atividades em prédios históricos. Em Recife, em plena época de Papal Noel, quem toma as ruas são os blocos de maracatu. O evento só acontece graças ao projeto "Recife Antigo de Coração". Um convite para que recifenses e turistas aproveitem e vivam intensamente a cidade. Desde março de 2013, o Centro Histórico se transforma em um grande parque a céu aberto, aos domingos, congregando pessoas de todas as idades, gostos e estilos. O turista que for passar longas temporadas em Recife vai encontrar uma programação variada a cada fim de semana. O cronograma, que toma conta das ruas do Bom Jesus, Alfredo Lisboa, Avenida Rio Branco, Rua da Moeda e Marquês de Olinda, conta com brincadeiras para a criançada, shows e muitas atividades es…

Ancine prorroga prazo para salas de cinema atenderem normas do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Imagem
por Iracema Sales - Repórter A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/ 2005), conhecida como "Estatuto da Pessoa com Deficiência", dispõe no seu artigo 44 sobre a obrigação das salas comerciais de cinema oferecerem recursos de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais auditiva e visual. Até o momento, os cinemas brasileiros não cumpriram a determinação, fazendo com que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) prorrogasse o prazo - que terminaria neste mês - para 16 de novembro de 2018, estipulando como data limite 16 de setembro de 2019. A determinação atende a pedido do segmento dos exibidores, que reivindica mais tempo para a definição de padrões técnicos. A decisão pelo adiamento foi tomada após as discussões da câmara técnica instalada pela Ancine para avaliar o assunto, responde em nota, a assessoria de comunicação da agência. Informa que, "em março deste ano, a câmara produziu um termo de recomendações que dispõe so…

Multiplicando os dons de Deus

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Deus nos dá dons ou talentos, e Jesus nos convida a multiplicá-los, jamais mantê-los escondidos ou debaixo do chão. Acolhendo-os generosamente, devemos compartilhá-los, numa atitude de confiança ou de coragem, a ponto de tornar possível dar bons e abundantes frutos. O Papa Francisco asseverou que a parábola dos talentos (19/11/2017) faz-nos entender como é importante ter uma ideia verdadeira de Deus, chamando-nos a atenção para uma responsabilidade pessoal e fidelidade “que se torna também capaz de colocar-nos novamente a caminho em novas estradas, sem ‘enterrar o talento’, ou seja, os dons que Deus nos confiou, e dos quais nos pedirá conta”.

A parábola em si revela uma estrutura desigual, mas não injusta, visto que cada um recebeu segundo a sua própria capacidade. Além disso, o que importa para Deus são: o engajamento, o testemunho e a generosidade.Aqui me recordo da inesquecível Irmã Dorothy, ao abraçar a proposta do Evangelho, indo, com seus dons e talentos, re…

Vacina antidengue traz riscos para quem nunca contraiu o vírus

Imagem
Anvisa destacou que os dados precisam de confirmação. Mesmo assim, por precaução, a bula da vacina deverá ser atualizada. A vacina está disponível nas clínicas particulares. Ela não é adotada no Programa Nacional de Imunização. (Fotos Públicas)
A única vacina contra dengue disponível no Brasil, produzida pela  Sanofi Pasteur, não é mais recomendada para as pessoas que nunca foram  infectadas pela doença. O alerta foi emitido nesta quarta-feira, 29,  pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recebeu  nesta semana dados preliminares de estudo conduzido pela própria Sanofi.  A pesquisa indicou aumento do risco de desenvolvimento da forma grave  da doença entre aqueles que nunca contraíram o vírus.

No comunicado, a Anvisa esclareceu que a vacina em si não desencadeia a  dengue nem a forma grave da doença. O risco de casos graves estaria  restrito, segundo o trabalho, a quem nunca teve contato com o vírus.

A Anvisa destacou que os dados precisam de confirmação. Mesmo assim,…

França muda trecho da oração 'Pai Nosso' a partir deste fim de semana

Imagem
Os fiéis na França começarão a rezar uma nova versão do “Pai Nosso” a partir de domingo, após a modificação de uma frase que sugere que os pecadores são tentados por Deus. A frase “não nos submeteis à tentação”, como aparece atualmente na versão em francês desta oração, será substituída a partir deste fim de semana por “não nos deixeis cair em tentação”, como em português, o que transfere a carga do pecado aos homens. A versão atual da oração em francês foi adotada em 1966, como resultado de um compromisso ecumênico após o Concílio Vaticano II, e nunca foi unânime.
Pode Deus submeter seus filhos à tentação, um domínio reservado ao diabo? O teólogo protestante Jacques Ellul considerava esta tese absurda, enquanto outros, especialmente católicos, a consideravam quase blasfematória.
“A tradução não era errônea, mas a interpretação era ambígua”, comentou o monsenhor Guy de Kerimel, presidente da comissão episcopal para a liturgia na Conferência de Bispos da França (CEF).
Mas a nova versã…

MAM restringe uso de celular no museu

Imagem
O acordo se deve à polêmica provocada pela performance La Bête, do artista carioca Wagner Schwartz, em setembro. O acordo se deve à polêmica provocada pela performance La Bête, do artista carioca Wagner Schwartz, em setembro, em que uma criança interagiu com o bailarino nu. (Reprodução)
O MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo assinou um acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a restringir o uso de celulares e outros aparelhos digitais em instalações interativas entre visitantes e performers ou artistas, mediante avisos ao público. O acordo se deve à polêmica provocada pela performance La Bête, do artista carioca Wagner Schwartz, em setembro, em que uma criança interagiu com o bailarino nu, apresentação analisada após protestos recebidos pelo Ministério Público.
No âmbito do acordo, o museu se prontificou a doar 15% da bilheteria da exposição 35º Panorama da Arte Brasileira ao Fumcad - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, par…

Monge sem convento

Imagem
Padre Geovane Saraiva* O grande perigo dos nossos tempos, do ponto de vista da espiritualidade e da mística cristã, é o de não se dar a devida importância à oração silenciosa e contemplativa. Somos desafiados a ir além da compreensão deste candente assunto, dando aquele belo mergulho na oração contemplativa como um caminho divino, um apostolado libertador, convencendo-nos do imprescindível: o de sorver na fonte inexorável da íntima união com Deus. Diante do grande espetáculo e teatro da vida, só mesmo um coração incessante, voltado para Deus, quando se nota facilmente que as pessoas parecem perder de vista o farol norteador de sua própria existência, no absoluto de Deus. Eis o poço inesgotável de Deus a se revelar na espiritualidade do bem-aventurado Charles de Foucauld, assassinado há 101 anos, no Deserto do Saara, em 1º de dezembro de 1916. Somos chamados sempre mais a nos convencer da nossa estreita aproximação do onipotente Deus. No egoísmo e na indiferença do Irmão Charles de Fouc…

Reunião Ordinária da AMLEF - Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. Hoje, com eleição da nova diretoria para o biênio 2018-2019.

Imagem
Reunião Ordinária da AMLEF - Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. Hoje, com eleição da nova diretoria para o biênio 2018-2019.












Fotos: Angélica Sampaio

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”