Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 3, 2018

Aula de Inglês coloca aluno no centro com palestra e poesia

A partir da combinação de técnicas do TED Talk e da poesia, os alunos despertam para expressão e ampliam vocabulário Por: Soraia Yoshida Foto: Getty Images Criar uma atividade para sua aula de Inglês, colocando o aluno no centro do aprendizado e utilizando as mídias disponíveis, como está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode ser menos desafiador do que parece. A partir da Oficina Literária apresentada para formação de professores do Time de Autores, NOVA ESCOLA apresenta uma sugestão que pode servir de base para aulas de Língua Inglesa. Aluno aprende a dar uma palestra O professor apresenta à classe o desafio de que cada aluno da classe pode ser um palestrante. O exemplo é um vídeo do TEDTalk. TED é uma organização que posta vídeos de palestras curtas, mas sempre feitas por profissionais das mais diversas áreas, de maneira interessante. Por trazerem conteúdo tão diverso, os vídeos podem ser usados em aulas de Ciências, História, Geografia, Biologia, Física, Matemática etc. No víd…

ARQUIVO PÚBLICO: digitalização de arquivos cartorários do Ceará, dos séculos XVIII, XIX e XX

A ação leva o Ceará a compor, com diversos outros estados brasileiros, a Árvore Genealógica Digital Mundial
Já imaginou poder consultar a história da sua família desde o surgimento dela, descobrir quem foram seus antepassados, por quais cidades, estados e países eles estiveram, e tudo online? Pois isso, em breve, não precisará ficar apenas na imaginação. É que aqui no Ceará, o Arquivo Público do Estado em uma parceria com a Instituição Family Search abraçaram este "sonho". Entre aspas mesmo, visto que a catalogação de registro digitalizados exigiria um investimento altíssimo por parte dos governos. O marco inicial da parceria foi o mês de abril de 2018, período em que começaram a catalogar todo e qualquer documento que comprove a passagem das pessoas que nasceram, casaram, residiram e faleceram no Ceará, entre o século XVIII ao século XX.  Deste modo, em alguns anos, qualquer pessoa poderá ter acesso online, pelo site da Family Search, aos registros de seus antepassados.
A i…

Academia decide sobre polêmica de Nobel de Literatura na sexta-feira

Academia Sueca anunciará na próxima sexta-feira (4) se adiará a atribuição do Prêmio Nobel de Literatura 2018, declarou sua diretora administrativa, em meio à crise desencadeada pela relação deste prêmio com um indivíduo acusado de agressões sexuais. Quando perguntada se a Academia anunciaria na sexta-feira se haverá ou não um laureado de Literatura este ano, Louise Hedberg indicou à rádio sueca: "Sim, é verdade. Não haverá uma conferência de imprensa, mas enviaremos um comunicado". Tal comunicado de imprensa será publicado "o quanto antes", após uma reunião dos membros da Academia, acrescentou. Contatada pela AFP, Hedberg não estava disponível para comentar o assunto. Em novembro passado, 18 mulheres acusaram uma conhecida personalidade da cultura francesa, com quem a prestigiosa instituição tinha vínculos estreitos, de violência e/ou assédio sexual. Diante das circunstâncias, sete de um total de 18 membros renunciaram, incluindo a secretária permanente, Sara Dani…

Aplicativo cearense reúne contas a serem pagas e envia lembretes aos usuários

Já imaginou ter todas as suas faturas do mês armazenadas em um só lugar? Melhor ainda, de não ter que esperar a correspondência chegar na sua casa ou ter que entupir sua caixa de entrada do e-mail com as contas digitais? Foi pensando nisso, que em 2016 começou a ser criado o aplicativo “User Contas”. A reportagem é da Tribuna BandNews FM. Ele recebe cobranças como boletos de colégio, faculdades, condomínios, imobiliárias, água, luz, telefone e outras faturas que o usuário deseje acrescentar. De acordo com o responsável comercial de produtos da User Tecnologia, empresa que desenvolveu o app, Pedro Guedes, a plataforma ajuda o consumidor a não esquecer os pagamentos. Além disso, tudo é realizado com o processamento na nuvem, sem a necessidade do acúmulo de papéis em casa.  “Constantemente há um atraso nas entregas do Correios ou a possibilidade de, nos e-mails, (a correspondência) ir para a caixa de spam e acabar a pessoa não recebendo e não efetuando o pagamento. Então, surgiu a ideia…

Delegado transforma vida de ex-usuária de crack que havia prendido em SP

Há muitas pessoas de coração grande ao nosso redor! Se prestar atenção, você as verá. E se quiser, pode ser uma delas também!  Regiane foi usuária de crack durante 6 anos e chegou a roubar para sustentar o vício, até que foi presa. Porém, sua prisão, na verdade foi sua salvação, já que o delegado, Carlos Miranda e os policiais envolvidos em seu caso, se sensibilizaram com a situação e decidiram que iriam ajudá-la a promover uma mudança em sua vida. Na época, ela foi presa em flagrante e estava grávida, mas acabou sendo solta na audiência de custódia. Um dia, quando voltou à delegacia, 47º DP, no Capão Redondo, em São Paulo, para buscar alguns documentos, o delegado propôs para que ela participasse de uma campanha, que ele mesmo estava organizando, com o objetivo de ajudar na retomada de sua própria vida.
A campanha, que está arrecadando roupinhas, leite, fraldas e tudo o que um bebê precisa, é para o pequeno Matheus, filho dela, de poucas semanas. A ação tem feito tanto sucesso que es…

Filme sobre São Paulo faz reflexão sobre o amor ao próximo e o perdão

Produção cinematográfica retrata perseguição sofrida pelos cristãos do primeiro século e os últimos dias de vida do Apóstolo dos Gentios Em tempos em que as notícias sobre perseguição aos cristãos no Oriente Médio e intolerância religiosa em outros cantos do mundo tornam-se comuns, o lançamento de um filme promove a reflexão sobre o seguimento fiel a Jesus, o amor ao próximo e o poder do perdão.
Reportagem de Malu Sousa, André Martins e Fernando Venancio
Canção Nova