Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 24, 2016

Filme Imagens do Estado Novo 1937-45

O filme Imagens do Estado Novo 1937-45 (BRA, 2016), de Eduardo Escorel, faz seu pré-lançamento nacional em Fortaleza hoje, 24, às 14 horas, no Cineteatro São Luiz. A exibição, com a entrada franca, será seguida de debate com o próprio diretor e o jornalista e escritor cearense Lira Neto. Procurando desvendar a trama política do regime do Estado Novo, o documentário oferece uma visão da ditadura do então presidente Getúlio Vargas (1882-1954). Imagens do Estado Novo 1937-45 reúne um apanhado de documentos com finalidades diversas, que vão de cartas e fotografias a filmes de ficção e família, cine-jornais e até canções populares. Eduardo é cineasta e crítico de cinema; Lira é autor da biografia Getúlio - 1930-1945 - Dos Anos de Formação à Conquista do Poder. SERVIÇO Pré-lançamento nacional do filme Imagens do Estado Novo 1937-45 e bate-papo com Eduardo Escorel e Lira Neto Quando: hoje, 24, às 14 horas (filme) e 18 horas (bate-papo) Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro) En…

Cantor Rogério Soares lança Ank, a Chave da Vida

Anos atrás, quando filmava um videoclipe, o músico cearense Rogério Soares travou conversa com o cineasta Chico Terrah, que dirigia o vídeo, sobre o modo como a história havia renegado o peso da influência árabe em nossos costumes, música, arquitetura e gastronomia. Instigado pelo debate, Rogério decidiu mergulhar na cultura árabe e vascular suas fontes. O resultado dessa aventura pode ser lido em Ank, A Chave da Vida, que será lançado hoje, 24, às 18 horas, no Auditório do Comitê de Imprensa. da Assembleia Legislativa do Ceará. “O Chico me sugeriu escrever algo sobre isso, e vi com mais clareza as semelhanças e as evidências históricas que essa cultura deixou no Brasil, mesmo antes das embarcações europeias chegarem com seus mapas marcados, para trocar muambas por nossas riquezas naturais. Isso não nos contaram na escola, e permanece como um hiato na história de uma civilização que representou um marco para o desenvolvimento intelectual humano”, conta Rogério. Como suas descobertas nã…

Isabelle Leal lança livro infanto-juvenil sobre os diversos lados do amor

Aos 13 anos, a estudante cearense Isabelle Leal lança livro infanto-juvenil sobre os diversos lados do amor









Uma coisa é certa: toda menina já sonhou com o príncipe encantado. Histórias de amor sempre permearam o imaginário infanto-juvenil e foi essa a inspiração para a estudante Isabelle Leal escrever seu primeiro livro, O Lado Estranho do Amor. A obra é um romance adolescente contada por quem está vivendo essa fase. O lançamento acontece hoje, 24, às 19 horas, na livraria Cultura. O livro traz a história de Paula, uma adolescente que aos 16 anos tem um único objetivo: conquistar uma vaga na faculdade de medicina. Aos 14 anos, após sofrer uma desilusão amorosa, Paula resolveu que não iria mais perder tempo com garotos. Sempre focada e muito estudiosa, a menina divide a rotina entre família, escola e suas melhores amigas: Ju e Rebeca. Porém, em uma tarde de férias, ela conhece - de maneira desastrosa - um jovem chamado Rafael. A partir daí, os dois passam a viver muitos encontros e dese…

Alunos expõem maquetes de monumentos

Foi necessário dedicação, paciência e muito cuidado para a confecção de 19 maquetes de monumentos mundiais. O trabalho, exposto na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), até hoje, foi realizado por 26 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professor Gilmar Maia de Souza, no Centro. O que, inicialmente, era um projeto de artes, se expandiu e agregou outros temas. A professora de biologia Ângela Deyva explica que, além do contexto histórico e geográfico da construção, os alunos tinham que escolher uma disciplina para ser estudada a partir do monumento. “Alguns estudaram os componentes químicos da construção, outros os aspectos da arquitetura a partir da física”, cita. “Porque não utilizar uma forma de avaliar mais divertida e descontraída?”, justifica o professor César Thé, idealizador do projeto. Torre Eiffel (França), Basílica de Santa Sofia (Turquia) e Pirâmide Maia (México) são alguns dos monumentos representados.
O projeto foi desenvolvido em três fases. Na prime…

Inhotim faz 10 anos com homenagem a Tunga

"É talvez a mais radical das performances de Tunga", comentou Marta Mestre.


Marisa Monte e Fernanda Takai também estarão presentes na homenagem em Inhotim. A Vanguarda Viperina, performance criada em 1985 por Tunga, seria, em setembro, um dos destaques da programação dos 10 anos de Inhotim, mas o Instituto Vital Brazil decidiu não manipular as três cobras que protagonizam a ação proposta pelo artista. Na década de 1980, com o auxílio do laboratório do Estado do Rio, Tunga realizou a obra que consistiu em sedar as serpentes com éter e entrelaçá-las para que, aos poucos, o espectador observasse os animais "acordarem" e se libertarem da trança. "É talvez a mais radical das performances de Tunga", comentou Marta Mestre, que integra, desde abril, a equipe de curadores do Instituto Inhotim, museu a céu aberto e parque botânico abrigado em área de 140 hectares em Brumadinho, Minas Gerais. O artista, morto em junho, aos 64 anos, entretanto, não deixará de ser o gr…

Personalidades lamentam morte de Goulart de Andrade

Goulart faleceu nesta terça-feira, aos 83 anos. O jornalista Goulart de Andrade deixou saudades para diversos artistas e jornalistas conhecidos do público em geral, como Renata Ceribelli, Oscar Filho, Serginho Groissman, entre outros. Após duas semanas de internação por complicações no sistema cardiorrespiratório, Goulart faleceu nesta terça-feira, aos 83 anos.  "O cara do 'Vem Comigo', grande alma que abriu as portas da TV para minha geração, se foi. Que viva para sempre, Goulart de Andrade", escreveu Marcelo Tas no Twitter "Ontem Geneton hoje Goulart de Andrade. Em dois dias esses incríveis jornalistas deixam um vazio na profissão, nos amigos e familiares", lamentou o apresentador Serginho Groisman. "Um pioneiro da TV. Seu Comando da Madrugada revolucionou e até hoje é inspiração para muitos programas. Tive o privilégio de trabalhar com ele", exaltou a apresentadora Sônia Abrão.
Agência Estado

Crise: Mercosul continua sem presidente

Brasil, Argentina e Paraguai não querem que a Venezuela assuma o comando do bloco.


O governo venezuelano assumiu a presidência do bloco à revelia de três integrantes. Por falta de consenso, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) deve continuar acéfalo durante os próximos seis meses - o período de duração da presidência pro-tempore venezuelana, que vem sendo questionada pelo Brasil, a Argentina e o Paraguai. O Uruguai é o único dos quatro membros fundadores do bloco regional disposto a entregar o cargo rotativo (que ocupou durante um semestre, até o fim do mês passado) ao pais seguinte, obedecendo a ordem alfabética: a Venezuela. A segunda reunião em menos de uma semana, para tentar resolver a crise institucional, terminou nessa terça-feira (23) sem um acordo.
A delegação venezuelana, convidada a participar desse segundo encontro - que a exemplo do primeiro foi realizado na capital uruguaia, Montevidéu - não compareceu. Ao final, o vice-chanceler do Paraguai, Rigoberto Gauto, deu uma breve d…

Casal de vovôs ganha álbum cheio de fofura pra celebrar 63 anos de amor

Não, não conseguimos parar. Por cada casal que se separa, por cada briga que nasce, um outro amor se levanta e fala mais alto. A história de hoje é de Wanda e Joe, um casal que é mais uma prova viva de que relacionamentos longos e felizes são possíveis. Eles se casaram em 1952 e continuam apaixonados como se estivessem naquele dia, já distante, em que seus caminhos se cruzaram pela primeira vez. Para o aniversário de 63 anos de casados (sim, leu bem!), a neta Shalyn Nelson, que vive no Texas, EUA, decidiu oferecer para eles esse delicioso – e inspirador – ensaio fotográfico. As imagens fazem parte de um projeto da fotógrafa, chamado Love, The Nelsons, em que o objetivo é celebrar o amor duradouro. Vem ver:

Mural Etnias, de Kobra, entra para o Guinness como maior grafite do mundo

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Mural Etnias, de Kobra, tem a extensão de 3 mil metros quadrados e representa a união entre os povos dos cinco continentesCristina Indio do Brasil/Agência Brasil




















O mural Etnias do artista Eduardo Kobra, pintado no Boulevard Olímpico, na Orla Conde, área portuária do Rio, recebeu o certificado do Guinness World Record, o Livro dos Recordes, como o maior grafite do mundo. O trabalho, que tem a extensão de 3 mil metros quadrados representa a união entre os povos dos cinco continentes estampada em rostos dos povos Huli da Nova Guiné, Mursi da Etiópia, Kayin da Tailândia, Supi da Europa e os Tapajós das Américas, em uma ligação com os cinco arcos olímpicos. O artista disse que, antes do certificado chegar, o mural já tinha se tornado uma superação própria, por ter feito um trabalho nestas dimensões. Anteriormente, o maior era um painel de 2 mil metros que grafitou em Macaé, no norte fluminense. Kobra disse que não pintou o Etniascom a inte…

Projeto Aqui tem Sinal de Vida aproxima voluntários e comunidade na luta por melhor qualidade de vida

O Morro do Santiago faz parte da bela paisagem da cidade de Fortaleza, todavia, já foi cenário de crimes por ser considerado ponto de tráfico de entorpecentes onde atuam facções criminosas e comércio de armas. Em meio a realidade dura e contraditória, há quem queira mudar essa situação. No projeto Aqui tem Sinal de Vida, crianças e adolescentes têm acesso à leitura, oficinas de aprendizagem, equipe para orientar em relação aos cuidados com a saúde, esporte e cidadania.Foto: Divulgação / projetoA motivação para criar o projeto vem do otimismo em acreditar no potencial de cada um dos moradores A Barra do Ceará é o bairro mais antigo de Fortaleza e está localizada na região oeste do município. Nasce do encontro do rio com o mar e proporciona uma vista deslumbrante. A paisagem bela e que transmite paz vai de encontro com o índice de violência e escassez que estão submetidos os moradores do segundo bairro mais populoso da cidade. O Morro do Santiago faz parte da bela paisagem, todavia, já …

DOM HELDER MORRIA HÁ 17 ANOS

Padre Geovane Saraiva* Declarado Servo de Deus pelo Papa Francisco em 2015, Dom Helder foi chamado ao seio do Pai aos 27 de agosto de 1999, após completar noventa anos, vividos e bem vividos. Celebrava a missa lentamente, com toda a simplicidade, como se estivesse conversando com o Cristo, a Virgem, os santos. "Cada manhã, ao fim da missa, eu contemplo o mundo com a alma de um colegial em férias e tenho vontade de gritar àqueles que se esgotam na agitação da vida cotidiana: ‘Irmãos, hoje é feriado universal’". O Pe. João Carlos Ribeiro (Salesiano) assim asseverou: "Havia tanta emoção nas palavras da consagração que o vimos muitas vezes chorando, ao celebrar a Missa, e sempre repetia com toda a convicção de que o verdadeiro celebrante da Missa é Nosso Senhor Jesus Cristo".
Dom Helder foi um articulador; na melhor expressão da palavra, um conspirador, pensando no bem, com suas iniciativas compartilhadas por muita gente da Igreja, desejando fazer com que a Igreja instit…