Postagens

Mostrando postagens de Setembro 28, 2016

Exame para identificar doenças mentais pelo sangue é desenvolvido na Unicamp

Imagem
O diagnóstico, que atualmente é feito apenas com investigação médica, poderá ser descoberto devido a moléculas no soro do sangueA esquizofrenia e o transtorno bipolar poderão ser detectados no sangue, por meio de exame com equipamentos de ressonância magnética. A tecnologia usada pode reconhecer variações nas moléculas de pessoas com transtorno, se comparadas à de pacientes considerados saudáveis. Tal exame foi desenvolvido recentemente pelo Instituto de Química (IQ), da Unicamp, em Campinas (SP).  Foi analisado o soro do sangue de pessoas que possuem um dos dois transtornos e de outras que não. Atualmente, o diagnóstico dessas doenças é feito por investigação médica apenas. Em entrevista à EPTV, o psiquiatra Geraldo José Balone afirma que apesar de os tratamentos serem diferentes, os sintomas das doenças se assemelham e que isso geraria complicações na identificação. Com o exame, o risco de confusão diminuiria.  “A gente se baseia no que o paciente sente ou no que os outros percebem ne…

Youtube apresenta aplicativo que possibilita baixar vídeos para assistir offline

Imagem
A espera acabou! O Youtube apresentou , nesta terça-feira, 27, o aplicativo ‘Youtube GO’, que permite baixar vídeos em seu aparelho para assistir offline posteriormente. Em anúncio feito durante o evento de lançamento, a empresa informou que o usuário poderá fazer o download mesmo com baixo consumo do pacote de dados e ainda transferir os vídeos a amigos sem precisar de internet. A nova ferramenta ainda  possibilitará a escolha de qual resolução se deseja baixar os vídeos , que serão executados dentro do app. O tamanho do arquivo poderá ser diminuído. Por ser um país com conexões ruins, a Índia será, a priori, o único país beneficiado. “O app foi desenvolvido para ser ‘offline’ primeiro e funcione ainda que a conectividade seja baixa ou inexistente”, explicou Johan Wright, vice-presidente do Google responsável pelo YouTube. Mas calma! Ainda de acordo com a executiva, a novidade chegará a outras regiões em 2017. Não foi informado se o aplicativo será liberado tanto para Android quanto …

'A Cidade Onde Envelheço' ganha o festival de Brasília

Imagem
Cerimônia foi marcada por protestos contra o governo do presidente Michel Temer. Cena do filme A Cidade Onde Envelheço, grande vencedor do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
O longa-metragem A Cidade Onde Envelheço, de Marília Rocha, foi o grande vencedor do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ao todo, o filme recebeu quatro Troféus Candangos com os prêmios de melhor filme, direção, ator coadjuvante, para Wederson Neguinho, e melhor atriz, que foi dividido entre Elizabete Francisca e Francisca Manuel. O filme conta o drama de Teresa (Elizabete Francisca Santos), uma jovem portuguesa que decide deixar o país para morar no Brasil.

O documentário Martírio foi o ganhador do prêmio de melhor filme pelo júri popular. A animação Quando os Dias Eram Eternos venceu como melhor curta.

Assim como na solenidade de abertura do festival, a cerimônia de entrega dos prêmios foi marcada por protestos contra o governo do presidente Michel Temer. Gritos de "Fora Temer" est…

Detran-SP usa câmeras em testes para motoristas

Imagem
Exames práticos serão gravados e acompanhados por agentes. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo começou a utilizar câmeras, microfones e sensores de telemetria nas provas práticas de direção veicular para a categoria B (carros) na cidade de São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. A medida é um projeto piloto que poderá ser estendido para todo o estado.

Os equipamentos instalados nos veículos em que são realizados os exames permitem o rastreamento do percurso e o comportamento do candidato durante o teste de direção.

Se houver divergência entre a avaliação do examinador e os registros coletados pelos equipamentos, o sistema envia o resultado para ser analisado por membros de uma banca examinadora, que terá três dias para dar um veredito.

No novo sistema, candidato e examinador passam por identificação biométrica (leitura de digitais) no início e no fim do exame. Cinco câmeras registram o que acontece dentro e fora do veículo, enquanto gravadores de áudio re…

Morre ex-presidente de Israel e Nobel da Paz

Imagem
Shimon Peres morreu aos 93 anos, duas semanas após ser internado por sofrer um AVC. Peres foi um dos ganhadores do Nobel de 1994 pelos chamados Acordos de Paz de Oslo.
O ex-presidente de Israel e prêmio Nobel da Paz Shimon Peres faleceu na madrugada desta quarta-feira, aos 93 anos, notícia que provocou uma onda de homenagens em memória de um dos pais fundadores do Estado de Israel.
"Com uma profunda tristeza, hoje nos despedimos de nosso pai amado, o nono presidente de Israel, Shimon Peres", disse à prensa, entre lágrimas, seu filho Chemi, no hospital Tel Hashomer de Ramat Gran, na região de Tel Aviv.
Peres faleceu no hospital, quando dormia, às 3h00 (21h00 de Brasília, terça-feira), em razão de um acidente vascular cerebral, informou seu médico pessoal e genro, Rafi Walden.
"Ele nos deixou sem sofrer", disse à imprensa. Estava cercado por sua família.
O ex-presidente sofreu em 13 de setembro um acidente vascular cerebral (AVC) grave por hemorragia. Desde então, estava s…

Jovem cristão é preso no Paquistão por curtir post "blasfemo" no Facebook

Imagem
(ACI).- Um jovem cristão foi detido recentemente no Paquistão por “curtir” uma publicação supostamente blasfema contra o islã no Facebook. Segundo informou o jornal britânico ‘The Independent’, o agente policial Akhtar Ansari explicou que o jovem, que é menor de 18 anos, foi detido depois que a publicação “inapropriada” foi reportada por um muçulmano, que a considerou ofensiva. A publicação, segundo as autoridades, incluía uma fotografia da Caaba, na Meca, uma construção em forma de cubo, considerado o local mais sagrado para os muçulmanos. Outro policial, Shahbaz Ahmed, disse à agência AFP que o jovem foi acusado de “ferir os sentimentos religiosos dos muçulmanos e dessacralizar o lugar religioso”. Em julho de 2016, a agência vaticana Fides advertia sobre o progressivo aumento das denúncias por “blasfêmia digital” no Paquistão. As denúncias se realizam com ou sem provas, apoiadas na chamada lei de blasfêmia regida nesse país. Em declarações à Fides, o Pe. Emmanuel Parvez, da diocese…

Papa visitará áreas atingidas por terremoto na Itália

Imagem
Da Agência Ansa Papa Francisco visitará áreas atingidas por terremoto na ItáliaAgência Lusa/EPA/Giuseppe Lami/Direitos Reservados O papa Francisco confirmou hoje (28) que visitará as áreas atingidas pelo terremoto de 24 de agosto na região central da Itália, embora não tenha definido uma data. Segundo o prefeito de Ascoli Piceno, Guido Castello, o líder da Igreja Católica disse que só não fez a viagem ainda para não atrapalhar as operações de resgate. Ao lado de Aleandro Petrucci, prefeito de Arquata del Tronto, que teve um distrito devastado pelo tremor, Castello participou da audiência celebrada nesta quarta-feira pelo Papa no Vaticano, assim como cerca de mil fiéis da província de Ascoli Piceno, onde morreram 50 das 298 vítimas do terremoto. O município mais atingido pelo terremoto foi Amatrice, na província de Rieti, com 237 mortos. Passado pouco mais de um mês da tragédia, 2.109 pessoas continuam alojadas em tendas e hotéis providenciados pelo governo. Edição: Graça Adjuto

Em processo inédito, ONU escolhe próximo secretário-geral

Imagem
Mandato de Ban Ki-moon como secretário-geral da ONU vai até 31 de dezembroDa redação, com Agência Brasil Pela primeira vez na história, este ano o processo de sucessão do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) mudou, tornando-se mais transparente. No passado, a eleição para a escolha do sucessor ocorria de forma reservada. Desta vez, os candidatos foram a audiências públicas, transmitidas ao vivo pelo site das Nações Unidas. Este novo modelo, com entrevistas aos pretendentes ao cargo, visa a dar mais transparência à eleição, que definirá o sucessor do sul-coreano Ban Ki-moon. Ao longo de sete décadas, o processo de seleção foi mantido a portas fechadas, com a escolha feita pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França e China. De acordo com o Artigo 97 da Carta das Nações Unidas, “o secretário-geral deve ser nomeado pela Assembleia Geral, mediante recomendação do Conselho de Segurança”. A decisão requer pelo meno…

Acento agudo: Clube do Português ensina tudo que você precisa saber sobre acentuação

Imagem
Pedro Valadares, coordenador do Clube do Português,  reuniu todas as regras de acentuação para esclarecer as grandes dúvidas na hora de escrever.Foto: Reprodução / Internet
Uma das grandes dúvidas que muita gente tem na hora de escrever são os acentos. Por isso, neste texto, reunimos todas as regras de acentuação para acabar de vez com a confusão. Antes de tudo, porém,  um lembrete:

OXÍTONA – Sílaba tônica é a última da palavra.
ex: picolé, chulé, chaminé.
PAROXÍTONA – Sílaba tônica é a penúltima da palavra,
ex: caráter, difícil, médio.
PROPAROXÍTONA – Sílaba tônica é a antepenúltima da palavra.
ex: oxítona, médico, penúltima.

Identificar corretamente a sílaba tônica é meio caminho andado para utilizar bem os acentos.

Acento agudo
Usa-se acento agudo:
OXÍTONAS
1.    Nas oxítonas e nos monossílabos tônicos terminados em A, E e O, seguidos ou não de S. Ex: Chaminé, paletó, pés, café, cajás;
2.    Nas oxítonas terminas em vogal que venham seguidas de outra vogal com pronúncia distinta. Ex: baús, Piau…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira